65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
LEVANTAMENTO DA MORTALIDADE DE Inia geoffrensis E Sotalia fluviatilis (CETACEA, ODONTOCETI) NA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE TEFÉ, AMAZONAS.
Luzivaldo Castro dos Santos Júnior - Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos - IDSM
Miriam Marmontel - Dra. Orientadora - Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos – IDSM
INTRODUÇÃO:
Existem duas espécies de cetáceos na Amazônia, Inia geoffrensis e Sotalia fluviatilis, conhecidos respectivamente pelos nomes populares de boto vermelho e tucuxi. O boto vermelho e o tucuxi são espécies de golfinhos que interagem positiva ou negativamente com as atividades de pesca na região. O aumento da pressão de pesca na Amazônia nas últimas décadas tem elevado grandemente o potencial de interações golfinhos/pesca. O monitoramento da mortalidade de botos no entorno de Tefé vinha sendo conduzido de forma oportunista ao longo dos anos, porém vêm se procurando realizá-lo de forma mais sistemática e padronizada. Apesar de protegidos por Lei, estes animais estão em conflito com pescadores. Sendo assim, entender como as espécies de botos está sendo comprometida pela pesca torna-se um fator crítico para a conservação da Amazônia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo descrever a mortalidade de botos amazônicos na região de Tefé, estado do Amazonas, visando diagnosticar especialmente a situação de interação destes animais com a comunidade pesqueira do município.
MÉTODOS:
Com a finalidade de busca de carcaças de botos, foram feitas amostragens de cerca de 60 quilômetros quadrados ao Lago de Tefé, entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013. O percurso resultava em cerca de 6 horas de observação por dia, de uma a duas vezes por semana, dependendo das intempéries. Para isto, foi utilizada voadeira motor 15HP, combustível, GPS para coleta do ponto de localização do animal, corda e lona, e contou-se com o apoio de assistente de campo. Eventualmente, botos mortos são avistados por populares que avisam a Equipe do IDSM. Após encontrar um animal, este era coletado e transportado a dependências do IDSM. A carcaça era vistoriada em busca de marcas de rede ou agressão, e quaisquer outros indícios que sugerissem a causa da morte. Dependendo do estado de decomposição, biometria e necrópsia completas foram realizadas. Durante a necrópsia, órgãos e amostras foram coletados e armazenados no laboratório de mamíferos aquáticos. Os ossos coletados dos indivíduos são guardados no acervo mastozoológico do IDSM.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram realizadas 19 idas ao Lago de Tefé e em 114 horas de observação amostral, foram encontrados 8 carcaças de cetáceos, sendo cinco S. fluviatilis e três I. geoffrensis. Desses, 5 apresentavam marcas de interação com apetrechos de pesca. Percebe-se, através de marcas encontradas em alguns indivíduos, que os cetáceos estão sendo afetados por atividade de pesca, tornando a relação dos botos com os pescadores, desarmônica. Um dos indivíduos de boto vermelho coletado foi encontrado dentro da mata e apresentava marcas de material cortante. Dentre as espécies atingidas, o boto vermelho foi a espécie que mostrou maior interação inter-específica, quando comparado com os outros indivíduos encontrados e de acordo com as necrópsias, os três indivíduos de I. geoffrensis apresentavam marcas de apetrechos de pesca, como arpão e malhadeira. Estudos mostram que a espécie de botos vermelhos é a mais prejudicada pelos pescadores, por ser a mais curiosa e a que mais prejudica a pesca, causando danos principalmente a redes de malha, ao contrário do tucuxi que, na região, é associado de forma positiva, sendo considerado inofensivo.
CONCLUSÕES:
Estes resultados mostram que a ação antrópica é um fator para a morte de golfinhos amazônicos na região de Tefé quando se trata de interação destes animais com atividades pesqueiras. Recomenda-se que seja realizado um trabalho para amenizar os principais fatores que causam as mortes destes animais, incluindo os aparelhos de pesca mais utilizados na interação boto e pescador, assim como as localidades em que as mortes acontecem com mais frequencia.
Palavras-chave: Mortalidade, Cetáceos, Amazônia.