65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO DA BEIRA RIO (BARRA DO CORDA – MA)
Lúcia Tereza Pinto Tugeiro - Prof.ª Orientadora – Campus Barra do Corda - IFMA
Antonia Maiana da Silva Sampaio - Aluna Bolsista – Curso Técnico em Química - Campus Barra do Corda/ IFMA
Nayanne Milena Viana Araújo - Aluna Bolsista – Curso Técnico em Edificações - Campus Barra do Corda - IFMA
Paula Oliveira Santos - Aluna Bolsista – Curso Técnico em Agronegócios - Campus Barra do Corda - IFMA
INTRODUÇÃO:
Para Padilla (1992 apud MERIGUE, 2003) o turismo é um fenômeno social, que consiste no deslocamento voluntário e temporário de pessoas que saem de suas casas para outros locais, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural.
Segundo Ruschmann (1997 apud CID, 2005), a educação para o turismo ambiental deve acontecer por meio de programas não formais, convidando o turista a participar com consciência ambiental nas férias ou em casa.
Na pesquisa apresentada ao PIBIC-Jr 2011/2012, Diagnóstico do potencial ecoturístico como forma de implementação de roteiros de turismo de aventura no município de Barra do Corda-MA, constatou-se que o Ecoturismo, Turismo de aventura e Educação Ambiental se complementam em sentidos e significados, priorizando a preservação de áreas naturais.
Essa demanda, segundo a LDB, deve estar em consonância com a realidade local em que a instituição de ensino está inserida, desenvolvendo a aprendizagem crítica e contextualizada no setor turístico.
O respectivo projeto estabeleceu a consonância da educação com o turismo, articulada com a comunidade de Barra do Corda e turistas visitantes no entorno dos rios Corda e Mearim, respeitando as suas vertentes culturais de conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo Geral • Realizar ações educativas de desenvolvimento turístico junto à população da região da beira rio e seus visitantes, respeitando as suas matrizes culturais. Objetivos Específicos • Planejar ações que desenvolvam o ecoturismo na região da Pousada do Rio Corda até a Beira Rio; • Promover o desenvolvimento da consciência ambiental na comunidade escolar do IFMA-Campus Barra do Corda.
MÉTODOS:
Procedimentos e estratégias:
• A difusão de conhecimentos entre os habitantes locais, turistas e comunidade escolar, através da educação formal, não formal e informal;
• Ações que programem melhorias na infraestrutura do local como: instalações de placas educativas e de identificação e de contêineres com a logomarca dos órgãos envolvidos; mutirão de limpeza do entorno da Beira Rio;
• Realização de palestras junto à comunidade escolar com discussões de temáticas ambientais;
• Oficinas e minicursos na área de Educação ambiental e atividades de aventura, com a comunidade da região estudada através de parcerias com órgãos públicos e privados;
• Mapeamento do local para vivências de atividades de aventura, consubstanciadas em valores ambientais sem degradações ambientais, permitindo uma relação de troca, de saber conviver e respeitar o meio natural e étnico onde as atividades de aventura estão sendo realizadas;
• Criação de cartografia para planejamento local, incluindo os mapas temáticos, de riscos, e áreas de proteção ambiental;
• Culminância com evento no local.
Ambiente:
• Região da Beira Rio até a Pousada do Rio Corda;
Sujeitos participantes:
• Moradores da região estudada;
• Comunidade escolar do IFMA – Campus Barra do Corda;
• Turistas visitantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Difusão de conhecimentos com discussões de temáticas ambientais e de acessibilidade sustentável. Para Drumond (2002), é importante identificar o objetivo do trabalho no início, pois a coerência entre o discurso e a prática dos envolvidos, faz com que a comunidade confie no processo.
Reconhecimento da trilha com descida de boia, através de mapeamento temático e das áreas de proteção e discussão dos perigos, tipos de biomas e de sua preservação.
As práticas de aventura aumentam a consciência ecológica dos envolvidos, porém, se não planejadas, podem interferir negativamente nos fatores ambientais, ocasionando danos nos ambientes.
A formação, através de minicursos que objetivaram a educação ambiental; o turismo sustentável; a sustentabilidade na construção civil e realização de análise química da água do rio foram ações que objetivaram a ausência desses danos.
Por fim, a culminância do projeto com: caminhadas, trilhas, descidas de boias e coletas de lixo e outros trabalhos desenvolvidos.
As ações educativas na comunidade estudada contribuíram no processo de desenvolvimento sustentável do turismo local, priorizando as necessidades dos moradores locais e turistas, sem comprometer o meio ambiente, dialogando com outras áreas do conhecimento, ampliando a visão de mundo dos envolvidos.
CONCLUSÕES:
As ações realizadas a partir dos educandos e professores do IFMA junto à comunidade foram estabelecidas, através de práticas pedagógicas apropriadas de valores ambientais que certificaram a sua realização sem agressão ao meio ambiente, buscando sempre uma relação de troca, de saber conviver e respeitar a natureza.
Existiram dificuldades durante sua realização, tais como: falta de equipamento técnico para a trilha, devido a problemas com a liberação dos recursos e ausência significativa do público alvo na culminância.
Porém, houve interesse e apoio por parte de alguns comerciantes locais bem como do setor público em desenvolver as atividades de ecoturismo no município, além da sensibilização dos educandos.
São várias as atividades de aventura que podem ser realizadas na região da Pousada até a Av. Beira Rio com viabilidade financeira para os comerciantes.
Por fim, é necessário que haja continuidade em outros projetos desse porte no município, pois o mesmo conseguiu cumprir seu objetivo de implementar estratégias e ações educativas ambientais, ao apresentar junto à população da região da beira rio e seus visitantes, que o descaso para com o meio ambiente, que ainda vigora em sua cidade, pode gerar problemas futuros que afetarão não só o meio natural, mas os próprios habitantes
Palavras-chave: Ecoturismo, Atividades de aventura, Educação Física..