65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
FATORES QUE AFETAM A DIVERSIDADE E ABUNDÂNCIA DO GÊNERO Erythrodiplax , Brauer 1868 (ODONATA, LIBELLULIDAE) EM SISTEMAS LÓTICOS DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA MATA, PERNAMBUCO.
Fernando Miguel da Silva - Depto. de Zoologia; LABtei; UFPE.
Patxi Xabier do Amaral Alaña Capanaga - Depto. de Zoologia; LABtei; UFPE.
Emanuelle Cordeiro Azevedo Souza - Depto. Genética; UFPE
INTRODUÇÃO:
A ordem Odonata é constituída por três subordens, sendo Anisoptera e Zygoptera ocorrentes na América. Na subordem Anisoptera, a família mais diversa é Libellulidae, tendo como gênero mais diverso dentro desta família o gênero Erythrodiplax. Os odonatos são insetos hemimetábolos cuja maior parte do desenvolvimento ocorre na água, sendo a fase imatura a náiade, que compõe a macrofauna bentônica em rios e lagos. Através da presença e distribuição destes organismos é possível estabelecer uma relação entre a estrutura do ambiente e as modificações neste que influenciam a abundância deste grupo. Modificações na vegetação, alterações na qualidade da água como eutrofização, retirada da mata entre outros, modificam as condições ambientais tanto para organismos adultos quanto imaturos. Por serem sensíveis a tais alterações, este grupo apresenta grande potencial para utilização como bioindicador. Devido a escassez de informações sobre este grupo para o estado de Pernambuco e para a região Nordeste em geral, tornam-se necessários novos estudos a fim de aumentar o conhecimento sobre a diversidade desta ordem na região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar a composição, riqueza e abundância do gênero Erythrodiplax em trechos do Rio Capibaribe em São Lourenço da Mata e relacionar com fatores ambientais que afetam as áreas. Contribuindo também com novas informações para a odonatofauna do nordeste.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado no município de São Lourenço da Mata, Pernambuco. As coletas foram realizadas em dois trechos nas margens do Rio Capibaribe. O trecho A localiza-se próximo a Ponte de Tiuma e o trecho B está localizado próximo à construção da Arena Pernambuco. As capturas foram realizadas mensalmente no período de Setembro de 2012 a Janeiro de 2013, entre as 10hs e 13hs. Foram utilizadas amostragens de captura e marcação de indivíduos, as margens do rio ao longo de 50 metros. Os espécimes observados foram coletados através de captura ativa utilizando-se redes entomológicos (puçás), em seguida marcados, fotografados, pré-identificados e soltos, e foram anotados caracteres diagnósticos dos indivíduos no caderno de campo para posterior auxílio na identificação; em seguida as imagens foram enviadas a especialistas que confirmaram e validaram os táxons. E para a analise dos dados foi utilizado o programa PAST, para obtenção dos índices e perfis de diversidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados apresentados compreendem um esforço amostral de 40 horas de coleta ativa. Foi encontrado um total de 217 espécimes adultos do gênero Erythrodiplax representados por sete espécies. O trecho A apresentou duas espécies: E. ochracea, com 35 indivíduos e E. basalis, com 43 indivíduos. No trecho B encontrou-se sete espécies sendo estas E. ochracea (57), E. basalis (66), E. umbrata (2), E. fusca (4), E. fulva (6), E. sp1. (2) e E.sp2. (2). Sendo assim, o trecho B apresentou uma maior riqueza de espécies em comparação ao trecho A. Quanto a equabilidade as espécies do trecho A mostraram-se mais igualmente distribuídas durante as amostragens (J=0,9924), diferentemente do trecho B que apresentou J=0,5859. Em relacão a dominância, as espécies E. ochracea (trecho A=41%, e B=44,8%), E. basalis (Trecho A=48% e B=55,1%) foram dominantes nas amostragens do trecho B e no trecho A foram as únicas espécies encontradas, com grande abundância assim como no trecho B. A diferença destas variáveis entre as áreas está relacionada a presença de vegetação residual de mata ciliar e águas mais calmas no trecho B, que torna este ambiente mais heterogêneo, suportando uma maior diversidade. De forma contrária, o trecho A corresponde a uma área de pouca vegetação e de águas turbulentas.
CONCLUSÕES:
Foi observado que diferenças nas características dos ambientes influenciaram a riqueza e a distribuição de espécies do gênero Erythrodiplax em sistemas lóticos. Possivelmente, alterações ocorridas na estrutura vegetal e na dinâmica dos cursos de água contribuíram para estes resultados.
Palavras-chave: Diversidade, Anisoptera, Nordeste brasileiro.