65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE Astronotus ocellatus – ETOGRAMA DE JUVENIS E ADULTOS.
Danilo Martim Fonseca de Oliveria - Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal - UFRPE
André Lucas Corrêa de Andrade - Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal - UFRPE
Priscila Rafaela Leão Soares - Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal - UFRPE
Maria Adélia Borstelmann de Oliveira - Profa. Dra. - Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal - UFRPE
Pabyton Gonçalves Cadena - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal - UFRPE
INTRODUÇÃO:
O Astronotus ocellatus (apaiari), é uma espécie originária da Bacia Amazônica, pertencente à família Cichlidae, os membros dessa família são caracterizados por possuírem uma abertura nasal em cada lado da cabeça e uma linha lateral incompleta (SAINT-PAUL, 1986). Possui hábito alimentar carnívoro predando pequenos peixes, insetos e invertebrados aquáticos (FIROUZBAKHSH e ALIASGHARI, 2009), podendo servir para o controle biológico de Biomphalaria glabrata, que é o principal vetor da esquistossomose (CONSOLI ET AL., 1991). É conhecido pela sua beleza, mas também pela sua agressividade, tanto no cortejo, quanto com outras espécies cultivadas no mesmo ambiente (PAES, 2011). Esse animal foi introduzido na região Nordeste no início da década de 1940 (SAINT-PAUL, 1987) e devido a sua beleza, vem sendo bastante cultivado como peixe ornamental, além de possuir grande potencial em fazendas de criação para nutrição humana pelo sabor de sua carne (PAES et al., 2011). Adicionalmente, segundo Pezzato (1997), o sucesso da aquicultura se dá devido ao conhecimento das características comportamentais da espécie cultivada. E cada vez mais, o estudo do comportamento animal vem sendo encarado como relevante para o desenvolvimento da produção aquícola (ROCHA, 2011).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Devido à importância do A. ocellatus, para a psicultura, somado a escassez de trabalhos sobre o tema para esta espécie, o objetivo do trabalho foi estudar o comportamento de A. ocellatus para construção e aplicação de um etograma para a análise do comportamento de juvenis e adultos.
MÉTODOS:
Os experimentos foram realizados no Laboratório de Ecofisiologia e Comportamento Animal – LECA, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE utilizando o apaiari (Astronotus ocellatus) como modelo biológico. No laboratório, 5 animais, sendo 2 juvenis e 3 adultos foram separados e alocados em aquários de 30 e 85 litros, respectivamente sendo alimentos ad libitum. Os animais foram observados por uma hora durante 10 dias, em uma distância pré-estabelecida (2,5 metros) de modo a não influenciar no seu comportamento. Para tal análise, foi utilizado o método de varredura instantânea (scan sampling) (ALTMANN, 1974), que consistiu da observação rápida de todo o grupo de indivíduos em intervalos regulares (um minuto) e o comportamento de cada indivíduo foi registrado naquele momento. Sendo os dados coletados através de uma tabela com os itens comportamentais pré-estabelecidos. Foram utilizados juvenis e adultos para que todos os atos registrados no etograma correspondessem ao maior espectro de comportamentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os comportamentos observados foram divididos em 4 categorias: Alimentação (AL), Social (SO), Locomoção (LO) e Esteriotipias (ES). Na categoria AL: Forragear, Capturar e Expelir são comuns também em tilápias (OLIVEIRA e ALMADA, 1999), mas Procurar, Saltar e Regurgitar parecem característicos de A.ocellatus. Na categoria SO: Afastar, Exibição Lateral, Ataque Caudal e Frontal, Confronto Frontal Leve e Prolongado, Perseguição e Fuga foram observados e são descritos na literatura como relacionados à agressividade (GONÇALVES-DE-FREITAS et al., 2003). O comportamento de Bocejo foi observado em A. ocellatus e em muitos ciclídeos, mas sua função é desconhecida (OLIVEIRA E ALMADA, 1999). Na categoria ES foram observados os comportamentos: Natação Oblíqua e Deitar. Observou-se em A. ocellatus o padrão geral para outros ciclídeos (TERESA e GONÇALVES-DE-FREITAS, 2003). Ficar Parado com 60 e 28,3% e Nadar Lento com 25,3 e 23% foram mais observados em adultos e juvenis, respectivamente. Comparando os juvenis com os adultos, observou-se que os juvenis aumentaram em 2,5 e 5,4% a frequência de Forragear e Procurar em relação aos adultos. Por fim, os juvenis foram mais ativos que os adultos sendo comum também em outros ciclídeos (Almeida et al., 1999).
CONCLUSÕES:
Os comportamentos observados em A.ocellatus seguem o padrão básico da família Cichlidae. Foi observado entre juvenis e adultos um comportamento bastante similar com maior frequência para Ficar Parado e Nadar Lento e atos associados diretamente à agressividade ou indiretamente como na categoria Locomoção: Nadar Lento, Rápido e Para Trás. No entanto, não foram observados nos adultos o comportamento de Forragear, Regurgitar, Capturar e Nadar rápido, isto reforça maior diversidade de comportamentos pelos juvenis. Essa mesma relação, dos juvenis serem mais ativos que os adultos também são observadas em outros ciclídeos. Adicionalmente o etograma descrito pode servir como uma ferramenta importante para futuros trabalhos associados ao comportamento de A.ocellatus e seu manejo em cativeiro.
Palavras-chave: Astronotus ocellatus, Comportamento Animal, Etograma.