65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
TRATAMENTO DE ÁGUA ATRAVÉS DA RADIAÇÃO SOLAR EM COMUNIDADES RURAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CURIMATAÚ
Túlio Raunyr Cândido Felipe - Depto.de Engenharia Civil – UEPB
José Valter Alves - Depto.de Engenharia Civil – UEPB
Advanaldo de Souza Soares - Depto.de Engenharia Civil – UEPB
Valdemar Guedes dos Santos Junior - Depto.de Engenharia Civil – UEPB
Kaliandra Gomes Andrade - Depto.de Geografia - UEPB
Laércio Leal dos Santos - Prof. Dr/Orientador – Departamento de Engenharia Civil - UEPB
INTRODUÇÃO:
A água proveniente de poços artesianos, geralmente, não recebe tratamento para desinfecção, expondo usuários aos riscos de saúde. Como forma de garantir água e sustentabilidade, muitos poços são construídos próximos de fossas sépticas, onde pode haver o contato da matéria orgânica com o lençol freático devido a infiltração, ocasionando a contaminação. O consumo dessa água pode causar várias doenças, como a cólera e a diarreia.
Fez-se necessário buscar um sistema de tratamento de água alternativo que atende as necessidades e reduz os custos de implantação e operação, oferecendo condições de saneamento satisfatórias.
O desenvolvimento de técnicas alternativas de desinfecção de água para consumo humano revela-se bastante recente, destacando-se a técnica de desinfecção por intermédio da radiação solar SODIS(Solar Walter Disinfection), uma vez que se vale de um recurso universalmente disponível e gratuito, a luz solar.
A Desinfecção Solar da Água (SODIS), faz uso de dois elementos da radiação: a radiação UVA, responsável pela modificação do DNA dos microrganismos e a radiação infravermelha que proporciona a elevação da temperatura da água, considerando-se que os microrganismos são sensíveis ao aquecimento (BERTHOLINI; BELLO, 2011).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliação da eficiência na aplicação da radiação solar sobre a água de um poço artesiano através de um sistema produzido no próprio campus para verificação da qualidade dessa água utilizada para consumo humano, baseando-se em análises físico-química e microbiológica (bacteriológico) do líquido precioso proveniente desse poço.
MÉTODOS:
A metodologia adotada consiste na exposição da água utilizando uma mangueira cristalina sobre uma placa de ZINCO à radiação solar de 4 à 6 horas por dia.
O sistema de fácil montagem consiste, em primeiro lugar, definir o tamanho da placa de zinco a utilizar. Adotam-se as medidas levando em consideração tanto o tamanho da placa como o diâmetro e o comprimento do conduto, os quais determinam o volume de água tratada no período de exposição.
A mangueira é instalada com presilhas inicialmente numa das extremidades da placa com a colocação da mesma na horizontal ou vertical em formato de “zigue-zague”, ou seja, a água a ser tratada é advinda de um reservatório através de uma torneira preenchendo todo o conduto, onde na outra extremidade é colocada outra torneira, a qual servirá para dá passagem ao líquido já tratado.
Após a montagem, instala-se o sistema em locais de maior aproveitamento de incidência solar colocando o recipiente com a água não tratada em nível elevado ao da placa, de maneira que o liquido possa fluir por gravidade passando pelo conduto até chegar a outra extremidade.
Observa-se o intervalo de tempo que apresenta uma maior incidência solar.
São feitas análises anteriormente citadas de duas amostras de água, in natura e depois da exposição, para uma comparação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para validar a importância da proposta, as águas coletadas foram analisadas dentro dos parâmetros físico-químicos e microbiológico. Dentre os parâmetros físico-químico, o pH inicial foi aferido em 5,12 e após o processo 5,24. O cloreto inicial era de 102,84 mg/L depois foi para 80,15 mg/L. Os sólidos dissolvidos totais e a dureza tiveram seus valores iniciais aferidos, respectivamente, em 190,50 e 63,0. Após a exposição, os valores obtidos, respectivamente, foram 41,56 e 210,50. Já o aspecto, a amostra inicial apresentou-se turva com sólidos, enquanto após a exposição, tornou-se límpida. Os resultados da análise estão dentro dos parâmetros exigidos pela portaria 2914/2011. Com relação à análise bacteriológica, a eficiência de inativação de coliformes totais atingiu a média de 81% com tempo de exposição de 4 horas. Tal intervalo de exposição, teve uma temperatura média de 29,4 graus celsius e radiação solar média de 366,7 Watt por metro quadrado.
A partir da comparação do valor de pH aliado a análise microbiológica da amostra in natura e a amostra após 4 horas no sistema mencionado conclui-se que existe um forte indicativo da viabilidade da proposta para tratar água de forma segura e com baixo custo beneficiando todos os usuários da região do Curimataú Oriental da Paraíba.
CONCLUSÕES:
Através desse sistema inovador, é possível verificar a eficiência da radiação solar na eliminação ou minimização dos poluentes físico-químicos e bacteriológicos presentes na água de poços artesianos. Os resultados das análises realizadas se mostraram satisfatórios e próximos dos dados presentes na literatura. Como exemplo, através da análise bacteriológica, a eficiência obtida pelo sistema foi de 81% contra 98% apresentado na literatura, o que mostra uma pequena diferença e a eficácia do sistema, uma vez que, no dia do experimento, o mesmo amanheceu nublado e durante todo o dia houve oscilações entre a presença de raios solares e nuvens, como pôde-se observar através de dados de uma estação meteorológica.
O estudo traz planos de amostragem em consonância com a Resolução 2.914/2011 realizados de forma minuciosa e análises específicas e apuradas da eficácia do sistema.
Dos dados obtidos, faz-se necessário estimular o uso desse equipamento nas pequenas comunidades rurais que se abastecem através de águas sem nenhum tratamento prévio.
Dessa forma, essa tecnologia de baixo custo pode ser ampliada para as demais comunidades rurais, tratando a água das cisternas, poços, pequenos barreiros, etc, garantindo a sustentabilidade e desenvolvimento, saneamento e saúde para diversas famílias.
Palavras-chave: Poços, Análises, Exposição.