65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
LEITURA, ESCRITA E REESCRITA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL “CARTA DO LEITOR”
Fabiana Vieira Barbosa - Depto. Letras e ciências humanas - UFRPE/ UAST
Cléber Alves de Ataíde - Prof.Me. /Orientador - Depto. Letras e ciências humanas – UFRPE/UAST
INTRODUÇÃO:
A escrita é de fundamental importância para o crescimento do aluno na escola e na sociedade. No entanto os exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Prova Brasil têm demonstrado que a maioria dos estudantes do país saem do ensino básico sem dominar as habilidades mínimas de leitura e escrita. Esses estudantes não conseguem escrever um texto simples em que possam argumentar a respeito de um determinado tema. Assim, faz-se necessário a difusão de uma visão mais Interacionista de lidar com a linguagem, através da escrita e reescrita dos gêneros textuais. A escrita, neste trabalho, é vista como uma atividade processual, isto é, uma atividade durativa que se vai fazendo pouco à pouco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como principal objetivo contribuir para amenizar as dificuldades que os estudantes têm em relação à produção do texto escrito. Como objetivos coadjuvantes, propomos atividades em que os alunos pudessem identificar a função do gênero carta do leitor, produzir e reescrever textos de comentários a partir de outros.
MÉTODOS:
As atividades de intervenção foram realizadas no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFRPE na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Adauto Carvalho (EREMPAC), de Serra Talhada (PE). O trabalho foi realizado com os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio. Ao observar as turmas, percebemos as dificuldades em que os estudantes tinham ao escrever, principalmente, textos mais argumentativos. Os procedimentos didáticos foram divididos em três momentos. No primeiro momento apresentamos a proposta do gênero a ser trabalhado, no caso a carta do leitor, e um debate sobre a notícia “a polêmica do sistema de cotas”, da revista eletrônica Educação UOL. Esta etapa serviu para que os alunos construíssem repertório de leituras com o tema. O segundo momento, os discentes tiveram a oportunidade de escrever uma carta do leitor . Após essa primeira escrita, houve uma correção desses textos e uma análise da coerência, além de aspectos linguísticos como: a coesão, organização dos parágrafos. O terceiro momento, os textos foram devolvidos aos estudantes, para que eles pudessem perceber seus desvios e que produzissem a reescrita dos próprios textos, fazendo as alterações sugeridas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para análise dos resultados, escolhemos as produções de uma única turma de terceiro ano, a fim de analisar a primeira e a segunda escrita das cartas do leitor. Como os resultados são parciais, fizemos uma análise comparativa quantitativa para observar os conhecimentos colocados na primeira escrita e os aplicados com a intervenção e a reescrita na segunda etapa. Observamos nesta primeira etapa, os aspectos linguísticos dos textos: ortografia, acentuação e pontuação. Ao desenvolver essa atividade, observamos que os alunos desenvolveram uma melhor compreensão em relação aos aspectos teóricos (identificação dos elementos constituintes do gênero carta do leitor), e com a reescrita desenvolveram uma melhoria significativa na compreensão dos conteúdos na organização do gênero textual e na gramática aplicada ao texto.
CONCLUSÕES:
Essa atividade forneceu com a reescrita de textos, um melhoramento das falhas na argumentação e na coesão e coerência dos textos dos dicentes, fazendo com que eles mesmos pudessem ter esse olhar crítico sobre o texto, o que contribui tanto na escrita quanto na leitura dos gêneros textuais. O projeto vem contribuindo, gradualmente, tanto para os pesquisadores, no que se refere às práticas docentes e conhecimento da realidade escolar, como para os alunos, no que se aplica ao crescimento do conhecimento, pois vem trabalhando práticas pedagógicas que alimenta essa carência quando se trata de colocar no texto a argumentação oral de forma que a coesão e coerência estejam presentes junto com as ideias, fazendo com que aperfeiçoe seu modo de ler e escrever, fazendo-os mais capacitados para desafios do mundo moderno/contemporâneo
Palavras-chave: Escrita, Reescrita, Carta do leitor.