65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
CONHECIMENTO ETNOENTOMOLOGICO NA CIDADE DE FORQUILHA-CE.
Maria Tereza Albuquerque Alves - Discente, Curso de Ciências Biológicas- UVA -Bolsista da FUNCAP
Petrônio Emanuel Timbó Braga - Prof. Dro./Orientador- Curso de Ciências Biológicas- UVA
INTRODUÇÃO:
É sabido que desde os primórdios da humanidade os insetos participam significativa e insistentemente da vida sócio-cultural da maioria dos grupos étnicos (SILVA; COSTA NETO, 2004). Há muitas particularidades interessantes sobre os insetos, desde sua biologia até seu uso na medicina popular e sua aparição nas crenças, lendas e superstições dos povos (NOMURA, 2006). O estudo de como estes são percebidos, classificados, conhecidos e utilizados pelas populações humanas é de domínio da Etnoentomologia (COSTA NETO, 2004). Considerando que, ainda, são escassos os estudos etnoentomológicos no estado do Ceará, principalmente quando comparados aqueles dedicados a etnobotânica, este propõe-se contribuir para este conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem por objetivo identificar e interpretar as informações dos moradores do município de Forquilha, no norte do estado do Ceará, sobre a entomofauna local, visando estabelecer cognições comparadas entre o conhecimento local e o conhecimento científico, valorizando os saberes da diversidade entomológica local em seus mais amplos aspectos.
MÉTODOS:
Esta pesquisa quanti-qualitativa deu-se no período de março a dezembro de 2012, em Forquilha, Ceará, e faz parte de um estudo sobre o conhecimento etnoentomológico na região norte cearense, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UVA. Utilizou-se entrevistas abertas e semi-estruturadas, e os dados foram analisados segundo o modelo de união das diversas competências individuais (MARQUES, 1991), e fez-se uso da estatística descritiva. A entrevista deu-se aos moradores dos municípios de ambos os sexos, e que possuíam no ato da entrevista, condições cognitivas para responderem a esta e a disponibilidade de participação na pesquisa. O critério de exclusão incluía a não obrigatoriedade de participação na pesquisa, as pessoas menores de idade (< de 18 anos) e que apresentassem possível déficit cognitivo e/ou incapacidade de responder às perguntas das entrevistas. A abordagem deu-se por meio das entrevistas semi-estruturadas, sob a forma verbal, onde foram abordadas questões sobre as espécies pertencentes à entomofauna local, procurando registrar a percepção dos moradores entrevistados, com base em questionários com questões relacionadas à percepção sobre aspectos da biologia, ecologia e comportamento dos insetos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos 39 moradores entrevistados, 43,6% encontravam-se nas faixas etárias de 18 a 40 anos, 23,1% encontravam-se entre 41 a 60 anos e 33,3% tinham acima de 60 anos. Quanto à escolaridade, 43,6% tinham o ensino médio completo ou incompleto, 12,8% o ensino fundamental incompleto, 10,2% o ensino superior completo e incompleto e 22,3% não apresentavam escolaridade. Quanto aos insetos apresentados, todos os entrevistados afirmaram ter algum conhecimento sobre os mesmos. Sobre o uso de insetos ou produtos destes, 82,1% destes afirmaram ter conhecimento da utilização para fins medicinais, onde fazem uso, dentre outros, de própolis e mel (abelhas). Sobre o tema, Costa Neto (2004) afirma que o crescente número de trabalhos relacionados com a utilização medicinal de insetos (entomoterapia) está presente em diferentes contextos sócio-econômicos; 38,5% fazem uso para fins alimentícios (mel de abelhas e abdomens de tanajura (formigas saúvas); 48,7% em atividades lúdicas (exemplificados com joaninhas, vagalumes; gafanhotos e borboletas) e 30,8% em atividades místicas e religiosas (gafanhotos e besouros escaravelhos), além de 51,3% afirmaram em outros usos. Apenas, 20,5% dos entrevistados afirmaram saber alguma música e/ou estória sobre os insetos apresentados.
CONCLUSÕES:
Observou-se o conhecimento da população do município de Forquilha, Ce, sobre os insetos para fins medicinais, além de outros fins, o que mostra que estes animais estão presentes na vida sociocultural desta população, embora, poucos foram os entrevistados que afirmaram saber alguma música e/ou estória sobre os insetos apresentados.
Palavras-chave: Conhecimento popular, Insetos, Utilizações.