65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
Curso Técnico de Petróleo e Gás, quando é opção e quando é falta de opção?
Joari Santos da Cruz - Instituto Federal Baiano Campus Catu/ Bolsista Pibid
Heloisa Santana de Lemos - Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa/ Superviso de área do PIBID
Joelem Carvalho de Melo - Instituto Federal Baiano Campus Catu/ Bolsista Pibid
Jacson de Jesus dos Santos - Instituto Federal Baiano Campus Catu/ Professor Orientador
INTRODUÇÃO:
O Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, passou a ter esse nome em 1978, pois antes era chamado de Ana Bittencourt, é o primeiro colégio estadual na cidade de Catu que oferece um curso técnico profissionalizante gratuito. No início de sua história a escola ofertava os cursos técnicos em Contabilidade, Secretariado e Magistério. O curso de Petróleo e Gás foi escolhido após uma pesquisa de opinião publica na cidade de Catu, onde se viu a necessidade de um curso técnico voltado para a área de Petróleo e Gás de modo que venha a atender a demanda de profissionais da área. Pois na cidade existem muitas empresas petrolíferas, de modo que essa formação venha suprir a demanda de qualificação e requalificação permanente. Traçando um perfil dos alunos do curso, eles na sua maioria são meninas, têm a variação de idade entre 14 e 21 anos, afirmam que fazem o curso por vontade de ter uma melhor formação, profissão e um lugar no mercado de trabalho. Mais ainda, existe uma parcela que faz por escolha dos pais, o que Santos (2005) caracteriza da seguinte forma: a família e suas origens possuem influência, que mesmo não sendo determinantes, influenciam as escolhas do indivíduo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo traçar o perfil dos alunos do Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, que optam por fazer o curso Técnico de Petróleo e Gás. O trabalho foi desenvolvido mediante a aplicação de um questionário para analisar quando a escolha de um curso técnico se faz por vocação, quando é por falta de opção e quando essa escolha se da por pressão dos familiares.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa. O estudo foi realizado a partir do diagnóstico de questionários semiestruturados, aplicados em todas as turmas do curso Técnico em Petróleo e Gás, no ano letivo 2012. Para a criação do perfil do Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, contamos com o apoio e participação da equipe gestora da unidade escolar. Na elaboração do perfil do curso, contamos com a participação da sua coordenadora, que nos deu uma entrevista e nos falou um pouco sobre o curso e sua estruturação. Tivemos a colaboração dos alunos, que de bom grado responderam as indagações contidas no questionário, onde se buscava verificar quando fizeram ou fazem a opção de determinado curso por vocação, falta de opção e quando se da por escolha dos pais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Quando a escolha de determinado curso é feito pelos próprios alunos, podem gerar problemas familiares se, mas na frente não der certo, o que foi comentado por Moura (2001, p. 17) “Quando quem decide é um adolescente, essa escolha gera mais conflito em função não apenas das dificuldades próprias dessa fase, mas também pelas sérias implicações que a decisão presente pode acarretar no futuro”. Os pais tendem a influencias os filhos a seguir a carreira que eles querem enchendo assim o mercado de profissionais insatisfeitos, mas com o questionário foi possível verificar que 60% dos alunos optaram pelo curso de petróleo, por ter afinidade e acreditar que é uma área boa para se crescer profissionalmente, porem os 40% restante estão no curso porque seus pais escolheram, mas na verdade desejam seguir em outra área de conhecimento. A pesquisa nos levou a dados em que se comprova que a escolha do curso de Petróleo no Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa se da por vocação, opção e afinidade, não tendo a influencia dos pais como fator determinante da escolha.
CONCLUSÕES:
No cenário educacional em que vivemos hoje, onde existe a necessidade de mão de obra qualificada, os cursos técnicos tendem a ser uma boa opção para os jovens que ainda se sentem inseguros quanto à escolha de uma carreira. Pois a partir de um curso de curta duração consegue-se ter uma idéia melhor da área e do mercado de trabalho, para assim futuramente, poder especializar-se. Mas muitas vezes tais escolhas passam pela intervenção dos familiares não sendo determinante, entretanto poderão influenciar na escolha do adolescente e do jovem, uma vez que o curso técnico tende a ser bem específico, enquanto a graduação é bem abrangente, teórico, e permite que o aluno explore diferentes áreas, considerando ainda o período de no mínimo quatro anos de formação. Os cursos técnicos tendem a ser integrado ao médio ou subsequente, enquanto a graduação só pode ser feito após o termino do ensino médio.
Palavras-chave: Curso técnico, petróleo, vocação.