65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
IDENTIFICAÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DE EXTRATOS CICLOHEXÂNICO E ACETATO DE ETILA DE Rhynchantera grandiflora (AUBL.) DC. MELASTOMATACEAE
Ramoni Mafra de Lima - Centro de Estudos da Biodiversidade – UFRR
Dayse Pereira Sant’ana - Centro de Estudos da Biodiversidade – UFRR
Priscila Rarimmy Lopes Pereira - Centro de Estudos da Biodiversidade – UFRR
Thaylanna Cavalcante Correia - Centro de Estudos da Biodiversidade – UFRR
Andréia Nascimento da Conceição - Centro de Estudos da Biodiversidade – UFRR
Albanita de Jesus Rodrigues da Silva - Profa. Dra./Orientadora - Centro de Estudos da Biodiversidade – UFRR
INTRODUÇÃO:
A busca por substâncias bioativas provenientes de plantas, juntamente com o conhecimento populacional a respeito do uso de plantas medicinais, tem levado a divulgação das propriedades de potencial terapêutico dos vegetais, além de validar as informações passadas de gerações após gerações que foram sendo acumuladas durante séculos. O número de pesquisas voltadas para o estudo fitoquímico e farmacológico de plantas, contribuem para a área da farmacologia. Raízes, folhas, cascas, frutos, flores e sementes são alvos da farmacognosia, que busca de alguma maneira contribuir para o conhecimento a respeito de espécies vegetais, trazendo benefícios para a população humana. Neste sentido, sabendo-se da inexistência de informações na literatura frente ao perfil químico da espécie Rhynchantera grandiflora, possivelmente devido ao escasso conhecimento etnobotânico em relação à ocorrência desta espécie, é que se pretende com este trabalho contribuir para o conhecimento das classes químicas dominantes da espécie em questão, uma vez que estas informações contribuirão para um melhor direcionamento de parâmetros que propiciem a formação de fármacos naturais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar a análise fitoquímica de partes aéreas de Rhynchanthera grandiflora (Aubl.) DC, pertencente à família Melastomataceae, com o fim de extrair substâncias de baixa e alta polaridade, utilizando métodos clássicos cromatográficos em coluna, Cromatografia Gasosa acoplada ao Massa (CG-EM) e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE-EM).
MÉTODOS:
As populações de R.grandiflora foram demarcadas aleatoriamente com auxílio de GPS, as amostras foram coletadas, dentro da área experimental do PPBio (Projeto de Pesquisa em Biodiversidade) situado no Campus Cauamé - Boa Vista - Roraima. Após as coletas houve a higienização do material em água corrente, secagem e pesagem para obtenção da massa inicial. Após tais procedimentos o material botânico foi triturado, submetido ao processo de maceração a frio com etanol, passando por um período de dez dias, e maceração à quente em aparelho de Soxleht. Foi realizado o processo de screening fitoquímico, particionados com solventes orgânicos em polaridade crescente. Quanto ao processo cromatográfico em coluna, utilizou-se como fase estacionária sílica gel 60-7734 (partículas como 0, 063-0,2 mm; 70-230 mesh), tendo como suporte colunas de vidro cilíndricas, com dimensões variando conforme a quantidade de amostra a ser cromatografada. O monitoramento das frações foi realizado em cromatografia de camada delgada comparativa (CCDC); sendo utilizadas placas de vidro com dimensões de 5 x 20, 20 x 20 cm, preparadas em suspensão de sílica gel PF254 7749, em água. As substâncias foram evidenciadas em processo de radiação ultravioleta, sob o comprimento de onda de 254 a 366 nm. A fase ciclohexânica foi submetida à avaliação química de compostos orgânicos pelo método CG-EM.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na fase ciclohexânica avaliada CG-EM foi encontrada a substância d-Nerolidol 1,6,10-Dodecatrien-3-ol,3,7,11-trimetil (C15H26O), com M+ igual a 204 (5,03%), e com relação aos demais fragmentos frente as m/e- obteve-se o pico base de 69,10 (100%), 41 (90%), 93 (40%). A fase acetato de etila foi analisada pelo método CLAE, sendo evidenciadas as substâncias O-galoil-Vitexina (C12H19O9+), com M+ igual a 415,1024, e com relação aos demais fragmentos frente as m/e- obteve-se pico base de 415,1029 (100%), 416,1063 (22,7%), 417,1096 (2,5%), 417,1072 (1,8%); e Camferol-3-O-hexose (C12H19O11-), com M+ igual a 447,0933, com pico base 447,0927 (100%), 448,0961 (22,7%), 449,0994 (2,5%) e 449,0970 (2,3%).
CONCLUSÕES:
Até o presente estudo confirma-se o perfil fitoquímico de R.grandiflora (Aubl.) DC. frente aos demais táxons da família Melastomataceae, sendo possível evidenciar substâncias como: O-galoil-Vitexina, Camferol-3-O-hexose e d-Nerolidol 1,6,10-Dodecatrien-3-ol,3,7,11-trimetil, sendo essas substâncias inéditas para a espécie.
Palavras-chave: Fitoquímica, Substâncias bioativas, Cromatografia.