65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE SE ESPERA DOS JOVENS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO EM SUAPE/PE
Joseane Fatima de Almeida - Rede Estadual de Ensino de Pernambuco
Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida - Profª Drª/Orientadora – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa teve como preocupação central conhecer a avaliação que os estudantes do 3° ano do ensino médio da educação básica acerca da educação fornecida pela rede estadual de ensino no estado de Pernambuco quanto à preparação para o mercado de trabalho, especialmente n região do Complexo Industrial de Suape em Pernambuco, Brasil. As categorias eleitas foram: educação básica versus educação profissional, competência e currículo. Os teóricos que deram aporte à pesquisa empírica: Kuenzer (2000, 2001, 2006, 2009), Frigotto (2005, 2007, 2010), Ferretti (1993, 1999, 2000, 2004), Oliveira (2001, 2003, 2005), Ramos (2005, 2007, 2010), entre outros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar a concepção dos alunos e dos gestores do estado de Pernambuco acerca da Educação Profissionalizante na formação para o ingresso e permanência no mercado de trabalho na região do Complexo Industrial de Suape em Pernambuco.
MÉTODOS:
A pesquisa contou com a participação de 130 alunos que estudavam em duas escolas do município de Ipojuca - onde se localiza o referido Complexo Industrial -, e com 07 autoridades ligadas a educação – e responsáveis pelas políticas públicas nessa região e em todo estado – em Pernambuco e nas cidades do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Foram aplicados um questionário validado aos alunos e uma entrevista semi-estruturada as autoridades (secretários de estado, gerentes regionais) em educação. Sendo analisados os dados obtidos na pesquisa nos dados quantitativos com a utilização de gráficos elaborados no sistema SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e nos dados qualitativos com a análise de discurso (AD) na linha francesa (Orlandi,1995), privilegiando os sentidos e as significações que emergem da produção discursiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da pesquisa realizada percebemos como coloca Sampaio (2010), que a escola está cada vez mais introduzindo as práticas neoliberais acarretadas pelo processo de globalização da economia, o que traz para as escolas uma nova visão economicista para suprir as necessidades do mercado e essas práticas atribuem às pessoas essa necessidade como uma atitude individual que cada um pode e deve obter para se especializar e poder concorrer às vagas oferecidas no mercado com a qualificação necessária para tal fim. Outro conceito também que emerge é o de competência para a ocupação das vagas ociosas em Suape. Para Deffune & Depresbiteris (2002) esse conceito de competência é cobrado em todo o mundo por determinados setores da sociedade (como empresários, sindicatos e educadores) no campo da educação tanto geral quanto profissional.
CONCLUSÕES:
A partir dos dados obtidos conseguimos como resultado que os alunos acreditam que a escola não os prepara adequadamente para o ingresso e permanência no mercado de trabalho, e acreditam ainda que essa constatação pode ser modificada com um investimento maior na qualidade da educação, onde esta de fato se torne prioridade em nosso estado e em nosso país. Nesse sentido, analisamos a partir das falas dos gestores entrevistados, que mesmo com todos os avanços que estão ocorrendo no Brasil, com programas e leis de incentivo a educação básica e profissional, a sociedade globalizada exige cada vez mais investimentos para a educação, e que ela deixe de ser dual e torne-se integrada e unilateral, fazendo com que os alunos consigam acreditar na educação e, a partir dela se tornem sujeitos críticos e com oportunidades de ingresso no mercado com as competências que lhe são exigidas para tal fim. Nos resultados obtidos a partir de todos os depoimentos (tanto dos alunos quanto dos gestores), concluímos ainda que, houve uma critica contundente ao ensino público descontextualizado, além do destaque dado ao novo perfil de profissional baseado nas competências e habilidades.
Palavras-chave: Educação Básica, Educação Profissional, Globalização.