65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CONCENTRAÇÕES DE CARBOIDRATOS SOLÚVEIS TOTAIS E AMIDO EM RAÍZES DE PLANTAS JOVENS DE ACAPÚ Vouacapoua americana Aubl submetidas ao alagamento
Diocléa Almeida Seabra Silva - Estudante do Curso de Doutorado em Ciências Agrárias- UFRA
Joze Melisa Nunes de Freitas - Estudante do Curso de Doutorado em Ciências Agrárias- UFRA
Ana Dulce Botelho Baia - Estudante de mestrado em Produção Vegetal - UNESP
Ediane Conceição Alves - Estudante de mestrado em Produção Vegetal - UNESP
Cãndido Ferreira de Oliveira Neto - Prof. Dr./ Co-orientador - Campus Capitão Poço - UFRA
Roberto Cezar Lobo da Costa - Prof. Dr./ Orientador - Instituto de Ciências Agrárias- UFRA
INTRODUÇÃO:
A Vouacapoua americana Aubl (acapú) é uma espécie arbórea nativa da Amazônia, possui cerca de 15 a 30 metros de altura e uma copa arredondada. Suas folhas são compostas imparipinadas, com pecíolos estriados, folíolos opostos, peciolados, glabros na face superior e esparsamente pubescentes na inferior, de 12 a 15 cm de comprimento. A madeira do acapu é considerada de lei, e tem grande importância no mercado interno e externo. O alagamento do solo afeta a sobrevivência, o crescimento e o metabolismo das plantas, pois diminui a disponibilidade de oxigênio para elas. A quantidade de amido diminui bastante nos primeiros dias de inundação, aumentando os teores de glicose e frutose. As reservas de amido nas raízes são consideradas de fácil mobilização durante a inundação do solo e podem rapidamente prover açúcares para o metabolismo anaeróbico. A relevância desta pesquisa consiste na melhoria das condições de plantio das mudas para áreas de reflorestamento, através do conhecimento da sua bioquímica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi determinar as concentrações de carboidratos solúveis totais e amido em raízes de plantas jovens de acapú submetidas alagamento.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de novembro/2011 a julho/2012. Durante o período do experimento todas as plantas foram irrigadas diariamente, foi feito também, o controle de plantas daninhas pela capina manual e o controle de pragas e doenças. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em fatorial do tipo dois por quatro (duas condições hídricas: controle e alagamento e três tempos de avaliação), com cinco repetições, totalizando 30 unidades experimentais. Os tempos de avaliação foram a cada 10 dias, sendo tempo 1 (T1- zero dias de alagamento), tempo 2 (T2- 10 dias de alagamento) e tempo 3 (T3- 20 dias de alagamento). Foi aplicada a análise de variância nos resultados e quando ocorreu diferença significativa, às médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Os desvios-padrões foram calculados para cada tratamento, sendo as análises estatísticas obtidas através do programa Assistat 7.6. Para a determinação da concentração de carboidratos solúveis totais e amido nas raízes foi utilizado o método descrito por Dubois et al., (1956).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os carboidratos solúveis totais tiveram um aumento significativo nas plantas alagadas em comparação às plantas controle, não apresentaram diferenças significativas entre os tempos de alagamento, o maior valor foi de 1,91 mmol g-1 MS no tratamento com 20 dias de alagamento, já a média dos controles foi de 0,93 mmol g-1 MS. Durante o alagamento pode ocorrer uma maior disponibilidade de substrato respiratório, como a glicose, que pode ser determinante na sobrevivência dos tecidos das raízes em ambientes anóxicos. A concentração de amido nas raízes das plantas no alagamento obteve uma redução significativa em relação às plantas controle, não diferindo estatisticamente entre os tempos de alagamento, apresentando o menor valor com 20 dias, 0,08 mmol de GLU g de resíduo, sendo a média dos controles de 0,132 mmol de GLU g de resíduo. Plantas sob alagamento ocorre uma diminuição da fotossíntese provocada pelo fechamento dos estômatos, esse processo promove diminuição na concentração de amido que é o principal composto sintetizado pelas plantas na fotossíntese. Em algumas plantas e tecidos, a indução de amilases por baixa concentração de O2 devido ao alagamento promove a conversão de amido à glicose, diminuindo a concentração de amido.
CONCLUSÕES:
O estresse provocado pelo alagamento na planta induziu um aumento na concentração de carboidratos solúveis totais e uma diminuição na concentração de amido nas raízes de plantas jovens de acapu. O tempo de 10 dias de alagamento foi suficiente para alterar o metabolismo da planta.
Palavras-chave: Inundação do solo, Mudas, Açúcares solúveis totais.