65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
OFICINAS PEDAGÓGICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES
Jerffania Maria da Mota e Silva - Depto. de Educação – UERN/RN
Janecleide Alves Gondim - Depto. de Educação – UERN/RN
Mariane Lemos Cassiano - Depto. de Educação - UERN/RN
Francisca Maria Gomes Cabral Soares - Profª. Ms./orientadora - Depto. de Educação – UERN/RN
Silvia Maria Costa Barbosa - Profª. Drª./ Depto. de Educação – UERN/RN
INTRODUÇÃO:
Um dos grandes desafios da educação é fazer do processo de ensino/aprendizagem uma articulação entre teoria e prática. Para isso se faz necessário buscar alternativas que possibilitem a construção de conhecimentos a partir da ação e reflexão. Este artigo apresenta a oficina pedagógica como um dos caminhos possíveis para articular teoria e prática, ou seja, vencer a distância entre o pensar e fazer algo. Cuberes (1989) apud Vieira e Volquind (2002), conceitua a oficina como sendo “[...] um tempo e um espaço para aprendizagem; um processo ativo de transformação recíproca entre sujeito e objeto; um caminho com alternativas, com equilibrações que nos aproximam progressivamente do objeto a conhecer”. Cada professor deve dar ao aluno o direito de vivenciar o processo de aprendizagem realizado pela humanidade, ao longo dos tempos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
• Refletir sobre a relevância de se trabalhar com oficinas pedagógicas nos planejamentos escolares; • Conhecer as habilidades de aprendizagem potencializadas pelo trabalho docente com oficinas pedagógicas.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi elaborado a partir de um estudo exploratório descritivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica tendo como base os seguintes autores: Ander-Egg (1991), Schulz (1991) e Cuberes (1989) e relacionamos a experiências vivenciadas em algumas oficinas pedagógicas planejadas e executadas pelo projeto PIBID/Pedagogia nas duas escolas parceiras da rede estadual de ensino, na cidade de Mossoró/RN.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para Ander-Egg (1991, p. 36) Oficina é “[...] um local onde se trabalha, se elabora algo para ser utilizado”, sendo portanto uma metodologia de ação. Segundo Schulz (1991,p. 10): “[...] oficina é um sistema de ensino e aprendizagem que abre novas possibilidades quanto á troca de relações, funções, papéis entre educadores e educandos[...]”, pois é caracterizada pela construção coletiva de um saber, de análise da realidade, de confrontação e trocas de experiências, em que esse saber não se constitui apenas no resultado final do processo de aprendizagem, mas se configura como ações primordiais na construção do conhecimento de todos, visto que também representa momentos importantes para o processo de avaliação, planejamento e acompanhamento das atividades desenvolvidas. De acordo com Gonzaléz (1987) apud Candau (1995), as oficinas pedagógicas compreendem “[...] tempo-espaço para vivência, a reflexão, a conceitualização: como síntese do pensar, sentir e agir como lugar para a participação, a aprendizagem e a sistematização dos conhecimentos”. Observamos na execução das cinco oficinas pedagógicas, planejadas pelos bolsistas do projeto PIBID/Pedagogia nas duas escolas parceiras, que os alunos envolviam-se nas atividades propostas com satisfação, mostravam-se atenciosos e interessados.
CONCLUSÕES:
As experiências vivenciadas nos fizeram compreender que os alunos envolvem-se em atividades pré-estabelecidas quando se sentem á vontade para pensar, agir e refletir sobre suas atitudes tendo suas opiniões valorizadas e as oficinas pedagógicas trazem essa possibilidade. Essa estratégia pedagógica desenvolve conceitos como: participação coletiva, cooperação, interatividade, criatividade e valorização da cultura local. Diante do exposto consideramos que as oficinas pedagógicas quando planejadas com o objetivo de assegurar uma aprendizagem significativa para o aluno, trazem resultados positivos. Essa é portanto uma metodologia de ensino que estabelece uma interação entre os alunos e a realidade social contribuindo assim para que ocorra uma integração dos conteúdos estudados com o cotidiano dos educandos.
Palavras-chave: Aprendizagem, Metodologia de ensino, Estratégia pedagógica.