65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
REDUÇÃO DE CUSTOS ATRAVÉS DE LAYOUT EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS
Nilo Fabiano Dos Santos - Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, Depto. De Administração, Sete Lagoas – MG.
Carina Marciela Mews - Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, Depto. De Administração, Sete Lagoas – MG.
Erlano Campos dos Reis - Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, Depto. De Administração, Sete Lagoas – MG.
INTRODUÇÃO:
Para se manter em um mercado extremamente competitivo, as empresas tem buscado no setor logístico seu grande diferencial, tentando prover a capacidade de resposta rápida ao consumidor, facilitando a entrega direta e contínua em cada ponto de venda.
Embora os centros de distribuição se traduzam em resposta rápida ao consumidor, os custos envolvidos são extremamente altos e para viabilizar a operação, eles trabalham em busca de sua capacidade máxima, fazendo com que os custos por produto sejam menores. O grande desafio para os gestores é desenvolver um layout onde se consiga um ambiente seguro e capaz de assegurar uma movimentação constante ao longo de todo o processo de transformação.
Embora essencial, as organizações muitas vezes compõem seu layout sem prever mudanças futuras, seja por obsolescência das instalações, aumento de demanda, aquisição de novas máquinas, novas tecnologias, novos processos de transformação, criando um ambiente de pouca flexibilidade, ruído, pouca ventilação, má iluminação ocasionando baixo rendimento e problemas com acidentes de trabalho. Atualizar o layout através de estudos sistêmicos tornou-se a melhor alternativa para transformar o ambiente de trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo desenvolver um layout capaz de reduzir os custos envolvidos em todo o processo produtivo e propiciar maior vantagem competitiva em um centro de distribuição de bebidas de Sete Lagoas.
MÉTODOS:
O Centro de Distribuição possui 1069 mx2 e armazena 243 produtos Coca Cola. O estudo de layout da unidade foi baseado no Arranjo Físico Celular e cálculo dos ciclos de vida dos produtos através da demanda e estagnação. A curva ABC foi construída utilizando dados coletados através do sistema SAP HVKOF, através da multiplicação do Custo unitário pela Demanda ao longo de um ano. Utilizando a média móvel, os produtos foram classificados em A B e C.
Para alguns produtos o ajuste exponencial foi utilizado, a previsão foi calculada a partir da última previsão realizada no período, adicionada ou subtraída de um coeficiente &alpha que multiplica o consumo real e a previsão no período. A avaliação inicial demonstrou o cenário utilizado, onde o tempo necessário para elaboração de uma única palete é de 25 minutos. São necessárias 10 mistas para uma carga completa de caminhão, resultando em 4 horas e 20 minutos para cada carga ser completada.
Quanto ao processo de carga e descarga, 5 funcionários trabalham no local e há a movimentação intensa de empilhadeiras. Os paletes estão distantes 120 metros do local de carga, fazendo com que a movimentação da empilhadeira seja constante e em longas distancias. O consumo médio de cada empilhadeira é de 6 horas para cada recipiente de gás butano utilizado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os produtos de Classe A correspondem a 77% dos valores movimentados, os B respondem por 15% e a Classe C por 8%. Os produtos foram separados e organizados de forma a aperfeiçoar a movimentação. Após a reorganização do CD, um recuo de tempo de 2 horas foi observado. Com o novo layout cada funcionário passou a gastar 20 minutos para montar uma palete, 3:20 horas para completar uma carga, com uma redução média de 20% do tempo gasto inicialmente. Além disso, houve uma redução na quantidade de produtos devolvidos devido ao atraso nas entregas.
A expectativa de tempo de carga e descarga e a distância foram reduzidas em média 30% com impacto direto sobre esta etapa. A dificuldade de mudanças na estrutura física pode ser um grande obstáculo para o desenvolvimento de um layout adequado, contudo mudanças na disposição e alocação da matéria-prima e produtos usados no processo produtivo podem representar uma saída e impactar de forma favorável e direta os resultados do setor.
Para elaboração do layout, são necessárias informações sobre especificações do produto, quantidades e previsão de demanda. A chance de elaborar de forma correta um layout aumenta se forem respeitados alguns princípios básicos como o princípio da integração da mínima distância, do fluxo, do uso do espaço e segurança.
CONCLUSÕES:
Reduzir custos é um dos grandes desafios para os centros de distribuição, qualquer possibilidade de economia pode representar grande diferencial para sua sobrevivência. Para CD’s com pouco investimento e elevado custo fixo, a possibilidade de intervenção aumenta de acordo com seus resultados.
Diante deste cenário, este trabalho buscou através de ações simples como o ajuste ou reconstrução do arranjo físico a oportunidade de adequação e distribuição de produtos de modo que os custos envolvidos em todas as etapas do processo produtivo fossem os menores possíveis.
Através de pesquisas e comparações entre trabalhos e empresas do mesmo ramo de atividade percebeu-se que um layout bem estruturado tem impacto direto sobre as atividades e principalmente os custos do processo. Além da redução dos custos ligados diretamente a produção, seus benefícios alcançam todas as operações de distribuição.
Todos os fatores abordados, analisados e diagnosticados neste estudo, embasados na teoria dos autores, e aliados ao fato da alta competitividade que impera no mercado, tornam-se um desafio latente a todas as organizações que almejam prosperar e atingir seus objetivos.
Palavras-chave: Logística, Alteração do layout, Armazenamento.