65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
MOMENTO QUÍMICA: UTILIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA.
Rosiane Vieira dos Santos - Graduando de Licenciatura em Química - IFPI
Maria do Amparo Azevedo Oliveira - Graduando de Licenciatura em Química - IFPI
Irismar Maria Rodrigues - Graduando de Licenciatura em Química - IFPI
Simone Silva da Cruz - Graduando de Licenciatura em Química - IFPI
Maria de Fátima Cardoso Soares - Profa. Doutoranda/Orientadora - IFPI
INTRODUÇÃO:
No contexto cientifico – educacional atual os professores necessitam utilizar metodologias e materiais didáticos que venham atrair a atenção do aluno, desprendendo-se do tradicionalismo. Um exemplo, de ferramenta educacional e interativa são as atividades lúdicas, elas tornam o processo de aprendizagem mais divertido e espontâneo. Segundo Pedroza (2005, p. 75) “Acreditamos que o momento lúdico, como espaço de descontração, na escola, deve ser visto como constituinte do sujeito, o qual, a partir de vivências que experimenta, constrói suas relações interpessoais”, uma vez que os estudantes se envolvem fisicamente e cognitivamente com a atividade, o processo de ensino e aprendizagem ira envolver dinamismo e criatividade proporcionando maior compreensão sobre determinado conteúdo. Por ser uma disciplina que envolve tanto cálculos quanto uma área conceitual um tanto complexa, aos olhos dos alunos principalmente de ensino médio, há uma dificuldade de compreender alguns assuntos, porém, existem metodologias para o ensino de Química, dentre elas a gincana que podem ser utilizadas pelo professor em conjunto, se possível, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, apoiado pela CAPES.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ensinar química através de uma metodologia diferente, interativa e competitiva. Estimular a criatividade, promover o trabalho em equipe por meio de atividades que relacione cotidiano e ciência, utilizando conteúdos já programados a serem lecionados em sala de aula, para alunos da 3ª serie do ensino médio através de gincana e assim trabalhar conteúdo em conjunto com o lúdico.
MÉTODOS:
A gincana abordou os seguintes assuntos para as experiências práticas: Oxirredução, Desidratação e Esterificação; Polímeros Sintéticos; Noções sobre alguns compostos presentes em seres vivos e, A Química orgânica e o Meio Ambiente. Cada grupo apresentou experiências simples, mas de cunho científico, relacionando teoria e prática. A atividade foi realizada com 48 alunos das duas turmas de 3º ano do CEMTI – Centro de Ensino Médio de Tempo Integral de Parnaíba/PI monitorados pelos bolsistas do PIBID de Química (CAPES), que trouxeram as seguintes atividades como experiências: Como Produzir Espuma, Carbonificação do açúcar, Cameleão Químico e Fígado cru na água oxigenada (Reações Químicas). Os materiais utilizados nas experiências eram de fácil acesso, que poderiam ser adquiridos em farmácias ou supermercados, como bicarbonato de sódio, detergente, soda cáustica, água oxigenada, limão, entre outras. Os grupos apresentavam suas experiências para o público, sendo que o primeiro grupo para o qual foram apresentadas constituía a banca avaliadora, que era composta por professores convidados e que fazem parte do corpo docente da escola, os quais iriam dar as notas para cada experiência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Analisando as notas antes e após a gincana foi observado um aumento significativo nas notas de 80% da turma, já que ambas, apesar de serem decompostas em A e B dividiam o mesmo espaço durante as aulas, comprovando a veracidade da ação positiva em utilizar atividades lúdicas como complemento educativo. Em todo o processo de realização da gincana, desde a apresentação do projeto até sua concretização foi constatado o interesse dos alunos em entender os assuntos e as práticas experimentais a serem efetuadas. Apesar das dificuldades encontradas, podemos perceber um espírito competitivo entre as equipes, escolha por práticas experimentais utilizando materiais de fácil acesso, mas que seguiam exemplos científicos interessantes, e empenho do grupo como um todo, mostrando que a iniciativa teve uma boa aceitação por parte dos estudantes que costumavam seguir um método de ensino pouco interativo. Sendo assim, verificamos que as atividades propostas e desenvolvidas pelos bolsistas aplicadas em conjunto com os alunos foram muito bem recebidas e apreciadas, permitindo um espaço de descontração para os estudantes, mas sem deixar de lado o exercício da aprendizagem e dos desenvolvimentos intelectuais necessários.
CONCLUSÕES:
Esta dinâmica é uma ferramenta de contribuição no ensino médio, podendo ser utilizada em conjunto com as aulas e servir de alternativa para auxiliar escolas que não possuem laboratórios, pois, as atividades são simples e utilizam materiais básicos, não havendo a necessidade de espaço físico apropriado. O lúdico como uma alternativa de ensino - aprendizagem ajuda a tornar o aluno um agente ativo dentro do contexto escolar, desenvolvendo capacidades cognitivas como atenção, percepção e raciocínio do aluno. Portanto, conclui-se que atividades práticas devem estar sempre inseridas na realidade da sala de aula e no atual contexto da educação, uma vez que diversifica o ensino de Química e proporciona uma transmissão de conteúdos de forma mais agradável e divertida.
Palavras-chave: Didática, Experiência, Pesquisa.