65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura
Reprodução dos Peixes Marinhos: Fatores Ambientais e Indução Hormonal dos Peixes
Rayane Silva do Nascimento - Depto. de Oceanografia e Limnologia - UFRN
Dárlio Inácio Alves Teixeira - Prof. Dr./Orientador - Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ
Francisco das Chagas Rocha - Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ
Fabiana Rodrigues de Arruda Câmara - Profa. Dra. Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ
INTRODUÇÃO:
A sobrepesca, realizada sobre os cardumes de maior valor, somadas aos problemas de poluição ambiental, vem colocando em sério risco o desempenho de muitas espécies de grandes valores, ou até mesmo colocando várias delas em risco de extinção (ANDREATTA E RODRIGUES, 1983).
Segundo dados da FAO, relatados no boletim “O estado mundial da pesca e aquicultura 2008” a contribuição da aquicultura para fornecer pescados, crustáceos, moluscos e outros tem aumentado de 3,9 % em 1970 para 36% em 2006.
É notório que a necessidade do desenvolvimento de tecnologias de reprodução de peixes para subsidiar a suprir as necessidades alimentares da região Nordeste do Brasil, do Brasil e da humanidade em geral.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Selecionar exemplares de melhores linhagens dos peixes marinhos Lutjanus analis e Diapterus rhombeus para o desenvolvimento de estudos de reprodução destas espécies. Desenvolver experimentos de reprodução através de indução hormonal nas duas espécies de peixes marinhos em estudo. Desenvolver tecnologias de produção de alimento vivo, visando avaliar o desenvolvimento larval das duas espécies de pe
MÉTODOS:
Preparação preliminar dos viveiros: Viveiros de 1.000 m2 serão preparados para adaptação das espécies selvagens ao ambiente de cativeiro, esta preparação será realizada através de calagem e fertilização com fontes de nitrogênio, fósforo e potássio. Monitoramento de parâmetros físico-químicos da água.
Coleta dos espécimes exemplares juvenis e adultos da espécie Diapterus rhombeus no ambiente natural na região do estuário do rio Ceará Mirim – Rio Grande do Norte: em ambiente natural, no mar ou áreas estuarinas da região costeira do Rio Grande do Norte, precisamente o rio Ceará - Mirim.
Identificação taxonômica dos espécimes coletados: Realizada até o nível de espécie, baseando-se em Menezes & Figueiredo (1985), Barletta & Corrêa (1992); e Carpenter (2002), adotando-se a classificação taxonômica segundo Nelson (2006), dentre outros.
Manejo dos Reprodutores: são transportados ao CTA/ DOL para ser submetidos aos testes.
Teste de manipulação dos fatores ambientais e utilização de indução hormonal para obtenção de desovas: aplicação de hormônios e teste ambientais para indução das desovas dos peixes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Trabalhamos inicialmente apenas com a espécie Diapterus rhombeus.
Cerca de 200 (duzentos) exemplares da espécie Diapterus rhombeus foram capturadas e devidamente aclimatadas em dois (02) viveiros no CTA/ UFRN.
Dentro dos viveiros os exemplares adultos dos machos foram separados das fêmeas utilizando gaiolas de canos: 3,0 x 1,10 x 1,5, em uma das gaiolas foram colocados 40 machos e na outra, 23 fêmeas.
Foram distribuídos peixes dentro dos viveiros para que eles cresçam e fiquem preparados sexualmente para serem transferidos para as gaiolas.
Os peixes foram mantidos nas referidas gaiolas dentro de viveiros, os espécimes foram alimentados duas vezes ao dia pela manhã e fim da tarde, de duas formas: por meio de bandejas para os peixes nas gaiolas e através de lançamento manual.
Início dos cultivos de microalgas no CTA/DOL visando à produção em massa para os peixes que requerem alimento vivo em algumas etapas da vida.
A Rede Catarinense de Pesquisa em Piscicultura Marinha desenvolvem projetos de sucesso com a carapeba Eugerres brasilianus, servindo como base para nós no estudo com a Diapterus rhombeus, assim como, pesquisadores da UFSC trabalham com a Cioba (Lutjanus analis) alimentando com rejeitos de pesca.
CONCLUSÕES:
A fácil captura das espécies facilita a realização deste projeto. O controle das condições ambientais, aliados a indução de desova e alimentação equilibrada faz com que alevinos possam ser obtidos. Estes alevinos de peixes marinhos importantes no Nordeste podem ser utilizados para povoamento de áreas em que tais espécies estejam escassas, ou engorda dos alevinos com objetivo de comercialização da carne.
Palavras-chave: Reprodução, Diapterus rhombeus, Lutjanus analis.