65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 6. Geoquímica
GEOQUÍMICA DE ELEMENTOS TERRAS RARAS EM CARBONATITOS E ROCHAS ASSOCIADAS DA PROVÍNCIA ÍGNEA DO ALTO PARANAÍBA
Josilene Kelle Batista da Silva - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Ciências Ambientais - UFG
Tereza Cristina Junqueira Brod - Profa. Dra./ Orientadora - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - UFG
José Affonso Brod - Prof. Dr./ Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - UFG
INTRODUÇÃO:
Os carbonatitos e as rochas associadas em complexos alcalino-carbonatíticos são produto de cristalização de magmas gerados no manto. Fazem presente nesses complexos de Araxá, Tapira, Salitre e Serra Negra, em Minas Gerais, e Catalão I e II, em Goiás os elementos terras raras (ETR). Esses formam a série dos lantanídeos, que compreende os elementos químicos com número atômico de 57 a 71, que se dividem em dois grupos - grupo do Cério e grupo do Ítrio. Os ETR podem associar-se a outros elementos nas fases finais da evolução de magmas alcalinos e carbonatíticos. Este trabalho enfatiza a geoquímica dos ETR em carbonatitos e rochas associadas da Província Ígnea do Alto Paranaíba.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho está em fornecer importantes informações do ambiente geológico, além de monitorar o fracionamento de ETRL (leves) e ETRP (pesados), e o estagio de evolução.
MÉTODOS:
As etapas para a elaboração do presente trabalho envolveram uma extensa revisão bibliográfica da literatura científica a respeito de rochas alcalinas, carbonatitos e geoquímica de elementos terras raras. Ainda, um banco de dados com análises químicas de ocorrências mundiais para comparação foi preparado. Posteriormente, as amostras selecionadas para o estudo foram moídas por fragmentação mecânica com o uso de britador, e pulverizadas com cuba de porcelana e grau de ágata. Para a análise química das amostras utilizou-se os equipamentos ICP-AES para elementos maiores e ICP-MS para traços e ETR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nas províncias do Alto Paranaíba, Kola e Namíbia as rochas silicáticas associadas aos carbonatitos, passa por um episódio de variação de SiO2 com a diminuição de MgO mas é invertido a meio caminho sugerindo a ocorrência de imiscibilidade de líquidos.
A classificação química dos carbonatitos estudados corresponde ao tipo de carbonato na rocha: calciocarbonatitos (calcita), magnesiocarbonatitos (dolomita), ferrocarbonatitos (ankerita/siderita) e natrocarbonatitos (carbonatos alcalinos). Observou-se que o campo dos calciocarbonatitos avança para o interior do campo dos ferrocarbonatitos, mas este provavelmente é um efeito da acumulação de magnetita em calciocarbonatito, não se tratando, portanto, de ferrocarbonatitos verdadeiros. Os magnesiocarbonatitos evoluem progressivamente para ferrocarbonatitos. Nas três províncias do Alto Paranaíba, Kola e Namíbia os magnesiocarbonatitos apresentam um intervalo de variação mais amplo que os calciocarbonatitos, atingindo valores mais altos de terras raras e maiores graus de fracionamento entre terras raras leves e pesadas (La/Yb). Tanto os calciocarbonatitos como os magnesiocarbonatitos ricos em Ba são mais enriquecidos em terras raras e mostram maior fracionamento de ETR leves/pesados do que seus equivalentes pobres em Ba.
CONCLUSÕES:
A evolução das rochas silicáticas plutônicas no Alto Paranaíba inicia com a formação de cumulados duníticos, seguidos de bebedouritos e finalmente sienitos. O sentido da variação de SiO2 com a diminuição de MgO é invertido a meio caminho da evolução magmática, inicialmente decrescendo e subsequentemente aumentando com a diferenciação, o que sugere a participação de um episódio de imiscibilidade de líquidos silicático e carbonático.
Tanto calciocarbonatitos quanto magnesiocarbonatitos evoluem no sentido de termos ricos em bário. Estes últimos são enriquecidos também em terras raras, e apresentam padrões mais inclinados em diagramas normalizados ao condrito, indicando um grau progressivamente maior de fracionamento entre terras raras leves e pesados, com enriquecimento dos leves. Os elementos terras raras, portanto, ficam concentrados nas fases finais da evolução dos complexos carbonatíticos do Alto Paranaíba, que são os alvos preferenciais para prospecção de jazidas destes elementos na província.
Palavras-chave: Carbonatitos, Elementos Terras Raras, Alto Paranaíba.