65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 4. Sociolinguística
REPETIÇÃO: UM RECURSO CRUCIAL DA ORALIDADE
Gislene Lima Almeida - Discente do quinto semestre de licenciatura em Letras Modernas – UESB
Lorenna Oliveira dos Santos - Discente do quinto semestre de licenciatura em Letras Modernas – UESB
Jorge Augusto Alves da Silva - Professor Doutor Titular da Área de Linguística e Língua Portuguesa – UESB
Valéria Viana Sousa - Professora Doutora Adjunta da Área de Linguística e Língua Portuguesa - UESB
INTRODUÇÃO:
A repetição é um recurso linguístico que está presente tanto na modalidade da fala, quanto na modalidade da escrita. Mas, sem dúvida, é, no discurso oral, que há a maior ocorrência de repetição. Segundo Marcuschi(2006), a repetição tem sido um dos recursos mais utilizados no discurso oral, tendo em vista que ela é responsável por contribuir com a organização do discurso e com o monitoramento da coerência textual. Além de favorecer a coesão, a sequenciação, a compreensão do discurso, o mecanismo da repetição, também, contribui com a organização tópica e auxilia nas atividades interativas. Pela diversidade de características desse recurso linguístico e pela importância que tem na oralidade, neste trabalho, explanamos a repetição e suas variadas funções na construção do texto discursivo e, considerando que as repetições podem manifestar-se de diversas formas e que são multifuncionais, selecionamos para análise, no corpus do Português Popular da Comunidade de Vitória da Conquista, as formas: lexicais(geralmente N e V); as sintagmáticas(SN, SV, SPrep, SAdj, SAdv) e as oracionais(repetições de orações). Com esse constructo, ratificamos a repetição como um importante recurso, seja no auxílio que ela fornece na comunicação entre os interlocutores, seja na formulação do texto discursivo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ancorados nos estudos realizados por Marcuschi(2006), no presente trabalho, propomo-nos a estudar as funções da repetição presentes no discurso oral, a saber a coesividade, a compreensão, a continuidade tópica, a argumentatividade e a interatividade, no corpus do Português Popular da Comunidade de Vitória da Conquista, observando e exemplificando as repetições lexicais;sintagmáticas e oracionais.
MÉTODOS:
O presente trabalho é desenvolvido teoricamente, fundamentado nos estudos realizados, sobretudo, por Marcuschi (2006); e, analiticamente, a fim de exemplificarmos as funções da repetição, com suas formas de naturezas lexicais, sintagmáticas e oracionais, utilizamos o corpus do Português Popular da Comunidade de Vitória da Conquista (cidade situada na Bahia). A caracterização do Português Popular do Brasil está relacionada ao princípio de falta por parte dos falantes a condição do letramento ou que estes apenas possuem o pouco letramento a que foram submetidos. Deste modo, esse corpus está pautado na escolha daquela parcela da população em que o letramento não tenha ocorrido (falantes com zero ano de escolarização) ou que o letramento tenha sido precário ou pouco aplicado (de 1 a 4 anos de escolarização).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da categorização de repetição proposta nos estudos de Marcuschi (2006), tais como: a coesividade; a compreensão; a continuidade tópica; a argumentatividade e a interatividade, discorremos sobre cada categoria e exemplificamos cada uma com fragmentos transcritos das entrevistas do corpus Português Popular da Comunidade de Vitória da Conquista. Com isso, reafirmamos que a repetição constitui, na atualidade, mesmo para as camadas sociais de baixa escolaridade em Vitória da Conquista, um recurso crucial na oralidade. Todas as categorias, citadas acima, foram encontradas no corpus, o que demonstra uma relevante produtividade desse recurso linguístico. Dessa forma, foi possível observar que cada um dos itens, quando repetidos, tornam-se “peças chaves” necessárias no processamento textual-discursivo e na comunicação entre os interlocutores, ou seja, na coesividade, na compreensão, na continuidade tópica, na argumentatividade e na interatividade.
CONCLUSÕES:
Ao analisarmos cada estratégia, detalhadamente, que a repetição utiliza para melhorar a compreensão e a interação direta e ativa entre os interlocutores, percebemos que este recurso da língua falada é de grande valia.
Devido à percepção dessa importância, em um futuro trabalho, pretendemos analisar, também, o Corpus do Português Culto e observar se o comportamento dos falantes com relação à repetição é similar e, ainda, atribuir valores estatísticos para os aspectos funcionais da repetição na modalidade da fala nos dois corpora.
Palavras-chave: repetição, oralidade, português popular.