65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENÓIS E AÇÃO ANTIOXIDANTE DA ESPÉCIE Annona crassiflora Mart
Monizy da Costa Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Kelly Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Thássia Thicielle Oliveira Sena - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Karlliane Silva Moura - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Valdete Batista dos Santos Neta - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Aldenir Feitosa dos Santos - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Exatas e da Terra - UNEAL
INTRODUÇÃO:
A espécie vegetal Annona crassiflora Mart conhecida popularmente como broto, cabeça-de-negro, cascudo ou pinha-do-cerrado é uma espécie de frutífera que ocorre em cerrados e cerradões ao longo de todo o bioma Cerrado. Na medicina popular as infusões das folhas e sementes são utilizadas para reumatismo, feridas, úlceras, câncer de pele, fraqueza no sistema digestório, cólicas e diarréia. Nos últimos anos espécies vegetais estão sendo ovacionadas como riquíssimas fontes de metabólitos secundários que são um dos responsáveis por sua ação medicamentosa. Pois são nas plantas que estão uma grande fonte de recursos naturais, como substâncias antioxidantes que podem servir como pistas para o desenvolvimento de novos medicamentos, isto tem gerado um grande interesse por antioxidantes natural por serem substâncias que em menores quantidades podem vir a prevenir alguns males causados por radicais livres. Os radicais livres tem sido fortemente associado a diversas doenças crônicas não transmissíveis, inflamatórias e degenerativas, pois seu excesso no organismo humano pode causar lesões a biomoléculas, acarretando assim a inativação enzimática, mutação, ruptura de membrana e o aumento da aterogenicidade de lipoproteínas plasmáticas de baixa densidade e morte celular.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve o objetivo de realizar a avaliação da atividade antioxidante do extrato etanólico das folhas da espécie Annona crassiflora pelo método de FTC (Tiocianato Férrico) e DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazila) e análise de seu teor de fenóis totais.
MÉTODOS:
O extrato vegetal da Annona crassiflora (folha), foi preparado pelo método de maceração etanólica por 24 horas, decorrente de rotaevaporação. Avaliação antioxidante foi realizada pelo do método FTC (Tiocianato Férrico) conforme metodologia já descrita na literatura nas concentrações de 0,1 a 100 µg/mL em triplicata com leitura da absorbância a 500nm (espectrofotômetro UV-VIS). A ação antioxidante também foi avaliada pelo método de captura do radical livre DPPH (2,2-difenil-1-picril-hidrazila), no qual a amostra foi diluída nas concentrações de 500, 250, 125, 50, 10 e 5μg/mL em triplicata, onde em 3 mL de cada amostra foi adicionada 0,1 mL de solução etanólica do DPPH 0,3µM e incubados por 30 minutos à temperatura ambiente ao abrigo da luz. A leitura da absorbância foi feita a 518nm no espectrofotômetro UV-VIS. Para a determinação do teor de fenólicos totais da amostra, foi utilizado o reagente Folin-Ciocalteau com leitura no espectrofotômetro UV-VIS a 750nm, segundo metodologia já descrita com modificações, na qual a curva de calibração foi construída com padrões de ácido gálico (2; 1,5; 1; 0,5; 0,15; 0,1; 0,025; 0,01; 0,005 e 0,001 mg/mL) e expressa em mg de EAG (equivalentes de acido gálico) por g de extrato.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Diante do teste antioxidante que monitora o consumo do radical livre DPPH pela amostra, foi observado que o extrato etanólico das folhas da Annona crassiflora apresentaram percentuais de atividade antioxidante (AAO%) significativo em todas as concentrações estudadas de 500 μg/mL (AAO%97,953), 250 μg/mL(AAO%97,314), 125 μg/mL(AAO%97,218), 50 μg/mL(AAO%96,354), 10 μg/mL(AAO%79,213) e 5 μg/mL (AAO%68,404). Já a avaliação antioxidante perante o teste FTC que analisa a quantidade de peróxido de hidrogênio no início da lipoperoxidação que resulta na formação de tiocianato férrico, apresentou atividade nas concentrações estudadas com valores entre 48,93 a 99,10%. Com relação à quantificação espectrométrica do teor de compostos fenólicos do extrato etanólico das folhas da A. crassiflora, determinado pela interpolação da absorbância da amostra contra uma curva de calibração construída com ácido gálico, foi observado um teor de fenóis totais de 0,510 mg de EAG (equivalente de ácido gálico) por g da amostra, sendo um resultado superior ao da espécie Microgramma vaccinifolia(folha) com teor de fenóis totais de 0,045 mg de EAG ( equivalente de ácido gálico) por g da amostra, conforme já descrito na literatura.
CONCLUSÕES:
As investigações fitoquímicas e farmacológicas com várias espécies de plantas têm intensificado a importância dos produtos naturais, sendo fundamental para a possível produção de novos fármacos. Com base nos resultados adquiridos foi possível concluir que a espécie frutífera Annona crassiflora mais precisamente o extrato etanólico das folhas, demostraram potencial antioxidante diante dos testes realizados para a bioatividade o DPPH e FTC, como também presença de um teor significativo de compostos fenólicos, fortalecendo a importância desta espécie para fins medicinais.
Palavras-chave: Medicamentos, Espécie vegetal, Radicais livres.