65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
UM ESTUDO DA URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE SOBRAL-CE
Murilo da Costa Macedo - Acadêmico do curso de geografia - UVA
Virginia Célia Cavalcante de Holanda - Prof. Dra. do curso de geografia – UVA
INTRODUÇÃO:
Os estudos de Geografia Urbana que buscam contemplar os estudos das cidades médias no Brasil intensificaram-se em anos recentes e buscam dar conta das novas dinâmicas urbanas dessas cidades, além de entender a lógica de acumulação capitalista e de seus reflexos na produção dessas médias cidades. As alterações no quadro do urbano nas cidades médias e suas novas conexões geográficas são consideradas potencialidades para maior equilíbrio territorial urbano e por se constituírem em “espaços ideais” para a implantação de investimentos no campo das atividades econômicas. Nesse contexto a cidade de Sobral/CE está passando por um intenso processo de urbanização principalmente a partir da década de 1990, derivada de ações politicas locais, novos investimentos industriais movidos pela reestruturação produtiva, emergência de modernização das atividades de comercio e de serviços já existentes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a urbanização da cidade média de Sobral, compreendendo como e em que medida as ações politica e econômicas contribuem para as novas configurações territoriais.
MÉTODOS:
Esta pesquisa quanti-qualitativa foi realizada no período de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013, na cidade de Sobral/CE. A princípio historiamos as mudanças socioespaciais mais significativas da Cidade desde sua formação inicial como vila ainda no século XIX, com base na bibliografia existente. A base histórica visava compreender o processo evolutivo de constituição da cidade de Sobral no contexto do sistema de cidades cearenses. Sendo elaborada a coleta sistemática de dados secundários como de população residente na cidade, taxa geométrica de crescimento, taxa de urbanização; Produto Interno Bruto-PIB; o número de estabelecimentos indústrias e comerciais tendo como principais fontes o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Instituto de Pesquisa e Estatística Econômica do Ceará - IPECE e Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS. Após a coleta de dados ocorreu à seleção e organização dos mesmos, sendo efetuada uma avaliação critica, para efetivar a analise e interpretação das informações obtidas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sobral vem apresentando uma alta taxa de urbanização. Após a chegada de indústrias de grande porte no inicio da década de 1990, como a indústria de calçados Grendene, originaria do estado Rio Grande do Sul, houve um desenvolvimento crescente da cidade e de sua influência sobre as cidades circo-vizinhas. De acordo com o censo demográfico de 2010 realizado pelo o IBGE, a cidade de Sobral abriga 44.827 domicílios e uma população residente de 147.359 pessoas, um percentual de 78,00% da população total do município. De acordo com o IBGE, Produto Interno Bruto de sobral em 2010 foi de R$ 2.348.207, um crescimento de R$ 399,998, em relação ao ano anterior. Paralelamente ao crescimento econômico, dar-se uma valorização do solo, intensificada pelos agentes imobiliários juntamente com o Estado. Os investimentos imobiliários ocorrem em direção a artérias de saída da cidade, sobretudo em direção a Serra da Meruoca, pois a topografia dos terrenos propicia aos promotores imobiliários entrarem na logica contraditória de reprodução do capital, investindo no ideal de qualidade de vida atrelado a proximidade com a natureza. A especulação imobiliária agrava a segregação socioespacial, que é cada vez mais evidente. A minoria rica obtém os melhores terrenos, enquanto a maioria pobre fica na periferia com os piores terrenos.
CONCLUSÕES:
Sobral configura-se como cidade média do noroeste do Ceará. Com crescente urbanização, aparada na expansão de serviços mais modernos, como clinicas medicas especializadas, universidades publicas e faculdade privadas, grandes supermercados, lojas de grifes, etc.; gerando também oportunidade de emprego, atraindo pessoas de cidades vizinhas e de espaços mais distantes, que ao chegarem a Sobral buscam novos espaços de moradias ajudando na reestruturação do espaço urbano aquecendo o mercado imobiliário.
Palavras-chave: CIDADE MÉDIA, URBANIZAÇÃO, TERRITÓRIO.