65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A DANÇA NO ENSINO MÉDIO: A REPERCUSSÃO DA REALIZAÇÃO DE UM FESTIVAL
Elisangela Almeida Barbosa - Profa. Ms./Depto. de Ensino/IFMT Campus Juína
INTRODUÇÃO:
A Dança é um conteúdo proposto em algumas abordagens pedagógicas da Educação Física, voltando-se à formação integral do indivíduo. O conhecimento da Dança na prática pedagógica, dentro das possibilidades da Educação Física, deve ser tratado como um saber da expressão e comunicação humana, como objeto de apreciação significativa e como produto cultural e histórico, de maneira que todos os alunos tenham os mesmos direitos em relação às oportunidades e contatos com esses saberes. Um dos resultados de uma prática pedagógica a partir da construção desses saberes foi a realização do 1º Festival de Dança do IFMT Campus Juína¸ onde o conhecimento construído pelos alunos pode ser levado a público, dialogando com a comunidade. O Festival de Dança expôs o trabalho de uma linguagem não verbal, corporal, característico da Educação Física, despertando nos expectadores afinidades com os estilos, apreciação estética e abstração a partir da expressão artística presenciada. A Dança como arte é a representação estilizada e simbólica que encontra seus fundamentos na própria vida, favorecendo a compreensão do indivíduo em todas as suas dimensões, físicas, emocionais e psíquicas, tornando-o crítico para entender e interpretar os aspectos simbólicos e representacionais da vida em sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi levantar a opinião do público sobre a qualidade das apresentações artísticas do 1º Festival de Dança do IFMT Campus Juína, que teve como tema “A Dança na Linha do Tempo”, verificando sua satisfação e entendimento das informações apresentadas e se o Festival influenciou, de alguma maneira, o ponto de vista desses expectadores sobre a relevância da Dança na escola.
MÉTODOS:
A pesquisa é descritiva, apresentando abordagem qualitativa. As referências direcionaram-se à Dança como conteúdo da Educação Física e como expressão artística. O Festival foi organizado por três turmas do 2º ano de Cursos Técnicos distintos como parte da avaliação da disciplina de Educação Física. As apresentações artísticas restringiram-se a alunos do IFMT, que elaboraram as coreografias com seus grupos a partir do tema pesquisado e escolhido pela organização. A divulgação ocorreu no interior do Campus e na área central do Município de Juína. O Festival foi realizado num clube da cidade com a expectativa de 200 pessoas, esperadas a partir da disponibilidade de assentos do local. Foram distribuídos 200 questionários antes do início das apresentações versando sobre a qualidade das coreografias, a coerência nas informações apresentadas e a importância do Festival como referência ou acesso ao conhecimento. Os questionários foram recolhidos ao final do evento e para análise dos dados, foram considerados válidos os preenchidos por maiores de idade, descartando os de indivíduos menores e os que não identificaram faixa etária. A análise interpretativa foi escolhida para tratamento dos dados, buscando na interpretação a obtenção de sentidos mais amplos, indo além da sua leitura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos 200 questionários distribuídos, retornaram 112 com autorização da publicação em questão referente a esse critério, sendo 72 considerados válidos, dos quais 71% foram respondidos por mulheres. A faixa etária variou de 18 a 78 anos, com maior expressão entre 18 e 50 anos. Sobre a qualidade das coreografias, 71% dos expectadores responderam que foram “ótimas”, 22,2% foram “boas”, 1,38% foi “regular”, o que permite inferir que há alguma criticidade em relação às apresentações artísticas, visto ainda que 50% dos expectadores tiveram referências de outros Festivais em Estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e cidades como Cuiabá e outras do interior de Mato Grosso. 99% das opiniões identificaram coerência entre o texto de introdução das coreografias e as danças apresentadas, denotando clareza na produção coreográfica. 94,4% responderam que estariam presentes caso fosse realizado o 2º Festival de Dança. O Festival conseguiu, ainda, influenciar a opinião do público sobre a Dança de diversas maneiras, como estímulo a praticar Dança, resgate e reconhecimento de momentos históricos e culturais, contato com culturas diversas e respeito às diferenças, abertura para novos pensamentos, convicções e expressões pela arte, reforçando ou despertando afinidade com a prática.
CONCLUSÕES:
A realização do 1º Festival de Dança do IFMT Campus Juína repercutiu positivamente, tanto com a comunidade do Campus, com a participação artística de todas as turmas e cursos do Instituto e com a presença de servidores auxiliando no andamento do evento, quanto com a comunidade externa, pois a expectativa de público foi superada, observando o número superior de pessoas em relação ao número de 200 lugares disponíveis no local. Foi possível acompanhar o envolvimento e dedicação dos alunos na pesquisa de músicas, figurinos e produção das coreografias durante as aulas de Educação Física e o reflexo disso foi a resposta do público, admirando o resultado e reconhecendo que a Dança pode participar de fato da formação dos jovens estimulando atitudes em prol da coletividade, da autonomia e da autoconfiança com superação limites como timidez e dificuldades motoras, percebido em muitas opiniões emitidas nos questionários da pesquisa. A expressão artística da Dança pode concretamente participar da construção do conhecimento entre os alunos na escola, criando espaços para o contato com outras culturas e até mesmo aprofundando sobre a sua própria cultura, levando informação coerente e significativa ao público, abrindo portas que favoreçam o conhecimento e respeito às diferenças culturais.
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Expressão Artística, A Dança na Linha do Tempo.