65ª Reunião Anual da SBPC |
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos |
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DO QUEIJO COALHO DE CURRAIS NOVOS – RIO GRANDE DO NORTE |
Noemi Bento Fernandes - Curso Subsequente de Alimentos – IFRN Uliana Karina Lopes de Medeiros - Profa. Dra. / Orientadora – Curso Técnico/Tecnólogo em Alimentos – IFRN |
INTRODUÇÃO: |
O queijo coalho é um produto típico do Nordeste brasileiro, de grande importância econômica e social para esta região, devido sua produção ser, em sua maioria, feita de forma artesanal. De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (BRASIL, 2001,a) pode-se entender por queijo coalho, o queijo que é obtido por coagulação do leite por meio do coalho ou outras enzimas coagulantes apropriadas. De acordo com o historiador e escritor potiguar, Luis Câmara Cascudo (CASCUDO, 1983), a fabricação de queijo no Nordeste do Brasil data da instalação das primeiras fazendas nos sertões nordestinos, mas as referências a estes produtos datam da segunda metade do século XVIII. Mesmo sendo um produto de tamanha importância econômica e social, o mesmo não possui o reconhecimento merecido, tendo em vista que não há estudos sobre a valorização e conhecimento que o consumidor tem em relação ao queijo coalho produzido na região do Seridó Potiguar. Percebendo essa carência ponderamos válido abordar esse assunto nesse trabalho. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Nesse trabalho o objetivo geral foi avaliar o conhecimento, valorização e hábitos dos compradores e consumidores do queijo coalho da cidade de Currais Novos – RN, abordando indicação geográfica, queijo mais consumido e valor gasto na compra deste produto. |
MÉTODOS: |
Foi elaborado um questionário com perguntas relacionadas a caracterização do consumo de queijo coalho. Esse questionário foi aplicado no período de novembro de 2012 a fevereiro de 2013, em diferentes bairros da cidade de Currais Novos – RN. Os entrevistados foram escolhidas de modo aleatório. No total foram entrevistadas cinquenta (50) pessoas e para a obtenção dos resultados foi verificada a frequência de respostas e calculada a porcentagem em relação ao total de questionários aplicados. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Dos entrevistados, 84% afirmaram consumir queijo coalho, 10% não consome esse queijo e 6% não consome nenhum tipo de queijo. Baseado na amostragem de quem consome serão apresentados os resultados dos outros parâmetros a citar (o que é indicação geográfica, qual queijo mais adquirido, qual valor gasto na compra de queijo). Sobre o quesito indicação geográfica 98% responderam que não sabem o que é e 2% que sabem. Resultados estes diferentes do encontrado por VIVAS et al 2007, onde 80,2% dos entrevistados sabem o que é Indicação Geográfica como também preocupam-se em adquirir um produto com este selo, vale ressaltar que este resultado é de um país europeu. Sobre as últimas compras que os entrevistados fizeram 50% disseram ter adquirido queijo coalho e de manteiga, 24% comprou apenas queijo coalho, 21% não comprou queijo coalho nem queijo de manteiga, 5% comprou apenas queijo de manteiga. Sobre a percentagem gasta com a compra do queijo coalho temos: 41% gasta entre R$ 5,00 e R$ 15,00; 31% de R$ 16,00 a R$ 26,00, 14% de R$ 27,00 a R$ 37,00; 7% gasta mais de R$ 60,00 e 7% não chega a comprar queijo mensalmente. |
CONCLUSÕES: |
Baseado nos resultados encontrados constata-se que o processo de cerificação de queijos através da Indicação Geográfica é insipiente ou inexistente na cidade de Currais Novos em função da maioria dos entrevistados não conhecer o significado do termo. Percebe-se também através da discussão dos resultados que o queijo coalho e de manteiga são os mais consumidos, o que já era esperado devido a produção destes dois queijos ser bastante representativa na região do Seridó quando comparada a produção do estado do Rio Grande do Norte. A avalição do valor gasto por mês no consumo de queijo coalho mostra que a maior percentagem dos entrevistados investem o menor valor (em reais) na compra de queijo, fato este que pode ser associado a renda familiar que em sua maioria era de apenas um salário mínimo. |
Palavras-chave: Indicação Geográfica, Seridó, Conhecimento. |