65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
PUZZLE ASTRONÔMICO
Jussara Coelho Gomes - Universidade do Estado do Amazonas
Gisele de Souza Mota - Universidade do Estado do Amazonas
Mateus Carlos Trindade Sarmento - Universidade do Estado do Amazonas
Adriana de Oliveira Machado - Universidade do Estado do Amazonas
Jefferson Willian Tavares de Oliveira - Universidade do Estado do Amazonas
Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki - Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
É sabido que atividade lúdicas são muito bem recebidas por crianças e adolescentes. Há anos, o mercado de brinquedos vem lançando jogos e mais jogos. E mesmo que a nova geração esteja mais intima dos recursos de informática, nota-se que, os brinquedos tradicionais nunca caem no esquecimento. Pelo contrário, o Puzzle é um bom exemplo. Tanto jovens, quanto adultos se sentem atraídos por esse jogo em particular. Pois ele desafia e exige de cada competidor o desenvolvimento de sua habilidades cognitivas. Essa foi a motivação para levar os estudantes a aprenderem, discutirem e divertirem com Astronomia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Levar os alunos do ensino fundamental II e ensino médio a aprenderem, discutirem e debaterem sobre tópicos de Astronomia. Aplicarem noções de latitude e longitude.
MÉTODOS:
Escolheu-se os seguintes tópicos: Sistema Solar Copernicano, Sistema Solar Ptolomênico, Cruzeiro do Sul, Órion. Ou seja, este trabalho abordou o Sistema Solar em duas versões, a de Copérnico e a de Ptolomeu. Ao montar o Puzzle sobre cada uma dessas teorias, o estudante irá notar e fixar as propostas individuais das mesmas. Perceberá também, a disposição dos Planetas e terá noção de trajetória. Ao montar o Cruzeiro do Sul, o estudante será convidado a vislumbrar a constelação que o guia no hemisfério Sul. E Órion convida-o a perceber alguns detalhes da constelação do caçador, onde pode-se encontrar estrelas como Betelgeuse e Bellatrix, além das "três Marias". Os estudantes usarão materiais disponíveis em qualquer papelaria e montarão a gravura que será recortada na forma de Puzzle.Os estudantes foram divididos em grupos e a missão era completar o Puzzle primeiro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O grupo de estudantes recebeu com satisfação o desafio do Puzzle. Os grupos tiveram que correr atrás dos conhecimentos, pesquisaram e estudaram cada peça em separado, para conseguirem montar o Puzzle. Após concluir sua missão, coube ao grupo fazer uma exposição oral para os demais colegas dos detalhes que se fazia notar no Puzzle diante eles. O detalhe é que muitos estudantes acharam o Sistema Solar de Ptolomeu mais lógico do que o Copérnico. Devido ao movimento que os demais astros fazem em relação a um observador na Terra. Ou seja, a impressão que se dá é que tudo gira em torno de nós. O Puzzle do Cruzeiro do Sul fez com que os estudantes não cometessem o engano em confundir a constelação do Cruzeiro do Sul com a "falsa cruz" que fica próxima ao Cruzeiro do Sul e se localiza nas constelações Quilha e Vela. O Puzzle permitiu aos estudantes trabalharem a noção de latitude e longitude, em analogia com o que eles fariam se estivessem a lidar com um globo terrestre, na sala de aula.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que, ao montar o Puzzle do Sistema Solar de Ptolomeu primeiro e depois o Puzzle do Sistema Solar de Copérnico, a compreensão dos estudantes é melhor. As diferenças entre as duas propostas ficaram mais claras para os estudantes após a montagem do Puzzle. O Puzzle do Cruzeiro do Sul ajudou os alunos a encontrarem rapidamente a constelação Cruzeiro do Sul e através dela se situar encontrando o sul, o norte, o leste e o oeste. O Puzzle de da constelação de Órion facilitou a localização da mesma pelos estudantes. Os quais identificaram com maior facilidade Betelgeuse e as "três Marias". Em suma, a montagem do Puzzle Astronômico fez com que os alunos trabalhassem de forma indireta carta celeste. Assim, imagina-se uma escola que não tenha recurso computacional e que não os alunos não tenham livros didáticos, e que nas bibliotecas da cidade, também não tenha recurso algum. Pois bem, Parintins é assim. A proposta deste trabalho foi apresentar para os estudantes um pedaço específico da carta celeste, trabalhando duas constelações de fundamental importância para nós, do hemisfério Sul. E ao mesmo tempo, enfatizar de maneira lúdica as duas maneiras de se ver o Sistema Solar, contextualizando ambas as propostas. Os alunos reagiram positivamente à proposta e os frutos foram gratificantes. Notou-se que foi possível realizar aprendizagem-ensino de Astronomia fora do formato convencional, no qual usava-se a lousa e livro didático.
Palavras-chave: ENSINO DE ASTRONOMIA, PUZZLE, CONSTELAÇÕES E SISTEMA SOLAR.