65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Funções Orgânicas: análise da aprendizagem de alunos com base na abordagem CTS
Antônio Inácio Diniz Júnior - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE/UAST
João Roberto Ratis Tenório da Silva - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE/UAST
INTRODUÇÃO:
Atualmente para atender as novas exigências educacionais necessitamos compreender as significativas transformações do crescente desenvolvimento científico e tecnológico para que possamos relacionar desenvolvimento científico e tecnológico com o desenvolvimento social da humanidade.
Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS – ciência, tecnologia e sociedade – vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro com objetivo central de preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social (MORTIMER e SANTOS, 2002).
Marcondes et al. (2009) defende que abordagem CTS nas aulas de ciência possibilita romper com a imagem neutra da ciência, melhorando o nível de criticidade, permitindo maior consciência das interações entre ciência, tecnologia e sociedade contribuindo para o envolvimento mais atuante do aluno nas questões de ordem, social, políticas, econômicas, ambientais. Desta forma a Química funciona como uma ferramenta para o entendimento das situações em que o aluno está envolvido de forma que o ensino contribua na formação cidadã dos estudantes. Diante dessa discussão, esse trabalho propõe o ensino do conceito de Funções Orgânicas com base na abordagem CTS.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi analisar a aprendizagem de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Pernambuco, segundo a abordagem CTS para o conceito de Funções Orgânicas, a partir da aplicação de uma intervenção didática planejada e elaborada dentro do âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
MÉTODOS:
Desenvolvemos este trabalho numa escola da rede Estadual, na cidade de Serra Talhada sertão de Pernambuco. Os sujeitos de pesquisa foram alunos do 1º Ensino Médio. Para coleta de dados, as aulas foram registradas em vídeo e foram feitas anotação de campo. Realizamos a análise segundo o discurso e os textos escritos pelos alunos. Propusemos três categorias de análise com base na discussão teórica sobre a abordagem CTS e já validadas em outros trabalhos (DINIZ JÚNIOR; SILVA, 2012): momento em que alunos só usam os conceitos científicos; momento em que alunos associam conceitos científicos com questões sociais e/ou tecnológicas; momento em que alunos só usam questões sociais. A intervenção foi realizada em três encontros num total de seis aulas de 50 minutos: no primeiro trabalhamos com os conceitos de Funções Orgânicas; no segundo, trabalhamos com as características e definições do reaproveitamento e reciclagem do lixo, utilizando vídeos e imagens para auxiliar na execução da aula; no último encontro, discutimos acerca dos problemas sociais acarretados pela crescente produção de lixo e sobre a importância da coleta seletiva. Dessa forma, pudemos verificar se os alunos conseguiam relacionar questões científicas, sociais e tecnológicas, assim como propõe a abordagem CTS.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A seguir, apresentaremos a análise dos textos e do debate com base nas categorias propostas neste trabalho.
A. Momento em que alunos só usam os conceitos científicos.
Demonstração de conceitos, porém sem relacionar com as questões sociais ou tecnológicas. Por exemplo, um aluno disse:“... as funções orgânicas estão ligadas as substâncias do lixo, do material que é feito bolsas de plástico, garrafa PET, PVC que é o policloreto de vinil, e também nos alimentos”.
B. Momento em que alunos associam conceitos científicos com questões sociais e/ou tecnológicas.
Nessa categoria, inserimos as falas em que os alunos conseguem associar questões sociais e/ou tecnológicas. Conforme a seguinte fala:“... é muito importante usina de reciclagem, pois todo nosso lixo pode ser reaproveitado para produzir eletricidade e as cinza do lixo, pode se aproveitado para fazer tijolo”.(sic) .
C. Momento em que alunos só usam questões sociais.
Em outros momentos, os alunos enfatizaram mais as questões sociais, sem associar com o conceito científico. Segundo a fala seguinte:“...é necessário uma conscientização de todos, para podemos implantar sistema de reaproveitamento, reciclagem e coleta seletiva, se não houver um trabalho em conjunto em que todos se ajudem, não vencemos a luta contra o lixo e a poluição”.(sic)
CONCLUSÕES:
Portanto verificamos que durante a aplicação do projeto observou-se que em determinados momentos, alguns alunos exprimiam apenas o ponto de vista científico, demonstrando um entendimento do conceito, porém, sem relacionar com as questões sociais ou tecnológicas. Também se pode analisar momentos em que os determinados alunos conseguem associar questões sociais e/ou tecnológicas com o conceito de Funções Orgânicas. E em outros momentos, alguns alunos enfatizaram mais as questões sociais, sem associar com o conceito de Funções Orgânicas. Mas isso não significa que os alunos não aprenderam o conceito. Porém, pode demonstrar uma dificuldade em associar o conceito com fatores sociais e/ou tecnológicos.
Sendo assim diante dos resultados apresentados e discutidos, podemos observar que a abordagem CTS para o conceito de Funções Orgânicas pode ser uma boa ferramenta para contextualização, promovendo de forma efetiva uma relação entre o que é ensinado com fatores sociais e tecnológicos. É válido salientar a grande necessidade de uma educação cidadã da população e dos órgãos responsáveis para que haja a implantação de sistemas de reaproveitamento, reciclagem e coleta seletiva nas cidades e nas escolas.
Palavras-chave: CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE, aprendizagem, ensino de química.