65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ANÁLISES FÍSICAS, QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DAS ÁGUAS DO BALNEÁRIO VENEZA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO ITAPECURU, MA.
Wanderson Oliveira da Silva - Depto. de Pós-graduação em Química - UFMA
Franciel Cantanhede Rameiro - Depto. de Química – UEMA
Railson da Cunha Ferreira - Depto. de Pós-graduação em Química - UFMA
Roberto Pereira da Silva - Depto. de Pós-graduação em Química - UFMA
Manoel Euba Neto - Depto. de Química – UEMA
INTRODUÇÃO:
A crescente necessidade de água para o abastecimento doméstico e industrial faz com que hoje a quase totalidade das atividades humanas seja cada vez mais dependente da disponibilidade das águas continentais. No entanto juntamente com essa situação observa-se também a má utilização desse recurso, o que tem provocado sua escassez relativa e degradação da qualidade, fato atribuído principalmente à poluição pelo lixo doméstico, esgotos públicos e industriais, bem como a utilização indiscriminada de fertilizantes químicos e agrotóxicos oriundos da agricultura. Tal situação tem modificado as características dos ecossistemas aquáticos pelo processo conhecido como eutrofização. Nesse contexto, tendo em vista a necessidade de um controle na qualidade das águas, a Resolução Nº 357, de 17 de março de 2005 do CONAMA, estabelece alguns parâmetros que definem limites aceitáveis de elementos estranhos considerando os diferentes usos, dentre esses parâmetros destacam-se nesse estudo: fosfatos, fósforo total, nitratos, cloretos, ferro, oxigênio dissolvido, coliformes fecais e totais, além de pH, temperatura, alcalinidade, dureza total e acidez, os quais não fazem parte dessa resolução especifica, mais apresentam destaque nesta pesquisa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo visa analisar o nível de qualidade das águas do balneário Veneza na cidade de Caxias - MA, através de parâmetros físico-químicos e microbiológicos.
MÉTODOS:
O estudo foi desenvolvido na bacia hidrográfica do rio Itapecuru localizada na parte centro-leste do Estado do Maranhão, entre as coordenadas 2º51’ a 6º56’ Lat. S e 43º02’ a 43º58’ Long W, mais especificadamente no balneário Veneza, afluente do Rio Itapecuru, situado entre as coordenadas 04º53’05’’ S e 43º22’84’’ W, na cidade de Caxias. As amostras de água foram coletadas na região subsuperficial do corpo d’água em quatro pontos diferentes e equidistantes, em um período semestral abrangendo meio ciclo hidrológico. Os resultados de pH e temperatura foram realizados, através de um pHmetro digital, modelo DM 20 com sensibilidade de 98% e de um termômetro de vidro modelo 5050 da Icoterm, respectivamente. Os parâmetros de alcalinidade, dureza total, acidez, cloreto (Cl-) e fosfato (PO4-3) foram determinados pelo método químico de análise titrimétrica, enquanto fósforo total (P), nitratos (NO3-) e ferro (Fe+2) foram analisados pelo método físico de análise espectrofotométrica UV-VIS. Os valores microbiológicos de coliformes fecais e totais foram obtidos pela técnica dos tubos múltiplos (NMP).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As análises físico-químicas referentes à presença de fósforo na forma de fosfato (PO4-3) e fósforo total (P) ficaram acima do estabelecido pelo CONAMA, com valores de 0,170 e 0,058 mg L-1, sendo que os limites máximos permitidos são de 0,1 e 0,01 mg L-1, respectivamente. O teor de nitrato (NO3-), 0,454 mg L-1, apresentou-se dentro dos níveis aceitáveis no que diz respeito ao consumo humano, que estabelece um valor máximo de 10 mg L-1, no entanto está acima do valor mínimo permitido para ecossistemas lênticos (águas paradas – balneário Veneza), ultrapassando o valor de referência que é de 0,3 mg L-1. Os resultados de coliformes fecais e totais também atingiram níveis acima do regulamentado (1000 NMP/100 mL) com médias de até 1600 NMP/100 mL. Os valores de pH, cloreto (Cl-) e ferro (Fe+2) encontram-se dentro do regulamentado pelo CONAMA, com média de 6,90, 9,945 mg L-1 e 0,026 mg L-1, respectivamente. Enquanto os parâmetros de alcalinidade, temperatura, dureza total e acidez apresentam-se de acordo com os padrões legais vigentes em lei para águas doces. Os níveis de oxigênio dissolvido (OD), 0,171 mg L-1, mostraram-se abaixo dos valores mínimos de referência (6 mg L-1), esse fato aliado a alta concentração de fósforo caracteriza o processo de eutrofização nesse ambiente.
CONCLUSÕES:
Os valores de fosfato e fósforo total estão acima do regulamentado pelo CONAMA, fazendo assim o ambiente em estudo, balneário Veneza, propicio a ocorrência do processo de eutrofização, isso por que o aumento desses nutrientes proporciona uma grande produção de fitoplâncton na água, gerando um desequilíbrio com várias consequências para o ecossistema, o que na prática é verificado pelo aumento de plantas aquáticas e os baixos índices de oxigênio dissolvido observados. Este aspecto é agravado ainda mais pelos resultados de coliformes fecais e totais que apresentaram-se acima dos valores permitidos, fato atribuído principalmente à poluição por esgotos domésticos e banhistas. Dessa forma a presença desses micro-organismos patogênicos acaba transformando esse ambiente em um veículo potencial para transmissão de doenças. Os níveis de nitratos (NO3-) mostraram-se acima do regulamentado somente para águas lênticas, fato que pode levar a uma diminuição da capacidade de transporte de oxigênio no sangue, principalmente em crianças, podendo desenvolver a metaemoglobinaemia. Os demais parâmetros físico-químicos (pH, temperatura, alcalinidade, dureza total, acidez, cloreto e ferro) encontraram-se dentro dos limites vigentes pela legislação brasileira.
Palavras-chave: Eutrofização, Contaminação microbiológica, Impactos ambientais.