65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
CAÇA-PALAVRAS DAS CONSTELAÇÕES E DO SISTEMA SOLAR
Gisele de Souza Mota - Universidade do Estado do Amazonas
Jussara Coelho Gomes - Universidade do Estado do Amazonas
Mateus Carlos Trindade Sarmento - Universidade do Estado do Amazonas
Adriana de Oliveira Machado - Universidade do Estado do Amazonas
Jefferson Willian Tavares de Oliveira - Universidade do Estado do Amazonas
Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki - Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
O reconhecimento das constelações é de fundamental importância para nós. Mesmo nos dias atuais, nos quais temos GPS, e outros mecanismos de localização, nada dispensa a tradicional maneira de se localizar no espaço. Principalmente, em regiões nas quais o sinal de internet é deficiente e nem sempre GPS funciona. Parintins é assim. Uma bela cidade no interior do Amazonas. Uma ilha na verdade. Os recursos são poucos, a necessidade em saber se orientar é grande. Neste trabalho, é apresentada uma proposta para incentivar o estudo e conhecimento das principais constelações para os fins que interessam ao povo parintinense. A questão não é trivial, ou seja, não é somente saber para onde se encontra a direção norte-sul, pois, para isso, usa-se na ilha ou a bússola ou a constelação do Cruzeiro do Sul. Principalmente pelos navegantes, haja vista que se trata de uma ilha. Mas, além de cuidar de assuntos de navegação, outro fator importante para os parintinenses é o plantio. O conhecimento das estações do ano é imprescindível. Este trabalho irá se ater ao último tópico. Outro foco deste trabalho é o reconhecimento do estudante dos astros: Sol e Lua, e dos planetas do Sistema Solar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Reconhecer as "constelações zodiacais", ou seja, quais são as doze constelações que o Sol percorre durante o ano. Outro ponto que será trabalhado é a identificação dos Astros (Sol e Lua) e dos nomes dos demais planetas. Para isso, os estudantes irão construir um "Caça-Palavras das Constelações e do Sistema Solar". Observar a trajetória solar.
MÉTODOS:
Com o nome das doze constelações: Carneiro, Touro, Gêmeos, Caranguejo,Leão, Virgem, Escorpião, Sagitário,Balança, Áries, Aquário, Peixes, dos astros Sol e Lua e dos demais planetas: Mercúrio, Marte, Terra, Vênus, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano. Os estudantes contam quantas palavras há ao todo. Faz-se os cálculos de quantos quadradinhos serão necessários para montar o "Caça-Palavras das Constelações e do Sistema Solar". Utilizando-se de materiais de fácil aquisição, monta-se as peças. Vence aquele que montar o maior número de palavras no Tabuleiro. As constelações foram trabalhadas com os estudantes, através de observações pelo telescópio Greiner 150mm. E também, utilizando-se o programa "Stellarium".
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os estudantes foram estimulados a utilizarem todo conhecimento de matemática e língua portuguesa deles.
A interação entre eles foi mais constante, juntos eles procuraram vencer os desafios e propuseram algumas ideias. Por exemplo, a primeira dúvida era: fazer o "Caça-Palavras das Constelações e do Sistema Solar" considerando a escrita de alguns nomes, principalmente, as constelações em grego, em latim ou em português? Outra dúvida: o que era "eclíptica"? Foi exigido, também, noções de Astronomia. Os estudantes, após pesquisarem e interagirem com os professores de História, Geografia, Física, Ciências, e Astronomia, puderam associar as estações do ano à passagem do Sol por algumas constelações. Ao dialogarem com seus pais, os estudantes entenderam o motivo pelo qual seus pais sabem a época do plantio, da estiagem, da cheia, entre outros conceitos. As aulas de Astronomia,transpassaram barreiras e filhos e pais compartilhavam experiências sobre os temas abordados em sala. Muitos estudantes ficaram surpresos em descobrirem que o Sol se movimenta.
CONCLUSÕES:
Os estudantes reconheceram as constelações zodiacais, ou seja, as constelações percorridas pelo Sol durante o seu trajeto na Eclíptica. Estudaram trajetória solar. Reconheceram os nomes dos Planetas e astros do Sistema Solar. Através do "Caça-Palavras das Constelações e do Sistema Solar", desenvolveram a habilidade em se criar e formar palavras. Aumentaram o vocabulário deles. Absorveram os nomes, às vezes complexos utilizados na Astronomia, com muita naturalidade. Aprenderam a identificar as estações do ano conforme as constelações zodiacais.
Palavras-chave: ENSINO DE ASTRONOMIA, Caça-Palavras, Constelações e estações do ano.