65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 6. Física dos Fluidos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Água Tratada Magneticamente: Medidas de pH e Condutividade Elétrica.
Dogivan Costa - Depto. de Física - IFMA Campus São Luís Monte Castelo
Fábio Henrique Silva Sales / Orientador - Depto. de Física - IFMA Campus São Luís Monte Castelo
INTRODUÇÃO:
Estudos envolvendo campos magnéticos aplicados na água tem crescido muito nos últimos anos, De modo geral a ação de campos magnéticos altera as propriedades da água e de soluções aquosas de forma evidente altera principalmente o de íons, ph e abrandar a dureza da água tonando ela mais solúvel.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este projeto teve como objetivo principal analisar experimentalmente as propriedades de pH e condutividade elétrica para volumes de 40ml, 60ml e 80ml de água potável, submetidas a um campo magnético. Foram realizadas comparações dos resultados obtidos entre o(s) grupo(s) teste (amostras com o campo magnético) e o(s) grupo(s) controle (sem o campo), as quais evidenciaram alterações iônicas da água.
MÉTODOS:
Este projeto teve como objetivo principal analisar experimentalmente as propriedades de pH e condutividade elétrica para volumes de 40ml, 60ml e 80ml de água potável, submetidas a um campo estático de 350 mT (militesla), gerado por um ímã em forma de anel. Foram realizadas comparações dos resultados obtidos entre o(s) grupo(s) teste (amostras com o campo magnético) e o(s) grupo(s) controle (amostras sem o campo magnético), as quais evidenciaram alterações iônicas da agua quando submetida a um campo magnético.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A água tratada magneticamente modifica o pH e a condutividade elétrica da água. Para água com característica ácida (pH < 7,0), após o tratamento magnético o seu pH aumenta, tendendo a neutralidade (pH ~ 7,0), e sua condutividade elétrica também sofre um pequeno aumento, evidenciando alterações na ionicidade da água devido à presença de uma força magnética oriunda do ímã permanente próximo à água. Para água com característica básica (pH > 7,0), após o tratamento magnético o seu pH diminui, tendendo a neutralidade (pH ~ 7,0), e sua condutividade elétrica também sofre um pequeno decréscimo, evidenciando mais uma vez alterações na ionicidade da água devido à presença do campo magnético do ímã.
CONCLUSÕES:
O campo magnético influencia na acidez da água, podendo tornar este líquido menos ácido e com um pH mais estável. O campo magnético também influencia na basicidade da água, podendo torná-la menos básica e com um pH estável.
Palavras-chave: Água, Tratamento Magnético, pH e Condutividade elétrica.