65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ANÁLISE DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL ZACARIAS DE GÓIS - LICEU PIAUIENSE E DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI.
LEIDE DAIANE ALVES DA SILVA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUI
ALANE SOUSA DE SÁ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUI
ÍCARO FILLIPE DE ARAUJO CASTRO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUI
SANDRIELE COSTA SALES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUI
INTRODUÇÃO:
A adolescência é um período de várias mudanças que acontecem entre os 10 e 20 anos de idade, cheio de transformações físicas aceleradas e características da puberdade, diferentes do crescimento e desenvolvimento que ocorrem em ritmo constante na infância. Essas alterações são influenciadas por fatores hereditários, ambientais, nutricionais e psicológicos ( POST & KEMPER, 1993).
Os jovens atualmente levam uma vida sedentária devido à falta de exercícios físicos, pois preferem atividades como assistir TV, e acessar as redes sociais, pois não exigem esforços físicos Evidências mostram uma clara preferência pelo esporte entre os meninos, especialmente o futebol e, entre as meninas, atividades como a caminhada e a dança são muito freqüentes (DA SILVA & MALINA, 2000). Além disso, estudos relatam importantes modificações nas preferências de atividades físicas na população jovem, com importante constatação no aumento pela procura por atividades ginásticas como a musculação, a caminhada e as aulas de ginástica (PEREIRA, 1998).
A escolha do tema está voltada ao contexto escolar de muitos jovens que não possuem uma preocupação com a saúde do corpo, ingerem bebidas alcoólicas ou refrigerantes, não praticam nenhuma atividade física, prejudicando sua saúde e seu bem estar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo principal conhecer como o jovem teresinense se encontra em relação à prática de atividades físicas, em seu cotidiano escolar, jovens estes que se encontram matriculados no Nível Médio de dois colégios tradicionais de Teresina: Liceu Piauiense e Instituto Federal do Piauí, em Teresina.
MÉTODOS:
Este trabalho buscou fazer descrições qualitativas do seu objeto de estudo, visto que não se preocupa com o que é certo ou errado e tem como preocupação primeira a compreensão da lógica que permeia a prática que se dá na realidade (MINAYO 1999). Foram realizadas vinte entrevistas, (Dez com alunos do Liceu e dez com alunos do Instituto Federal do Piauí) os quais foram escolhidos aleatoriamente. Para a realização da coleta de dados foi utilizado um questionário com questões relacionadas à identificação do indivíduo, este foi dividido em perguntas: relacionando questões objetivas e subjetivas, as quais buscam avaliar o grau de atividades físicas dos alunos e o conhecimento destes sobre a importância da mesma em suas vidas, quais benefícios sua prática traz a sua vida e quais os malefícios que a sua ausência traz ao corpo e a saúde. Depois de aplicados os questionários, os resultados obtidos foram avaliados utilizando-se o programa Microsoft Office Excel e escritos em textos dissertativos, a fim de facilitar o entendimento do leitor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Metade dos alunos do IFPI responderam que cuidam do corpo, e metade que não, os que responderam sim relataram que os cuidados que tem com o corpo são: a prática de esportes (40%), boa alimentação (40%), 10 % higiene pessoal, e 10% não responderam. Os alunos do Liceu Piauiense 40% respondeu que cuidam de seu corpo, praticando esportes (50%), boa alimentação (30%), e os outros 30% responderam nenhum. Ao serem questionados sobre o que é atividade física os alunos do IFPI, 50% disseram que é prática de exercícios, 20% ajuda a manter a saúde do corpo, 20% não sabem e 10% considera um passatempo, e 100% concordam que a atividade física é necessária para a saúde. 50% dos alunos do Liceu disseram que praticam atividades físicas e/ou esportes. Ao serem questionados sobre o que é atividade física os alunos do IFPI, 40% disseram que é a prática de exercícios, 10% que ajuda a manter a saúde do corpo, 10% não sabem e 10% disseram que é caminhada, 20% movimentar os músculos e 10% cuidar do corpo. Dos entrevistados do Liceu 70% concordam que a atividade física é necessária para a saúde e 30% concorda em parte. 60% dos alunos disseram que praticam alguma atividade física e/ou esportes. Os resultados obtidos encontram-se de acordo com a literatura: Da Silva e Malina (2000); Pereira (1998).
CONCLUSÕES:
Este artigo procurou avaliar os níveis de prática de atividade física habitual dos alunos da escola Liceu Piauiense e do IFPI do município de Teresina, Piauí. Mediante resultados encontrados, pode-se concluir que boa parte dos alunos não está preocupada com seu corpo e nem com sua saúde, visto que não se alimentam de forma adequada e nem gostam de praticar exercícios físicos regularmente.
Mesmo que a maioria dos alunos entrevistados conhecem a importância de uma boa alimentação e de atividades físicas regulares. Mostram-se também conhecedores dos males causados pela ausência das mesmas e ainda assim não cultivam práticas saudáveis com seu próprio corpo. Colocando como “desculpa” para a falta de cuidado com o corpo, a falta de tempo, atribulada por passar o dia na escola, a noite ter os deveres de casa para fazer, alguns confessam até que a preguiça não os deixam praticar atividades físicas regulares, sendo que os que se dizem preocupados com a saúde, tiram um ou três dias na semana para praticar algum esporte.
Embora possam apresentar limitações por tratar-se de uma pequena amostragem escolar, evidências acumuladas mediante desenvolvimento do presente estudo sugerem que os adolescentes não estão sendo estimulados de maneira adequada quanto à prática de atividade física.
Palavras-chave: ATIVIDADE FISICA, SAÚDE, ADOLESCÊNCIA.