65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: ANÁLISE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE SÃO LUÍS – MA.
Keila Raianan Santos Nunes - Depto de Biologia- IFMA
Lidiane Izaura Santos - Depto de Biologia- IFMA
Isabela Vieira dos Santos Mendonça - Profa. MsC/ Orientadora- Depto de Biologia- IFMA
INTRODUÇÃO:
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos, pelo potencial de risco que representam à saúde e ao meio ambiente. Sendo assim, os RSS é um tema de interesse mundial e tem sido tratado juntamente com os problemas relativos à saúde pública. O gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de gestão, planejado e implementado a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Todo gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, baseado nas características dos resíduos gerados e na classificação. Sendo assim, tivemos como objetivo realizar um estudo avaliativo sobre o gerenciamento dos RSS em uma Unidade de Pronto Atendimento da rede pública de saúde de São Luis (MA).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em uma Unidade de Pronto Atendimento da rede pública de saúde do município de São Luis - MA.
MÉTODOS:
Realizou-se um estudo de avaliação do gerenciamento de RSS em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Luís através de uma análise documental e da observação do manejo dos RSS. Os dados foram coletados em duas etapas, a primeira referente à análise do Plano de Gerenciamento de Resíduos da UPA e a segunda etapa correspondente à observação sistemática do manejo dos resíduos. Assim, foram utilizadas duas ferramentas avaliativas, uma ficha estruturada em 19 itens a serem observados no PGRSS da unidade e para a observação sistemática dos aspectos técnicos operacionais, um check-list estruturado em 34 questões distribuídas em sete sessões que foram preenchidos por três pesquisadores no momento da observação. Os dados foram analisados com base na existência de todos os itens de verificação constatados durante a análise documental a fim de observarmos os itens com o maior número de não-conformidade. Foi feita ainda, uma análise descritiva das informações identificadas com o preenchimento do check-list durante a observação sistemática na UPA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos dezenove itens a serem observados no PGRSS, este continha de forma completa apenas um, referente o dados do estabelecimento. Apresentou parcialmente, seis itens que dizem respeito à caracterização, segregação, tipos de acondicionamento, coleta e transporte externo, tratamento e disposição final. As informações sobre o manejo em cada uma dessas etapas não foram discriminadas de forma detalhada como preconizam as resoluções. No PGRSS, não constavam um total de doze itens, que vão desde a caracterização dos aspectos ambientais até a presença de indicadores de execução e avaliação. Ao avaliar-se o manejo dos resíduos, as etapas de transporte e armazenamento interno revelaram maior vulnerabilidade no gerenciamento dos resíduos, pois apresentaram maior número de itens em não conformidade com as resoluções vigentes, tais como, a ausência de uma sala para armazenamento temporário e a ausência de carros para o transporte dos resíduos. As etapas de segregação, acondicionamento e armazenamento externo dos resíduos apresentaram maior número de itens em conformidade com as resoluções, embora tenha sido identificado o acondicionamento incorreto dos resíduos químicos e a ausência de um espaço de armazenamento externo específico para este tipo de resíduo. Pôde-se constatar que os funcionários da unidade usam equipamento de proteção individual adequados para o manejo dos resíduos, tais como, luvas, botas e máscaras.
CONCLUSÕES:
Considerando que o PGRSS da unidade apresentou maior parte dos itens indispensáveis incompletos ou ausentes, é imperativo que este seja reestruturado à fim de: atender às normas vigentes, garantir o gerenciamento correto de todos os tipos de resíduos gerados e garantir a segurança de todos os trabalhadores que lidam direta ou indiretamente com esses resíduos. Foi constatada uma problemática na estrutura da UPA pesquisada, que não apresenta espaços e materiais indispensáveis como o expurgo e os carros de coleta, o que compromete de forma decisiva o gerenciamento dos resíduos da unidade. Foi possível notar a não correlação entre o manejo realizado na unidade e o PGRSS da mesma, uma vez que o este último não dispõe sobre grande parte das rotinas de manejo dos resíduos que são realizadas na unidade. Isto demonstra que o PGRSS não foi elaborado para ser implementado, mas somente para atender a uma exigência legal. Diante do exposto, é imperativa a necessidade de reestruturação e implementação efetiva do PGRSS, além da adoção de medidas corretivas estruturais para melhorar o gerenciamento dos resíduos da Unidade.
Palavras-chave: Resíduo de Serviço de Saúde, Gerenciamento, Meio Ambiente.