65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
EXPLORANDO GEOMETRIA EM ASTRONOMIA
Jefferson Willian Tavares de Oliveira - Universidade do Estado do Amazonas
Mateus Carlos Trindade Sarmento - Universidade do Estado do Amazonas
Gisele de Souza Mota - Universidade do Estado do Amazonas
Jussara Coelho Gomes - Universidade do Estado do Amazonas
Adriana de Oliveira Machado - Universidade do Estado do Amazonas
Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki - Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Uma das dificuldades encontradas por muitos estudantes ao estudarem matemática está no aprendizado de Geometria. Na antiguidade povos distintos abriram mão de seus conhecimentos em Geometria para facilitar a identificação e localização das estrelas e suas constelações. Conhecimento este que fora utilizado para diferentes fins. Neste trabalho usaremos conceitos de Geometria aplicados à Astronomia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Levar os alunos do ensino fundamental II e ensino médio a aplicarem conceitos de geometria, e a entenderem como se deu o conceito de constelações. Comparar a aplicação da geometria à astronomia, feita pelos chineses com aquela feita pelo povo Tupi-Guarani.
MÉTODOS:
Utilizando-se de recursos computacionais, selecionou-se algumas constelações conforme a cultura chinesa e comparou-se com as constelações da cultura Tupi-Guarani. Utilizando de conceitos fundamentais de geometria os estudantes reproduziam as constelações selecionadas de ambas as culturas. A abordagem foi realizada de tal maneira que o aluno somente utilizaria conceitos já vistos no ensino fundamental e no ensino médio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Notou-se que, embora a cultura fosse diferente e épocas diferentes, as constelações chinesas e as Tupi-guarani utilizaram geometrias muito próximas. Em sua maioria, os traços são simples, e dá-se a impressão que embora o espaço seja curvilíneo, tanto chineses quanto indígenas ignoraram esse fato, e uniram dois pontos com retas. Embora esse trabalho tenha tratado de geometria e astronomia, viu-se pertinente a realização de um outro trabalho paralelo a este, o qual, deixa-se indicado aos demais professores: fazerem a abordagem histórica e leitura dos símbolos e seus significados para cada civilização.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que as constelações de duas culturas diferentes são muito próximas. O conhecimento de geometria de ambas as civilizações são aplicados à astronomia de maneira muito semelhante. A geometria plana foi escolhida e através dela pode-se ter, nos dias atuais, uma noção de como matemática e astronomia foram usados por estes povos. Todos os conceitos de geometria e astronomia são contemplados pelos PCN e PCNEM. Portanto, trata-se de uma abordagem à altura do conhecimento dos estudantes dos ensinos fundamental e médio.
Palavras-chave: ENSINO DE ASTRONOMIA, Geometria, Constelações e Mitologias.