65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NO BUMBA-MEU-BOI
Tayana Rossane Ribeiro Pereira - Universidade Federal do Maranhão
Patrícia Melo da Silva - Universidade Federal do Maranhão
Daniel da Silva Barros - Universidade Federal do Maranhão
Daniela Castro Araújo - Universidade Federal do Maranhão
Marcelino Mendes Soares - Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O Brasil tem se destacado como um país de muitos ritmos, a diversidade cultural do país é conhecida e apreciada por todo o mundo. O processo de formação do Brasil fez com que o país se diversificasse, cada grupo tinha seus costumes, crenças e cultura, mas com o passar dos anos esses costumes foram se misturando, assim como as pessoas. Apesar de ser um processo demorado, o Brasil é fruto dessa mistura e um país rico em diversidade cultural. Foram trazidos do continente Africano cerca de 3,8 milhões de pessoas para o trabalho forçado no Brasil. No Maranhão, a vinda dos escravos africanos começou na segunda metade do século XVII, com a implantação da Companhia Geral do Grão –Pará e Maranhão. A influência da África na formação da cultura maranhense está presente na culinária, na linguagem, nos comportamentos, danças, etc. Como fruto destas influências tem-se: o cacuriá, o bumba-meu-boi, o tambor de crioula, a reza ao Divino Espírito Santo. O bumba-meu-boi do Maranhão é uma das manifestações que mais se destaca, havendo centenas de grupos de bumba-meu-boi, separados por grupos, subgrupos e sotaque.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo colocar em evidencia as influências da cultura africana no bumba-meu-boi do Maranhão, destaca-se o sotaque de Zabumba, um ritmo africano das zabumbas.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo de caráter qualitativo realizado em duas etapas. Para a elaboração deste trabalho foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, a partir da consulta dos autores Ferreira (2011), Meireles (2009) e Silva (2006). Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa de campo na Associação Folclórica Cultural Mimo de São José da Vila Ivar Saldanha, onde foram entrevistados ex-brincantes do boi do Monte Castelo, o Sr. Herberth Mafra Reis, de 76 anos autor do livro “A Graça de Contar: Um Pai Francisco no bumba-meu-boi do Maranhão”, e seus familiares.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O bumba-meu-boi é uma manifestação popular, em homenagem ao protetor do auto, São João. Ganhou prestígio e reconhecimento nacionalmente em 2011, quando recebeu o titulo de Patrimônio Cultural Brasileiro. Os sotaques mais conhecidos são: matraca, zabumba, orquestra, baixada e costa de mão. O sotaque de zabumba, destaque neste trabalho, é oriundo da cidade de Guimarães, de ritmo africano das zabumbas, com tambor-onça, pandeiros, zabumbas, maracás, possui um figurino bem rico e cheio de vida. O bumba-meu-boi de zabumba possui uma forte influencia africana, é formado por um grupo pequeno de pessoas, onde todos se conhecem, os integrantes são geralmente pessoas humildes, do próprio bairro, que brincam por prazer, devoção e para manter a cultura de sua família. O boi de zabumba ainda é muito discriminado, tendo pouco espaço na mídia e ganhando os cachês menores em relação a outros sotaques. Segundo o Sr. Herberth Reis, atualmente devido à nova configuração e uso da tecnologia este sotaque tem apresentado perda de sua identidade, devido as exigências do mercado, e esta sempre foi uma das maiores preocupações do grupo, de preservar e conservar sua identidade cultural, e ter este aspecto como um diferencial dos demais grupos de sotaque de zabumba.
CONCLUSÕES:
A força da cultura de negros pode ser vista em todos os momentos cotidianos da vida. Na forma de falar, andar, comer, orar, celebra, estão inscritas suas marcas civilizatórias. A identidade do brasileiro está ligada as tradições desse povo, encontradas nas memórias, nas manifestações artísticas e religiosas, muitas vezes recriadas ou reinterpretadas em função dos contextos socioculturais em que surgiram. O bumba-meu-boi está dentre as manifestações culturais populares mais difundidas do país, mas poucos percebem ou admitem as influências dos negros nesta festividade. A presença de elementos e rituais das culturas de matriz africana mostra suas influências nos ritmos, nas vestimentas, nos instrumentos. No entanto, embora os valores ancestrais africanos estejam presentes e atuantes no processo de desenvolvimento da cidadania do povo maranhense, há a negação da importância desses valores. O ideal branco de ego determina, aos afrodescendentes, uma imagem negativa. É de extrema importância conhecer as contribuições do povo africano para a cultura brasileira, reconhecendo-os como agentes fundamentais na construção e formação da identidade maranhense e, acima de tudo, sentir orgulho disto.
Palavras-chave: Africanos, Bumba-meu-boi, Maranhão.