65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética
AÇÃO PROTETORA E/OU REPARADORA DOS CHÁS VERDE E PRETO DE Camellia sinensis SOBRE CÉLULAS MERISTEMÁTICAS DE Allium cepa.
Jayson Bueno Mendes Farias - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - UFMS
Bruno Becker Kerber - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - UFMS
Danielle Serra de Lima Moraes - Profa. Dra./Orientadora - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - UFMS
INTRODUÇÃO:
O grande consumo mundial dos chás de Camellia sinensis e seus inúmeros benefícios à saúde humana estimularam a execução da presente pesquisa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi avaliar por meio do bioensaio Allium cepa, os efeitos protetor e/ou reparador dos chás verde e preto de C. sinensis sobre o ciclo celular, antes e após exposição das raízes ao agente alquilante Mitomicina C (MMC - SIGMA) e observação das alterações cromossômicas mais frequentes.
MÉTODOS:
O protocolo foi composto por dois tratamentos: imersão em chá verde (e chá preto) e posterior exposição à solução aquosa de MMC, para avaliação do efeito protetor; e imersão em MMC e recuperação em chá verde (e chá preto), para avaliação do efeito reparador. A água mineral foi usada como controle negativo (CN) em todos os ensaios. Cada tratamento com os chás e com a MMC teve a duração de 48 horas. Os índices mitóticos (IM) e de fases (IF) e as frequências de alterações celulares (FA) foram analisadas em 3000 células por bulbo. Foram usados 5 bulbos para cada tratamento e 5 bulbos para o controle negativo. Os resultados foram analisados, estatisticamente, por meio de análise de variância, ao nível de 5% de probabilidade, por meio do programa computacional Minitab for Windows (versão 15.0).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise de células tratadas com chá verde indicou somente seu efeito protetor contra alterações provocadas pela MMC, não sendo observado efeito reparador, após a recuperação das células nesse chá nas condições empregadas nesse estudo. O tratamento das células com chá preto demonstrou efeitos protetor e reparador significativos (p < 0,05) desse chá, quando exposto ao agente alquilante MMC e comparado ao controle negativo. O tratamento de proteção do chá verde e o tratamento de reparo do chá preto demonstraram uma diminuição significativa (p < 0,05) do índice mitótico, o que indica que propriedades antiproliferativas estão presentes em ambos os chás. Esse mecanismo de anti-proliferação mostrou ser eficiente ao impedir ou dificultar a transmissão de alterações cromossômicas para as células filhas. As alterações observadas com maior frequência foram C-metáfase, cromossomos dispersos, pontes anafásicas e micronúcleos.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos neste trabalho mostraram que os chás verde e preto de C. sinensis apresentaram efeito protetor contra danos celulares nas condições empregadas nesse experimento. O chá verde não apresentou potencial para reparar danos provocados pelo agente alquilante MMC nas células meristemáticas do bioensaio Allium cepa. Porém, os resultados com o chá preto demonstraram efeito reparador desses danos.
Palavras-chave: Bioensaio, Potencial antiproliferativo, Anti-mutagenicidade..