65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ESTIMULANDO O ESTUDO DA MATEMÁTICA E REVELANDO TALENTOS
Mateus Eduardo Salomão - Licenciatura em Matemática – UTFPR
Evandro Riva - Licenciatura em Matemática – UTFPR
Marieli Musial Tumelero - Profa. Ms./Orientadora – Depto. de Matemática – UTFPR
INTRODUÇÃO:
Observando-se os alunos que têm destaque na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), verifica-se que também se destacam na escola, não somente em matemática, mas nas outras disciplinas, pois a preparação para a olimpíada faz com que o aluno crie hábitos de estudos e também melhore na interpretação de textos e problemas. Como na cidade de Pato Branco-PR, a OBMEP ainda não era bem divulgada e disseminada nas escolas da rede pública, pretendeu-se, enquanto acadêmicos e professora do Curso de Licenciatura em Matemática, do Câmpus da UTFPR, desenvolver um projeto para divulgar as vantagens de ser um aluno medalhista, como por exemplo, as bolsas de graduação, mestrado e/ou doutorado que o aluno possa obter futuramente, assim como o seu próprio desenvolvimento na escola. Dessa forma, a finalidade do projeto é aumentar o número de medalhistas da OBMEP no município de Pato Branco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Preparar os alunos que passaram para a segunda fase da OBMEP de 2012, para que, frequentando regularmente o projeto, tivessem um bom desempenho na prova da fase seguinte com maior segurança e também para que pudessem desfrutar dos benefícios de um medalhista da OBMEP.
MÉTODOS:
O projeto foi realizado em uma escola pública da cidade de Pato Branco – PR com os alunos que passaram para a segunda fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram realizados oito encontros semanais com carga horária de duas horas. Nesses encontros foram resolvidas as provas dos anos anteriores da segunda fase da OBMEP dos anos 2009, 2010 e 2011 com os alunos dos níveis I (alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental) e II (alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental). Além do resultado dos problemas propostos, era solicitado aos alunos que escrevessem a solução que encontraram, isto é, os alunos precisavam expressar as ideias que tiveram para resolver as questões, uma vez que a correção contempla não só o resultado, mas principalmente o processo pelo qual o aluno passou para chegar à resolução.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao todo, participaram do projeto dez alunos, sendo que sete destes tiveram uma frequência igual ou superior a 75% (participaram de no mínimo seis dos oito encontros). No nível I, dois alunos participaram regularmente e um deles ganhou certificado de menção honrosa (este aluno teve 100% de frequência nos encontros). Já no nível II, cinco alunos tiveram frequência regular, uma aluna ganhou medalha de ouro e um aluno ganhou medalha de bronze, ambos participaram de todos os encontros, além disso, mais dois alunos ganharam certificado de menção honrosa. Assim, pode-se observar que todos os alunos premiados tiveram frequência regular nos encontros, e que os medalhistas participaram de todos os encontros.
CONCLUSÕES:
Com o desenvolvimento do projeto, pode-se verificar que houve estímulo ao estudo da matemática, o que pode ser comprovado pela frequência regular dos alunos participantes. Além disso, na cidade de Pato Branco - PR o número de medalhistas aumentou de um (medalha de prata) em 2011 para dois (uma medalha de ouro e uma medalha de bronze) no ano de 2012 (ambos os alunos participaram do projeto), e ainda, outros três alunos que frequentavam os encontros ganharam certificado de menção honrosa. Assim, os objetivos traçados para o projeto foram alcançados.
Palavras-chave: Preparação, Matemática, Premiação.