65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE SUBMETIDOS A DOIS TIPOS DE MANEJO DE FERTILIDADE DO SOLO
Jorge Luiz Lins Xavier Cunha - Dr./Orientador - Depto. de Melhoramento Vegetal - UFAL
Maria Eliani Holanda Coelho - Profa., Dra. Curso Tecnologia em Irrigação e Drenagem – IFCE, Iguatu/CE
Islan Diego Espindula de Carvalho - Depto. de Melhoramento Vegetal - UFAL
Ronaldo Bernardino dos Santos Júnior - Depto. de Melhoramento Vegetal - UFAL
Kleyton Danilo da Silva Costa - Depto. de Melhoramento Vegetal - UFAL
Paulo Vanderlei Ferreira - Depto. de Melhoramento Vegetal - UFAL
INTRODUÇÃO:
A batata-doce (Ipomoea batatas (L.)) é a quarta hortaliça mais cultivada (em área) no país, sendo cultivada em todas as regiões, por ser uma cultura rústica e de fácil adaptação. O principal produto consumido são as raízes, que armazenam grande quantidade de carboidratos (amido) e de diversas vitaminas. Por a parte consumida ser a raiz ela exige que o solo seja solto, leve e arejado. É tolerante a pH baixos e possui alta eficiência na absorção de nutrientes e por esses motivos geralmente a cultura é implantada sem uso de manejos de fertilidade de solo dependendo basicamente da fertilidade natural do solo, porém existem estudos que relatam que a cultura responde bem tanto a correção quanto a adubação. Além do manejo da cultura outra decisão importante a ser tomada é a escolha variedade a ser cultivada, uma vez que o desempenho de uma planta depende de seu potencial genético e das condições do ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho de genótipos de batata-doce submetidos a dois tipos de manejo de fertilidade do solo.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2011. Com solo do tipo Latossolo Amarelo coeso (Lax) (EMBRAPA,1999). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados no esquema fatorial (4 X 2), sendo 4 genótipos de Batata-doce (clone 3, clone 6, Rainha de Penedo e Sergipana) e dois manejos de fertilidade do solo (Solo com fertilidade natural e solo corrigido e adubado) e três repetições. O plantio foi realizado em 3 leiras com 6m de comprimento e 0,3m de altura, espaçados 0,80 X 0,40m, em que a fileira central foi a área útil da parcela. A colheita foi realizada aos 130 dias após o plantio. Foram analisadas as seguintes variáveis: número de raízes comerciais (NRC), comprimento de raízes comerciais (CRC), diâmetro de raízes comerciais (DRC) e produção de raízes comerciais (PRC). As análises estatísticas realizadas foram análise de variância e teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os genótipos (Gen) apresentaram diferença significativa para todas as variáveis exceto para o comprimento de raízes comerciais (CRC). Houve diferença significativa no manejo da fertilidade do solo (MFS) para o número de raízes comerciais (NRC) e para a produtividade de raízes comerciais (PRC) e o diâmetro de raízes comerciais (DRC) e CRC não apresentaram diferença significativa. Não houve diferença significativa para a interação Gen X MFS, ou seja o desemprenho dos genótipos independem do manejo da fertilidade do solo. De acordo com o teste de Tukey a 5% de probabilidade a Sergipana apresentou maior NRC (2,66un.), não diferindo estatisticamente da Rainha de Penedo (2,5un). Para o DRC a Sergipana (5,66cm) apresentou maior diâmetro, porém não diferindo estatisticamente da Rainha de Penedo (5,16cm) e do Clone 6 (5,0cm). O CRC foi maior para o clone 3 (18,0cm), não diferindo estatisticamente da rainha de Penedo (17,0cm) e Sergipana (16,5cm). A Sergipana (15,83t ha-1) teve maior PRC, diferindo estatisticamente dos demais genótipos. O solo corrigido e adubado teve maior NRC (2,41un) e PRC (13,91t.ha-1) ambos diferindo estatisticamente do solo natural. O DRC e o CRC foram estatisticamente iguais para os dois manejos de fertilidade do solo, com médias respectivas de 4,95cm e 16,33cm.
CONCLUSÕES:
A variedade Sergipana apresentou maior produtividade de raízes comerciais, maior número de raízes comerciais e maior diâmetro de raízes comerciais. O manejo de fertilidade do solo com correção da acidez e aplicação de fertilizantes apresentou produtividade 43,14% maior do que o solo natural, além de ter propiciado o desenvolvimento de um maior número de raízes comerciais, em torno de 31,13% a mais quando comparado com o solo natural.
Palavras-chave: Ipomoea batatas , Adubação, Variabilidade genética.