65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC-UECE NO PIBID
Priscila Alves Fonseca - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Eliane Oliveira do Nascimento - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Rafael Bezerra e Silva - Colégio Estadual Regina Pacis - Crateús-Ce
Antonia Carmem Ferreira Machado - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
David Dias Machado - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
Fabrício Bonfim Sudério - Prof. Dr. / Orientador - Curso de Ciências Biológicas da FAEC - UECE
INTRODUÇÃO:
O subprojeto PIBID/Biologia/FAEC-UECE é desenvolvido por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús - FAEC, unidade integrante da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Como indica o título do subprojeto - “Formação do professor de biologia: aprendizagem baseada na vivência e na prática” -, uma das principais ações garante a inserção dos bolsistas nas escolas, dando-lhes a oportunidade de participar efetivamente do cotidiano escolar ainda durante a sua formação acadêmica. Sabe-se que as transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm imposto à área de educação em geral, e à de ensino de ciências em particular, a necessidade de reformular constantemente seus pressupostos. Deste modo, na tentativa de colaborar com esse processo, o PIBID proporciona aos licenciandos um vínculo maior com as instituições de ensino, além de possibilitar aos mesmos a oportunidade de identificar problemas correntes no cotidiano da escola. Através desta ação, os bolsistas são motivados a desenvolver novas metodologias e instrumentos que possam melhorar a prática docente e o aprendizado dos alunos, ao mesmo tempo em que aperfeiçoam a sua formação inicial como professores, sendo fundamental a divulgação dessas experiências com a comunidade acadêmica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar e relatar as experiências dos bolsistas de iniciação à docência e dos professores supervisores durante o desenvolvimento das ações do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC-UECE.
MÉTODOS:
Os bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC-UECE atuam na Escola Profissional Manoel Mano e Escola Estadual Regina Pacis, ambas no município de Crateús-Ce. Algumas das ações pré-estabelecidas no subprojeto tiveram como foco a melhoria da aprendizagem e o aumento do rendimento dos alunos das escolas, principalmente na disciplina de biologia. Os integrantes do subprojeto procuraram desenvolver novas estratégias metodológicas que pudessem contribuir para a prática docente e, consequentemente, para a melhor aprendizagem dos alunos. Os licenciandos e os professores supervisores do subprojeto responderam um questionário com o intuito de retratar melhor as suas principais experiências desde o início de realização das suas ações - julho de 2011. As experiências relatadas neste trabalho incluíram: 1) Observações de aulas nos três anos do ensino médio; 2) Formação de grupos de estudo, com os bolsistas expondo os conteúdos de forma contextualizada para melhor compreensão dos alunos; 3) Orientações na elaboração e execução de seminários; 4) Incentivo à leitura de artigos e textos científicos; 5) Apoio às aulas realizadas nos laboratórios; 6) Colaboração no planejamento e execução das aulas de campo e; 7) Colaboração para realização de atividades lúdicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os bolsistas destacaram alguns resultados significativos obtidos com as suas intervenções, que visaram à melhoria da aprendizagem dos alunos e o incentivo à participação ativa dos mesmos nas atividades escolares, tais como: 1) participação e bom desempenho de alguns estudantes nas Olimpíadas Brasileira de Biologia (OBB); 2) participação dos alunos em eventos científicos; 3) melhoria na forma de aprender os conteúdos biológicos através da criação/recriação de novas estratégias metodológicas de ensino e; 4) aumento do interesse dos alunos pelos exames vestibulares mediante organização e discussão de um banco de questões comentadas de biologia. Para os bolsistas a participação no PIBID foi e está sendo fundamental para o conhecimento da vida docente, vivenciada na prática. Para os professores supervisores o PIBID é um dos maiores responsáveis pela melhoria das suas formações docentes, possibilitando uma maior qualidade nas suas atividades escolares e os incentivando à continuidade na vida acadêmica, principalmente através de participação em cursos de pós-graduação stricto sensu. Ambos os professores integrantes do subprojeto já participaram de seleções de curso de mestrado e um deles já obteve aprovação.
CONCLUSÕES:
A análise dos relatos das experiências vivenciadas pelos integrantes do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC-UECE levaram às seguintes conclusões: 1) esse Programa (PIBID) tem sido de fundamental importância para a formação inicial dos licenciandos (enquanto futuros profissionais da educação) e para a formação continuada dos professores supervisores; 2) o PIBID pode proporcionar experiências que, na maioria das vezes, não se consegue atingir através dos estágios obrigatórios; 3) o Programa está atuando como uma forte alternativa de rompimento das barreiras comumente existentes entre escola e universidade, permitindo uma troca de experiências que resulta em benefícios para ambas as partes.
Palavras-chave: Iniciação à Docência, Formação Continuada, Ensino-Aprendizagem.