65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Concentrações de nitrato e atividade da enzima redutase do nitrato em plantas jovens de Fava-Atanã (Parkia gigantocarpa Ducke) submetidas ao alagamento
Carla Carolynne Resueno Coelho - Estudante do curso de Agronomia - UFRA - Capitão Poço
Ângelo Cleiton Costa Pereira - Estudante do curso de Pós graduação em Botânica - UFRA
Waldemar Viana Andrade Júnior - Estudante do curso de Pós graduação em Botânica - UFRA
Raimundo Thiago Lima da Silva - Prof. Ms.- UFRA, Campus de Capitão Poço
Cândido Ferreira de Oliveira Neto - Prof. Dr. - Co-Orientador- UFRA, Campus de Capitão Poço
Benedito Gomes dos Santos Filho - Prof. Dr. - Orientador- Instituto de ciências agrárias, UFRA
INTRODUÇÃO:
A deficiência de oxigênio na rizosfera reduz a respiração aeróbica e causa diminuição na absorção de nutrientes para as plantas, como por exemplo o nitrogênio, que é um macronutriente essencial para a síntese de variadas moléculas celulares que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Assim, em condições de anóxia ou hipóxia ocorrem alterações no metabolismo do nitrogênio. Sendo assim a atividade do nitrato redutase (NR), também são alterados em situação de deficiência de oxigênio influenciando no metabolismo do nitrogênio total e diversos aminoácidos. A redução da atividade do nitrato redutase, oxidação das clorofilas, translocação inadequada do nitrogênio para a parte aérea são fatores que podem causar a redução dos teores de clorofila total originando diminuição da fotossíntese, podendo afetar a síntese de carboidratos como a sacarose e amido.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo deste trabalho foi estudar as concentrações de nitrato e atividade da redutase do nitrato em relação as plantas jovens de fava-atanã (Parkia gigantocarpa Ducke) submetida ao alagamento.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado em casa de vegetação pertencente ao Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em Belém-Pará (01º28’03”S, 48º29’18”W). As plantas de fava-atanã (P. gigantocarpa), sendo acondicionadas em vasos plásticos com capacidade para 14 litros. As análises bioquímicas foram feitas na Ufra-Campus de Capitão Poço, realizadas a 0º, 4º, 8º, 12º, 16º dias logo após o período de aclimatação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC) em fatorial do tipo 2 x 5 (condições hídricas x tempo), consistindo de dois tratamentos (Irrigado e Déficit hídrico) com 5 (cinco) repetições, totalizando 50 unidades experimentais, distribuídas ao acaso, cada unidade amostral foi composta de uma planta/vaso. Foi aplicada a análise de variância e a significância das médias, usando-se o teste de Tukey ao nível de 5%. As análises de regressão nas variáveis e desvio padrão das médias de cada tratamento. O programa estatístico empregado nas análises foi NTIA (EMBRAPA, Campinas-SP, 1995). Para a determinação da concentração de nitrato e da atividade da redutase do nitrato em folhas e raízes foram utilizados os métodos descritos por de Cataldo et al., (1975). e Hageman; Hucklesby (1971) respectivamente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O alagamento afetou negativamente as concentrações de nitrato em folhas de plantas controle e alagadas, os valores foram de 0,48 e 0,13 µmoles de NO-3. g-1 MS, respectivamente. Nas raízes as concentrações de nitrato foram de 0,63 e 0,14 µmoles de NO-3. g-1 MS, nas plantas controle e alagadas, respectivamente. A atividade da RN diminuiu significativamente nas plantas alagadas, tanto nas folhas quanto nas raízes. Nas folhas de plantas controle e alagadas a atividade da redutase do nitrato foi de 0,83 e 0,58 µmoles NO-2/gMF/h. Nas raízes os valores foram de 0,85 e 0,63 µmoles NO-2 /gMF/h. Vários estudos apontam que o alagamento o solo provoca redução do oxigênio para o sistema radicular o que contribuiria para a redução da respiração das raízes e menor a síntese de ATP, ocasionando uma diminuição na absorção de NO-3, ocasionando redução do NO-3 na raiz e consequentemente nas folhas. Outro fato que poderia ter contribuído para a redução da RN seria o aumento da fermentação alcoólica, comprovado pelo aumento da ADH que contribui para a o aumento do pH, processo que inibe a atividade da enzima
CONCLUSÕES:
O alagamento imposto neste experimento promoveu uma redução nas concentrações de nitrato e consigo a diminuição da atividade da enzima redutase do nitrato.
Palavras-chave: Fava atanã, Alagamento, Atividade da redutase do nitrato.