65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
Uso de software livre em programa de monitoria da UFVJM
Cleber José dos Santos - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Douglas Luan de Souza - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Lucas Alves Guimarães - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Jaime Batista de Souza - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Deborah Faragó Jardim - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
INTRODUÇÃO:
Os Programas de Monitoria no ensino superior desempenham um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, para os alunos que desempenham tal atividade. A monitoria exerce a função de estágio aos discentes que pretendem ingressar em carreira de magistério superior. Desta forma, estes programas devem ser alvo de constantes discussões, pois estão intrinsecamente ligados à futura qualidade do ensino. É fato que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula tem se tornado algo recorrente e que, essas ferramentas tem contribuído de forma significativa para a formação dos alunos.
É indiscutível que um mecanismo que vem obtendo sucesso em alguns dos segmentos do processo de formação deva ser testado em outros a fim de comprovar sua real eficiência. Diante destas considerações é que o GESE ( Grupo de estudos em software livre no Ensino ) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), tem procurado agir para inovar nas monitorias, essencialmente as da área de exatas, como Funções de Uma Variável, Fenômenos Mecânicos, entre outras. A tarefa de monitoria, tradicionalmente, remete puramente à resolução de exercícios e problemas propostos pelos docentes das disciplinas ou atividades dos livros-textos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A proposta principal do GESE é analisar a eficiência do uso de ferramentas computacionais durante as monitorias para alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM.
MÉTODOS:
Para alcançar tal objetivo, os monitores, que são integrantes do GESE, procuram estabelecer uma relação de parceria com os docentes das disciplinas a fim de que a monitoria seja uma extensão de suas aulas. Há a necessidade de conhecer previamente o tema que será abordado para a escolha do software que atenda melhor as especificidades de cada tema. Uma vez escolhido o programa, é preciso elaborar algumas simulações que possibilitem a abstração matemática para a percepção da sincronia entre a observação e o modelo teórico. Quanto aos softwares utilizados, podemos citar o Geogebra e wxMaxima, cada qual com características peculiares que nos permitem uma maior adequação ao problema específico. O Geogebra é bastante intuitivo e apresenta uma interface interativa. Já o wxMaxima proporciona ferramental matemático muito mais abrangente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como o monitor deve cumprir uma carga horária de 12 horas semanais, sendo em geral, 06 horas dedicadas ao estudo. Este tempo é redirecionado para a elaboração de simulações a serem usadas nas monitorias. Para quantificar a eficácia do programa, é solicitado aos professores que comparem o desempenho dos alunos que frequentam a monitoria, bem como uma autoavaliação dos mesmos sobre o seu progresso nestas disciplinas. Como se trata de um programa em construção, os depoimentos dos próprios alunos contribuem para a criação de novas metodologias, baseadas nas maiores dificuldades apresentadas por eles, tendo sempre como cunho o uso de ferramentas computacionais, até porque, pretende-se que essas monitorias sejam um adicional das aulas ministradas, pois sabemos que muitas vezes o tempo acaba sendo um fator limitante para o uso destes recursos em sala de aula.
CONCLUSÕES:
Busca-se através deste estudo que os programas de monitoria passem a ter um papel que está além de simplesmente resolver listas de exercícios elaboradas pelo professor da disciplina. Pretende-se que o monitor seja, verdadeiramente, um auxiliar do docente ao mesmo tempo em que passa a ser um aprendiz do ofício. Desta forma, a monitoria passa a ter um valor ampliado: os que nela vão, terão a certeza de que irão adquirir conhecimento, e os que as ministram, estarão aprendendo muito mais. Importante ressaltar que a proposta é apresentar mais uma ferramenta que amplie as opções do aluno e não que o restrinja.
Palavras-chave: Monitoria, Educação, software livre.