65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUCIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACEIÓ/AL
Arlindo Lins de Melo Júnior - Bolsista do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC)/FAPEAL - UFAL
Neiza de Lourdes Frederico Fumes - Profa. Dra/ Orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação - CEDU - UFAL
INTRODUÇÃO:
É notório que a questão da formação de professores/as para educação inclusiva, ainda apresenta-se como um grande desafio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação dos/as professores/as das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) da rede municipal de ensino da cidade de Maceió/Alagoas no que diz respeito à sua formação inicial e continuada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada e dela participaram 17 professoras, de 16 escolas públicas da rede m
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada e dela participaram 17 professoras, de 16 escolas públicas da rede municipal de ensino de Maceió/Alagoas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nossos resultados apontaram que a maior parte das professoras das SRMs teve sua formação inicial em Pedagogia e Psicologia, seguida de Filosofia, História, Letras e Educação Física. Verificamos que parte dessas educadoras teve um contato mínimo ou insuficiente com disciplinas voltadas à inclusão e/ou Educação Especial. Em relação à formação em nível Lato Senso, o curso de especialização em Psicopedagogia foi realizado pela maior parte das professoras, seguido pelo de Educação Especial, dentre outros. As professoras consideravam que os cursos, oferecidos no âmbito da formação continuada pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió, eram relevantes, embora não houvesse concordância sobre a sua qualidade.
CONCLUSÕES:
Pudemos concluir que pelo fato de haver muitas deficiências e pela complexidade das especificidades do alunado atendido pelas SRMs havia a necessidade das professoras buscarem qualificação constantemente.
Palavras-chave: SRMs, formação de professores, Educação Especial.