65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
PERFIL MATERNO-INFANTIL EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DE TIMON - MA.
Ana Karine - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI-UFPI
Ana Mayara - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI-UFPI
Arlindo Junior - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI-UFPI
Debhorah Castelo Branco - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI-UFPI
Harnold's Tyson de Sousa Meneses - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI-UFPI
Larissa Dias - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
INTRODUÇÃO:
Introdução: A prioridade atribuída pelos Governos à Saúde Materna e Infantil (SMI) determinou, nos últimos anos, o desenvolvimento de um programa específico dirigido a esta área da saúde (PSMI), constituindo o seu objetivo essencial a melhoria dos cuidados e das condições assistenciais pré-concepcional, pré e perinatal e infantil, tendo em vista a diminuição da morbilidade e mortalidade materna, fetal, neonatal e infantil. A assistência materno-gestacional é um direito assegurado a toda mulher gestante desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil materno-infantil em uma maternidade pública da cidade de Timon – MA.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo e abordagem quantitativa, realizado na maternidade N.S da Conceição. A coleta de dados foi obtida através da investigação de prontuários médicos durante o mês de maio e abril, e à aplicação de uma ficha contendo as variáveis: sexo, idade materna, renda, co-morbidades e consultas pré-natal. Foram inseridos na pesquisa todos os indivíduos nascidos no mês de maio e que possuíam registro em prontuário médico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A população foi composta de 50 puérperas, sendo 17 provenientes do interior. Do total, 64% situavam-se entre 20 a 35 anos e 36% entre 15 a 19 anos; 64% eram multíparas, 56% possuíam renda menor que um salário mínimo, 30% recebiam até 02 salários mínimos e 14% ganhavam de 02 até 05 salários mínimos, 38% tinham fatores de risco associados e 26% fizeram menos que 07 pré-natais. Quanto ao tipo de parto 42% tiveram parto cesáreo, 28% eram prematuros, 44% nasceram com baixo peso, 46% tiveram intercorrência durante o parto
CONCLUSÕES:
A partir dos dados obtidos e analisados desse estudo, conclui-se que, a população materna abordada possui algumas características que denotam risco gestacional, tanto para nível materno como para neonatal, demonstrados nos altos valores de nascimentos por cesarianas, baixo peso ao nascer, fatores de risco associados e intercorrências durante o parto. Faz-se necessário, portanto, uma maior atenção à assistência da referida população pelo cumprimento da Política Nacional de segurança materno-infantil em todo o território brasileiro.
1. Professora do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
2. Acadêmicos de 7º período do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí.
Palavras-chave: MATERNIDADE, PERFIL, MATERNO-INFANTIL.