65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
LIVROS DIGITAIS: APRESENTANDO A CIDADE COM UM NOVO OLHAR
Regina Maria Vieira dos Santos - Profa. Especialista em Geografia - EEEPPMS
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista que a escola é um ambiente de aprendizagem e troca de experiências, faz-se necessário que não somente seja trabalhada a teoria de determinados assuntos de forma distante do aluno, mas que sejam abordados fazendo uma relação com a realidade do aluno. Mas como fazer essa relação, se muitas vezes o próprio aluno não tem o devido conhecimento de sua própria realidade? Como tornar esses assuntos atrativos aos jovens se eles não se vêem como agentes modeladores do espaço onde estão inseridos? São vários os questionamentos acerca do ensino, especialmente da ciência geográfica, já que ela estuda a relação do homem com o seu meio. Cabe então ao professor na sua prática educativa buscar resolver essas questões, diversificando as estratégias de ensino e aprendizagem, utilizando-se dos vários recursos das tecnologias da informação e comunicação (TIC´s). A EEEP Professor Moreira de Sousa em Juazeiro do Norte/CE serve como exemplo de um projeto com essas tecnologias, sendo solicitado aos alunos das turmas do 3º ano a produção de um livro digital com fotografias e legendas, com o tema: “Juazeiro como te vejo”, através do qual apresentam de forma criativa os vários aspectos da cidade, sendo assim uma forma do aluno perceber os elementos naturais e humanos que compõem o município.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse projeto objetiva estimular a busca do conhecimento e a valorização do município, colocando em prática os conhecimentos teóricos, oportunizando a aproximação dos alunos com a realidade local, estimulando a socialização de conhecimentos e experiências, através da construção de um livro digital de fotografias do município de Juazeiro do Norte/CE.
MÉTODOS:
O livro digital: “Juazeiro como te vejo” foi um concurso realizado com as turmas de 3º ano dos cursos de Comércio, Segurança do Trabalho, Informática e Hospedagem da EEEP Professor Moreira de Sousa. Cada turma produziu um livro digital com fotografias e textos próprios representando a cidade, baseando-se em quatro temas chave: aspecto físico, população, atividades econômicas e serviços, assuntos já vistos em sala de aula ao longo dos três anos de curso. Esse trabalho foi realizado em quatro etapas, a primeira sendo as discussões em sala sobre o que deveria ser apresentado no livro sendo realizado o sorteio dos temas a ser fotografado por cada aluno. A segunda etapa foi o conhecimento da área e os registros fotográficos; a terceira etapa foi a produção do livro digital no formato pelo qual a turma optou (Powerpoint, PDF, Word, etc.) e a quarta e última etapa consistia na divulgação do resultado final do concurso livro digital, sendo divulgado no blog da escola e tendo a impressão do livro vencedor para acervo da biblioteca.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os livros digitais produzidos na disciplina de geografia resultaram no conhecimento e na valorização do município de Juazeiro do Norte/CE pelos alunos diretamente envolvidos no projeto. Os mesmos tiveram a oportunidade de ver a cidade com um novo olhar, mostrando os seus pontos positivos e negativos, percebendo elementos antes não vistos, como a falta de arquitetura antiga, as várias instituições de ensino superior privado, o sistema de saúde precário, a`presença crescente de imigrantes, meios de transportes atendendo a população local e da região Nordeste, já que tem um aeroporto regional, uma rodoviária com ônibus diários para várias partes do Brasil, uma linha de metrô e dois terminais de ônibus que conectam o interior com a cidade e as cidades vizinhas, a presença dos meios de comunicação como jornais, emissoras de televisão e rádio, paisagens naturais que se modificam ao longo do ano devido à chuva, entre outros elementos percebidos. O concurso do livro digital de fotografias foi um instrumento que levou os alunos a fazer questionamentos sobre as realidades apresentadas, percebendo que elas estão em constante transformação de acordo com as necessidades dos atores sociais que compõem o município.
CONCLUSÕES:
Tendo a escola como ambiente de aprendizagem e troca de experiências, faz-se necessário que o professor inove nas metodologias de ensino, tornando os conceitos geográficos mais atrativos e de fácil compreensão, lançando assim novas propostas de trabalhos que ajudam o aluno a se envolver, passando a ser sujeito crítico e participativo na produção do conhecimento. Para que a aprendizagem se realize POZO (2002) nos coloca que “Não só muda o que se aprende, como também a forma como se aprende. A aprendizagem também precisa evoluir”. Nesse contexto, a produção do livro digital do concurso: “Juazeiro como te vejo” realizado pela Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa, pode se constituir como uma forma de evolução do ensino-aprendizagem. Ao se utilizar das novas tecnologias da informação e comunicação – TIC´s sob a orientação do professor, o aluno passa a ser autor do seu próprio conhecimento, diminuindo assim a distância entre os conteúdos trabalhados em sala e a realidade vivenciada, produzindo conhecimento sobre a cidade que sofre mudanças lentas e rápidas para atender as necessidades das pessoas que nela trabalham, moram e visitam.
Palavras-chave: Produção do conhecimento, Novas tecnologias, Aprendizagem.