65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
A COMPETIÇÃO INTERESPECÍFICA É CAPAZ DE ESTRUTURAR COMUNIDADES EPIFÍTICAS ASSOCIADAS ÀS SAMAMBAIAÇUS (PTERIDOPHYTA: CYATHEACEAE E ALSOPHOFILA)?
Josimere Conceição de Assis - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - FCMS PUC/Sorocaba
Heitor Zochio Fischer - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ciências do Ambiente - PUC/Sorocaba
Lucas Rodrigues Forti - Prof. Me./Coorientador - Pós-Graduando em Ecologia Aplicada - ESALQ/CENA-USP
INTRODUÇÃO:
A competição é um dos principais fatores biológicos capaz de estruturar a organização de diversas comunidades na natureza. No entanto, recentemente tem havido certo consenso de que as comunidades vegetais se distribuem espacialmente de forma aleatória, ou seja, sem um padrão determinístico. Todavia, muitas discussões metodológicas, levando em conta a escala dos estudos e contradições na análise de dados tem confrontado essa ideia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Testar através do uso de quatro modelos nulos, se a competição é um fator determinístico na organização da comunidade de plantas epífitas em uma floresta subtropical de Mata Atlântica.
MÉTODOS:
Este estudo foi desenvolvido na RPPN Parque do Zizo no município de São Miguel Arcanjo. A amostragem dividiu-se em oito transectos de aproximadamente 200m distribuídos pelas trilhas e observação das samambaiaçus Cyathea phalerata e Alsophila sternbergii acima de 4m. A metodologia seguiu a proposta de Melo et al., (2007), com uma régua de 1m posicionada paralelamente ao cáudice da samambaiaçu, sobre o qual foi sobreposto os comprimentos das projeções de cada indivíduo epifítico em classe de altura mediu-se a porcentagem de colonização das epífitas. Foram obtidos registros fotográficos, altura e espécie das samambaiaçus, morfotipo e altura das epífitas e tabulações para posterior analise no programa EcoSim 7.0. As fotografias foram encaminhadas para um especialista/Botânica que identificou os táxons classifcando-as por famílias. Com os dados no programa EcoSim 7.0 as matrizes foram preenchidas com presença e ausência de família epifítica, onde as fileiras representam as espécies(epífitas) e as colunas ilhas(samambaiaçu), calculou-se padrões de coocorrência que é avaliado por meio de modelos nulos. Modelos nulos foram criados com retas de soma fixa e colunas equiprováveis (Gotelli & Ellison, 2002). O algoritmo de aleatorização usado foi “sequencial swap”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Neste estudo observou-se maior abundancia epifíticas da família Bromeliacea habitando aproximadamente 41% das ilhas, seguidas de Pteridofita 22%, Melastomatacea 9%, Begoniacea 8%, Vittariacea 7%, Aracea 5%, Gesneriacea 3%, Piperacea e Loranthaceae 1%, que coocorrem nos samambaiaçus, totalizando 30 ilhas (samambaiaçus) e 209 hospedeiros (epífitas). Os modelos matemáticos adotados C-score, Combo, Checker e V-ratio representam simulações de possíveis “disposições” da comunidade em estudo. O C-score analisa a chance de entabuleiramento das espécies na comunidade, o mesmo teve probabilidade maior que α 0,05 indicando que a competição não estruturou a comunidade. O índice de Combo calcula quantas combinações são possíveis entre as famílias de epífitas encontradas, o resultado maior que α 0,05 não pode ser considerado estatisticamente significante indicando que a competição não foi a responsável por estruturar a comunidade de epífitas. Já o modelo de Checker mostra a quantidade de pares de combinações que são possíveis na comunidade com tais famílias de epífitas encontradas. A probabilidade foi menor que α 0,05 demostrando que a competição pode estruturar a comunidade. O mesmo resultado é observado no índice de V-Ratio.
CONCLUSÕES:
As assembleias são modelos matemáticos que, possibilitam simulações das “dinâmicas atividades” de determinadas comunidades ecológicas. Tais modelos usam como características principais as colonizações e extinções de determinadas espécies. No presente trabalho houve discordância entre os modelos utilizados, onde dois deles consideram que a colonização e as estruturas em comunidades são influenciadas pela competição (V-Ratio e Checker), já os modelos C-score e Combo consideram que não o são, sendo apenas modelos aleatórios ou ao acaso. Os ambientes e as necessidades ecológicas das famílias podem ter influenciado nos resultados dos índices, sendo necessários assim, estudos complementares e mais amplos, com número de indivíduos e trilhas maiores, explorando assim, maior diversidade de ambientes.
Palavras-chave: Samambaiaçu, Parque do Zizo, Assémbléia de Diamond.