65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDA FASE: ABORDAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL INTEGRAL PÚBLICO
Enndyl Samara Garcia de Lima - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – TO, IFTO
Marcos Antonio Santos de Melo - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – TO, IFTO
Raquel Pereira Ferreira - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – TO, IFTO
Wyne Thays Barbosa da Paz - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – TO, IFTO
Quitéria Costa de Alcântara Oliveira - Prof. - Educação Básica /Orientadora/Espec. – Orientação Educacional – IFTO
INTRODUÇÃO:
A Escola Estadual Augustinópolis localiza-se na cidade de Augustinópolis, estado do Tocantins sofreu uma radical mudança desde o inicio do segundo semestre de 2011. Essa mudança aconteceu devido a um projeto do governo do estado para a implantação do ensino integral em escolas da rede pública. A partir daí a escola que se via como educadora começa a se vê como protetora e passa a exigir de si um conjunto de responsabilidades que antes não eram vistas como escolares, mas que agora devem ser exercidas constantemente. Essa iniciativa tem o intuito da melhoria na qualidade da educação na rede de ensino público do Estado do Tocantins. Apesar da implementação do ensino integral na Escola estadual Augustinópolis não houve mudanças significativas na estrutura física da instituição. Os alunos da UE destacam-se na Região pela participação com êxito de vários campeonatos esportivos, principalmente o futebol, futsal e xadrez, com isso vêm a maior necessidade de ampliação de espaços internos como a quadra de esportes que necessita ser coberta para melhor execução dessas atividades. Devido à falta de políticas públicas adequadas e planejamento pelo governo diverso problemas apareceram culminando com o baixo índice de desenvolvimento dos alunos na unidade escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer e analisar a qualidade do ensino ofertado pela Escola Estadual Augustinópolis após a implantação da Educação Integral, refletindo sobre aspectos práticos e teóricos do Ensino Fundamental segunda fase, no modelo do ensino Integral público.
MÉTODOS:
Esse trabalho foi realizado como requisito da disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Para esta atividade optou-se por um estudo qualitativo, por propiciar um conhecimento significativo sobre a realidade da Escola Estadual Augustinópolis após a mudança de regime. A investigação foi baseada em relatos da equipe gestora, docentes, discentes e alguns servidores do quadro geral. Fundamentaram-se também em documentos legais da UE como o PPP (Projeto Político Pedagógico), Proposta de Ensino Integral do Tocantins, além da LDB 9.394/96. Os materiais utilizados foram filmadoras e aplicação de questionários para condução das entrevistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a pesquisa de campo pode-se observar in loco a urgente necessidade de melhoramento na infraestrutura da UE, pois desde o inicio da educação integral não foi feito nenhum melhoramento nas instalações da Unidade Escolar. Com isso só se multiplicaram os transtornos que já eram existentes antes mesmo da escola tornar-se integral. No decorrer do ano letivo houve a necessidade da redução do número de alunos para melhorar a qualidade e o conforto dos alunos na escola. Ao final de 2011 eram 622 alunos que antes eram divididos em dois turnos, mas após o inicio do regime integral foi reduzido à quantidade para 355. A quadra de esportes não tem cobertura e as práticas esportivas só podem ser desenvolvidas no início ou final do dia. A falta de espaço para recreação e descanso para os alunos após o almoço também foi apontado como um grande problema no local. Nas respostas coletadas ficou evidente o clima harmônico presente naquele contexto, onde todos os entrevistados abordaram que trabalham de forma articulada e coletiva em prol do ensino ofertado.
CONCLUSÕES:
O ensino integral pode ser uma das melhores ideias para melhorar a qualidade na educação pública no Brasil, mas se for administrado devidamente. Na escola Augustinópolis transpareceu pontos negativos e pontos positivos após a implantação do ensino integral. Acredita-se que com o melhoramento da estrutura física da escola, ampliação de banheiros, áreas de descanso, lazer, climatização das salas de aula e melhor acompanhamento na prática pedagógica, essa unidade escolar venha ser de ótima qualidade.
Palavras-chave: Educação integra, Qualidade, Problemática.