65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
O ENSINO DE QUÍMICA APLICADO NO MEIO AMBIENTE
Karlliane Silva Moura - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Kelly Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Valdete Batista dos Santos Neta - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Chryslane Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
James Cleudson Barbosa Farias - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Aldenir Feitosa dos Santos - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Exatas e da Terra - UNEAL
INTRODUÇÃO:
A química ambiental estuda os fenômenos químicos e bioquímicos que acontecem na natureza, sejam eles de origem naturais ou humanas, que implicam no comprometimento da saúde do homem e do planeta. A química aplicada de maneira correta pode contribuir para a formação de cidadãos com capacidade de tomar decisões relacionadas à sustentabilidade. Atualmente existe uma grande preocupação em resolver os problemas ambientais, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida no planeta. Trabalhar a educação ambiental com alunos de ensino médio é mostrar aos mesmos como é possível usar a química no meio ambiente de maneira que não venha causar impactos negativos. Isso pode ser feito através de atividades experimentais que incentivam o ensino aprendizagem de química abordando questões ambientais, proporcionando aos discentes uma visão mais conscientizadora e sócio ambiental. A utilização de práticas que aproximam a disciplina de química da realidade do discente dentro de um contexto ambiental é essencial, pois favorece uma aprendizagem mais significativa aprimorando o crescimento e ensino do discente, tornando-o capaz de compreender como a química pode ajudar nos problemas ambientais vistos no dia-a-dia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Utilizar a química como ferramenta para educação socioambiental conscientizando os discentes sobre a sua importância para o meio ambiente, mostrando como ela pode ser utilizada de forma benéfica, desenvolvendo soluções para grandes impactos, sejam naturais ou causados pelo homem.
MÉTODOS:
Foi realizada a seleção de experimentos que envolvessem questões ambientais e diversificados assuntos de química para realização de aulas teórica experimental, sendo estas realizadas no laboratório multidisciplinar de química da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, beneficiando turmas de 1°, 2° e 3° ano médio da Escola Manoel Lucio da Silva da cidade de Arapiraca- AL. As aulas ocorreram com a supervisão dos graduandos do curso de Licenciatura em Química da UNEAL. Foram desenvolvidos 3 experimentos voltados para a questão ambiental abordando assuntos de química sendo eles: A substituição do detergente convencional pelo biodegradável (assunto de polaridade das moléculas); descontaminação da água através da eletrofoculação (assunto de reações químicas e processos de separação) e plástico biodegradável (assunto de polímeros). As aulas ocorrem em duas etapas: aula teórica com assuntos de química abordados nos experimentos e sua ação benéfica ao meio ambiente e a aula experimental na qual eram desenvolvidos os experimentos com a participação ativa dos discentes. Foram aplicados questionários antes e após às aulas, com a finalidade de analisar o conhecimento prévio, dificuldades dos discentes e a retenção do conhecimento mediante os conteúdos abordados na aula
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As aulas teórica e experimental realizadas com os alunos tiveram o propósito de melhorar o desempenho dos mesmos na sala de aula, com relação a alguns assuntos da disciplina de química e ao mesmo tempo conscientizando-os sobre o papel de cada um no meio ambiente, mostrando com clareza como a química pode ser utilizada para resolver alguns impactos ambientais. Essas aulas propiciaram uma interação construtiva entre os discentes chamando sua a atenção sobre como a química pode estar inserida de forma benéfica em questões socioambientais. Foi observado que o interesse dos alunos pela disciplina e seus conteúdos aumentaram, pois estes se mostraram ativos e instigados em aprender e desenvolver os experimentos e conteúdos, gerando discussões sobre os assuntos de forma que ficou notória o desenvolvimento do interesse dos alunos nas aulas proporcionando dinâmica e interatividade. Através dos questionários aplicados antes da aula teórico e experimental, foi possível identificar as dificuldades nos conteúdos aplicados em relação à compreensão sobre a química e o meio ambiente. Nos questionários aplicados após a aula, foi possível perceber uma grande evolução na aprendizagem dos alunos, tanto nos conteúdos aplicados quanto na relação da química e meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Os impactos ecológicos sobre o planeta devem ser cada vez mais discutidos nas escolas, com o intuito de conscientizar os alunos que a química pode ser vista não só pelo lado da poluição causada pelo seu uso inadequado, mas como uma solução para muitos problemas ambientais. Desenvolver conceitos e atividades relacionadas ao meio ambiente com os alunos é de fundamental importância para a conscientização desses problemas e das soluções para o mesmo. Pois, a abordagem que pode educar melhor os alunos aprimorando sua aprendizagem mediante os conteúdos de química em relação à sustentabilidade em defesa do meio ambiente é eficaz na construção de um indivíduo critico e conciso.
Palavras-chave: Experimento, Aprendizagem, Discentes.