65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
CONHECENDO O UNIVERSO
Mateus Carlos Trindade Sarmento - Universidade do Estado do Amazonas
Jussara Coelho Gomes - Universidade do Estado do Amazonas
Gisele de Souza Mota - Universidade do Estado do Amazonas
Adriana de Oliveira Machado - Universidade do Estado do Amazonas
Jefferson Willian Tavares de Oliveira - Universidade do Estado do Amazonas
Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki - Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Conforme PCNEM e DCEM uma formação completa consta com os conhecimentos básicos sobre Astronomia. Em Parintins, resolveu-se propor uma terceira alternativa: a introdução da disciplina Astronomia para Ensino Médio. Neste contexto, cabe ao professor de Astronomia ressaltar e fortalecer todos os conceitos que os estudantes estudaram nas demais disciplinas que constam na grade curricular deles. Este trabalho é fruto do trabalho desenvolvido em 2012, na Escola Estadual Brandão de Amorim. Naquela oportunidade, o desafio era inserir o conceito de Universo. A partir da interação com os estudantes, resultou a ideia de se fazer um "SuperTrunfo do Universo". Foi uma ideia ousada e inovadora para nossos estudantes. Mesmo porque, os relatos de todos os estudantes, professores de Parintins é de que o tema "A Terra e o Universo" era abordado somente usando imagens e informações contidas nos livros, quando muito imagens retiradas da internet. Ninguém havia observado o céu parintinense à luz do Telescópio. Além de inserir aula teórica, também, criou-se uma aula prática. E para fixar os conceitos abordados, nada melhor que uma recreação, um partida de "SuperTrunfo do Universo". Através deste jogo, os estudantes fixaram várias informações relevantes sobre as estrelas, constelações, planetas e luas, compararam grandezas, e tiveram noção de tamanho, distância, densidade, entre outras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo levar, de maneira didática, as informações mais relevantes do Universo para o estudante do Ensino Médio. Neste sentido, espera-se que este, após ter passado por esta experiência proposta neste artigo, seja capaz de, em relação aos astros: reconhecê-los, confrontar seus tamanhos e diferenciá-los , assim como compará-los o quão quente ou quão frio podem ser.
MÉTODOS:
Utilizou-se a seguinte metodologia: introdução teórica e aula prática - uso de telescópio; e como resultado, obteve-se a criação de cartas informativas. Detalhando a metodologia, assim tem-se: o professor fez inicialmente uma introdução teórica sobre o assunto: Universo. Na explanação, foi repassada a informação aos estudantes de que no Universo temos entre outras coisas: Estrelas, Planetas, Luas e constelações. Em seguida, o Professor na aula prática, com o uso de um telescópio Greiner 150 mm, mostrou aos estudantes alguns Planetas, Estrelas, a Lua. Para fixar ainda mais o assunto, pediu-se àqueles que criassem cartas, nas quais contivessem as seguintes informações: Distância média, Raio Equatorial, Massa, Densidade média, Gravidade na superfície, Velocidade de Escape e Temperatura na Superfície.Uma vez confeccionadas todas as cartas, pelos próprios estudantes, inicia-se o jogo "Supertrunfo do Universo". A carta que tiver o maior valor, vencerá a rodada. Vale salientar também que quanto à importância de quesitos, tem-se a seguinte hierarquia: Constelações, Estrelas, Planetas e Luas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Do ponto de vista pedagógico, a introdução do "SuperTrunfo do Universo" foi uma proposta que mexeu com os estudantes. O professor selecionou apenas quatro conceitos: Estrelas, Planetas, Constelações e Luas. Os mesmos foram convidados a pesquisarem nos livros didáticos e na internet (rede social), sobre cada um desses conceitos. Na aula prática, o estudante teve a oportunidade em desenvolver a sua habilidade experimental. E lhe fora exigido conceitos aprendidos na educação básica, tais como: noção norte-sul, leste-oeste, latitude, longitude, como usar uma bússola. Embora, sejam conceitos diferentes, uma pergunta intrigava os alunos: se o Sol é uma estrela porque ele não se parece com as estrelas que vimos, à noite, no céu? Na resposta, os estudantes descobriram que nem toda estrela é da maneira que eles viram no céu. E nem tudo que se vê no céu, parecido à uma estrela, de fato não é estrela. Esta foi a motivação para este trabalho. Já que tudo pode ser visto como se fosse em formato de uma estrela, então, porque não fazer um "SuperTrunfo de Estrelas"? Para selecionar as cartas foi levadas em consideração atividades da Olimpíada Parintinense de Astronomia e da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).Ao relacionar esses conceitos os alunos fizeram comparações e confrontamento para todas as sete informações escolhidas.
CONCLUSÕES:
Os estudantes foram habilitados a reconhecerem quatro categorias de astros: Constelações, Estrelas, Planetas, Luas. Puderam comparar tamanhos, distâncias, velocidades de escape, gravidades, temperaturas, massas e densidades. Notou-se que corpos mais densos têm gravidade maior e, por isso, velocidade de escape também é maior. De uma só vez, os estudantes guardaram as sete informações de quatro conceitos distintos. E observaram que Planetas são vistos como Estrelas, como o caso de Júpiter, mas que, na realidade, muitos fatores contribuem para esta identificação equivocada a olho-nu. Os estudantes puseram em relevância dois destes fatores: a distância Terra-Júpiter e o tamanho de Júpiter.
Palavras-chave: ENSINO DE ASTRONOMIA, SUPERTRUNFO, UNIVERSO.