65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismo
DIVERSIDADE DE LEVEDURAS ASSOCIADAS A BEBIDAS FERMENTADAS CONSUMIDAS NA REGIÃO DO MÉDIO AMAZONAS
Edinaira Sulany Oliveira de Sousa - Universidade Federal do Amazonas-UFAM
Maxwel Adriano Abegg - Prof. Dr./Orientador - Universidade Federal do Amazonas-UFAM
INTRODUÇÃO:
Leveduras são metabolicamente diversas, por isso as mesmas são usadas em muitos processos industriais, como na produção de etanol (bebidas, industrial e combustível), vitaminas, ácidos orgânicos, carotenóides e enzimas. Leveduras têm sido isoladas de fontes naturais por décadas e são utilizadas em vários processos de fermentação. Estes microrganismos podem contribuir para diferenciar o tipo de bebida fermentada, na medida em que produzam metabólitos diferenciados a partir da constituição genética própria das linhagens adaptadas às condições geoclimáticas de cada região. Assim, em função das características fermentativas distintas das leveduras, existe sempre a busca de cepas com características melhores de fermentação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo teve como objetivo analisar a diversidade de leveduras em cinco bebidas fermentadas consumidas em Itacoatiara-AM e comunidades ribeirinhas próximas à cidade.
MÉTODOS:
A contagem da população de leveduras após coleta asséptica das cinco bebidas fermentadas (aluá de abacaxi, aluá de jenipapo, gengibirra, saracura-mirá e tarubá) foi realizada utilizando dois meios de culturas: MEA - ágar extrato de malte (extrato de malte 20g/L, peptona 1,0g/L, glicose 20g/L, ágar 20g/L) e WLN (Wallerstein Laboratories Nutrient Agar). Para o isolamento das leveduras, as amostras das bebidas fermentadas foram submetida à diluições decimais seriadas e a solução obtida foi semeada e incubada a 30 ºC por ate 7 dias. Para fins de identificação fenotípica, as leveduras foram caracterizadas utilizando o procedimento de identificação convencional, através de diferenças macro e micromorfológicas. Na sequência, foram realizadas provas preliminares de caracterização do potencial biotecnológico dos isolados, particularmente: tolerância ao etanol e tolerância à glicose 50%. Em ambos os testes as leveduras foram comparadas em termos de crescimento a uma OD600nm em espectrofotômetro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Um total de 43 isolados de leveduras foi obtido a partir dessas bebidas, sendo a maior parte destas (30,2%) provenientes da bebida saracura-mirá. A associação de mais de um meio de cultura permitiu uma caracterização mais detalhada da presença da população de leveduras pela diferente morfologia das colônias. A identificação fenotípica preliminar mostrou que 90,7% dos isolados apresentaram reprodução assexuada por brotamento do tipo unipolar. Dos 43 isolados testados com relação à tolerância ao etanol, 10 (23,25%) cresceram em placas contendo 15% de álcool e um (2,32%) cresceu em placa contendo 30% de álcool. 51,2% dos isolados cresceram em ágar extrato de levedura-peptona-dextrose (YEPD) contendo 50% de glicose. Existem poucos relatos de isolados de leveduras capazes de crescer e produzir etanol a temperaturas superiores a 35 ºC. Deste modo, verificou-se a necessidade de incluir em estudos posteriores a análise desses isolados quanto à termotolerância.
CONCLUSÕES:
Os resultados demonstram a presença de diferentes tipos de leveduras envolvidas na microbiota dessas bebidas fermentadas. Novos estudos se fazem necessário visando à caracterização e identificação molecular dessas leveduras, assim como, a utilização dos microrganismos com potencial biotecnológico para uso na produção de bebidas fermentadas com padrão de qualidade.
Palavras-chave: fermentação, caracterização, cepas.