65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
A cultura Afro- brasileira em sala de aula e o canto coral como ferramenta de integração social: Um relato de experiência do PIBID Artes/Música-UFMA
Wadson Fernandes Viana - Departamento de Artes- UFMA
INTRODUÇÃO:
O canto coral faz parte das mais diferentes etnias e culturas e por elas é difundida como uma prática musical. Também apresenta-se como um grupo de aprendizagem musical, bem como o desenvolvimento vocal, integração social entre outros, no coral encontramos um ambiente constituído r diferentes relações interpessoais e de ensino-aprendizagem, exigindo sempre de quem está à frente (regente) do coral uma série de habilidades e competências, tanto no que se refere ao preparo técnico musical, mas sobretudo na gestão e condução de um grupo de pessoas que estão dispostas a buscar motivação, aprendizagem e convivência em grupo. Partindo deste pressuposto o presente trabalho foi realizado no segundo semestre de 2012 através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, aplicado em uma escola estadual de São Luís- MA, o Centro Ensino Liceu Maranhense, com turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio. Tivemos como objetivo a concretização da lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e fizemos isso através da música, visto que não dá para falar da África sem falar de música, vertente esta que teve muita influência do povo africano e torna-se necessário o seu conhecimento e reconhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Levar para sala de aula a história da África e sua relação com o Brasil, apresentando os aspectos da cultura e em especial da música africana e como esta influenciou a música brasileira e compreender o funcionamento da voz através do canto bem como a utilização do canto coral como ferramenta de integração social.
MÉTODOS:
Nosso trabalho foi dividido em dois momentos. O primeiro momento foi a elaboração do planejamento de ensino semestral junto ao supervisor e arte-educador, onde foi decidido o público alvo e a forma como iríamos trabalhar. O primeiro contato com os alunos e a escola foi por meio de uma mostra sobre o projeto, onde foi apresentada à escola os bolsistas, a proposta do projeto e como este seria executado e para culminância da mostra fizemos uma pequena apresentação musical com repertório sobre a temática. Em relação a prática de ensino, ministramos aula durante a semana e três tipos de oficinas aos sábados, oficina de canto, violão e construção de instrumentos musicais a partir de material reciclável. Nas aulas abordamos aspectos sociais, históricos, culturais e principalmente musicais, apresentando aos alunos os principais gêneros da música afro-brasileira. Quero aqui destacar a importância do canto coral como instrumento que se constitui em uma relevante manifestação educacional musical e em uma significativa ferramenta de integração social. Na escola acima citada trabalhos questões relevante nesse processo do canto, como: conhecendo o aparelho fonador, cuidados vocais, aquecimento e desaquecimento vocal, preparação para o uso da voz em especial no canto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Devido mudanças no nosso calendário por conta do vestibular algumas aulas e oficinas foram impedidas de acontecer, mas, tivemos grande êxito nas oficinas tendo como bom desempenho dos alunos, pois percebemos aplicação do que foi ministrado nas oficinas, dentre ele a utilização da voz da forma correta, constatamos isso na apresentação de culminância do projeto na escola. Podemos concluir que o canto coral é ferramenta que pode ser utilizada no ambiente escolar para desenvolvimento integral do aluno.
CONCLUSÕES:
Concluímos que o canto coral é uma extraordinária ferramenta que estabelece uma densa rede de configurações sócio-culturais com os elos da valorização da própria individualidade, da individualidade do outro e do respeito das relações interpessoais, num comprometimento de solidariedade e cooperação.
Palavras-chave: cultura Afro- brasileira, História, Canto Coral.