65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
EFICIÊNCIA DO rbST ASSOCIADO A IATF SOBRE A TAXA DE CONCEPÇÃO EM VACAS DA RAÇA NELORE
Lana Fernanda Borges da Silva - Depto. de Ciências Agrárias – IFMA/Campus Codó
Oswaldo Palma Lopes Sobrinho - Depto.de Ciências Vegetais – UFERSA
Maria da Assunção Silva Carlos - Depto. de Ciências Agrárias – IFMA/Campus Codó
Álvaro Itauna Schalcher Pereira - Depto. de Química – IFMA/Campus Codó
José Adalmir Torres de Souza - Laboratório de Biotecnologia de Reprodução Animal – UFPI
Glayde Maria Carvalho Véras - Profa. Mestranda/Orientadora - Depto. de Política Agrícola – IFMA/Campus Codó
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos muitas biotécnicas reprodutivas têm sido utilizadas no sentido de melhorar a eficiência reprodutiva dos rebanhos. Nesse particular, a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) se destaca como a eficiente dentre as tecnologias bem estabelecidas na produção e reprodução animal. Vários fármacos têm sido associados a protocolos de inseminação artificial, dentre estes, o hormônio somatotropina recombinante bovina (rbST) tem se destacado em particular na produção de gado leiteiro.
A Somatotropina bovina (bST), ou hormônio de crescimento (GH), é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo dos bovinos, entre outros animais. Entre seus principais efeitos consta a estimulação na síntese de proteína e glicose, a oxidação de gordura e a inibição na utilização da glicose por tecidos periféricos (MACEDO et al.,2005).O tratamento com rbST atua elevando as concentrações periféricas de hormônio do crescimento (GH) e fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-I), que atuam melhorando o desenvolvimento folicular ovariano e função do corpo lúteo de vacas (Lucy et al., 1995).
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do rbST associada à técnica de IATF, em vacas da raça Nelore.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do rbST associada à técnica de IATF, em vacas da raça Nelore.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado na Fazenda Abelha, Município de Codó-MA. Foram selecionadas 240 vacas da raça Nelore, multíparas, com no mínimo 60 dias de paridas, com escore corporal de três a 3,5 e condição reprodutiva favorável, estabelecida por avaliação clínico-ginecológica. Todas as vacas foram mantidas a pasto, recebendo mineralização específica para o período da estação de monta (dezembro/2011 a março/2012). O estro foi sincronizado utilizando protocolo clássico para IATF: D0-colocação do CIDR e aplicação de 2mL de BE; D8- aplicação de 2,5mL de PGF2α; D9-retirada do CIDR, aplicação 0,3 mL de ECP e de 300UI de Folligon (eCG); as inseminações ocorreram no D11, 48 horas após a retirada do CIDR. Associado a esse protocolo foram constituídos três grupos: G1, que recebeu 250mg de rbST no D0; G2, 125mg de rbST no D0 e G3, controle. O diagnóstico de prenhez foi realizado por palpação retal aos 60 dias após a inseminação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A taxa de gestação geral foi de 62% (149/240), sendo 62% (50/80) no grupo 250mg rbST (G1), 51% (41/80) no grupo 125mg rbST (G2) e 68% (55/80) no grupo controle (GC). Com estes resultados pode-se observar que a utilização do rbST, nas doses de 125 e 250mg, não apresentaram diferenças significativas entre os grupos.
Os efeitos da somatotropina nos tecidos animais vão além das glândulas mamárias, pois trata-se de um fator de crescimento endócrino capaz de afetar vários tecidos, inclusive os que influenciam a reprodução (BAUMAN, 1999). O uso de rbST em vacas leiteiras tem sido associado com a diminuição da eficiência reprodutiva, como o aumento do número de dias abertos e redução da frequência do estro comportamental (SANTOS et al., 2004). No entanto há uma relação antagônica entre produção leiteira e reprodução, dessa forma não é de surpreender que a rbST provoque redução na taxa de prenhez (LUCY, 2001). Em contrapartida, os efeitos benéficos na performance reprodutiva são observados com a utilização de rbST em protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (SANTOS et al., 2004) bem como, a utilização em receptoras de embrião com o aumento na taxa de gestação (MOREIRA et al., 2002).
CONCLUSÕES:
O rbST não promoveu aumento na taxa de concepção de vacas da raça nelore, sendo necessários estudos mais aprofundados em relação às doses utilizadas e associadas ao protocolo de IATF, o que pode ter levado a esse efeito negativo no rebanho analisado.
Palavras-chave: rbST, IATF, GH.