65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
UTILIZAÇÃO DO HYMINAEA COURBARIL COMO ALTERNATIVA AO DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL E ECONÔMICO DAS COMUNIDADES RURAIS DO OESTE MARANHENSE
Carlos Pereira Martins - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão
Emily Ferreira Soares - Universidade Federal do Tocantins
Zilmar Timoteo Soares - Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O Brasil é um país tropical que apresenta uma das maiores biodiversidade do planeta, conta com a mais diversa flora do mundo, distribuída no seu território possui grande quantidade de espécies vegetais nativas com potencial econômico. No Cerrado o jatobá, é uma espécie que pode ser trabalhada pelas comunidades rurais. A espécie citada permite diversificar as diferentes formas de uso de diferentes padrões ambientais, sociais e culturais, constituindo-se como um sistema de uso compatível com os recursos naturais (MENDES 2005).
O Jatobá é um fruto muito conhecido na América Latina por ser uma das frutas místicas. Apesar dos esforços e dos conhecimentos já acumulados sobre essa espécie, muitos questionamentos ainda existem e pouco se sabe sobre elas (Moraes,1998), existindo apenas para aquelas que detêm maior interesse econômico (Carvalho, 2000). Segundo os mesmos autores, os frutos contêm uma farinha comestível e muito nutritiva, consumida tanto pelo homem como pelos animais silvestres.
Diante dessas informações o tema desta pesquisa é o aproveitamento do Hymenaea courbaril como potencial econômico das comunidades carentes de forma sustentável, melhorando assim, a renda financeira da população sem o agravo das espécies.
OBJETIVO DO TRABALHO:
• (Desenvolver um programa de gerenciamento ambiental voltado para aproveitamento sustentável e manejo dos recursos obtidos a parti do jatobá; • Produzir informações acerca das práticas extrativistas da farinha e do fruto; • Avaliar o potencial econômico da extração da polpa e de seus derivados; • Oferecer subsídios para a determinação da capacidade de suporte e melhores práticas de manejo e sus
MÉTODOS:
Os métodos e técnicas utilizadas na pesquisa basearam-se em bibliografias, documentos, observações, experimentos, análise de casos, filmagem e fotografias que serviram como base para fundamentar as amostras. Já os métodos e técnicas de observações foram delineados em pesquisa ação e participação da comunidade.
Todo o processo foi acompanhado pelo orientador e por mim pesquisadora, avaliando o desempenho da proposta e analisando os resultados. Para isso, foi confeccionada uma ficha modelo onde cada etapa eram anotados e avaliados, os resultados transformados em estatística e transferidos para relatório final.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os produtos derivados da polpa do fruto do jatobá (óleo, picolé, sorvete, sagu, bolo e bombons), foram analisados nos laboratórios de bioquímica e microscopia da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA. Nas análises químicas foram verificado o teor de gordura, calorias, a presença de vitaminas e outras substancias. Nas analises microscópicas será verificado a presença de fungos, bactérias e protozoários. Ainda foram realizada a análise organoléptica para verificar cor, cheiro e dureza.Observando todas essas definições e características do , delinearam-se os resultados e discutiram-se esses resultados.
Os resultados obtidos com este trabalho sugerem a necessidade de que políticas públicas e privadas destinadas à valorização, manejo, coleta, fornecimento e preservação do jatobá, pois mesmo com as dificuldades inerentes, observam-se poucas iniciativas do poder público junto às comunidades e às empresas privadas, principalmente, no tocante ao uso de forma sustentável as quais proporcionariam um maior desenvolvimento de produtos gastronômicos diferenciados e novos roteiros turísticos.
CONCLUSÕES:
Desta forma, esta pesquisa se constitui no início de um estudo que não se pode dizer que está pronto e acabado, visto que a diversidade de derivados a serem explorados gastronomicamente são vastos. Entretanto ressalta-se aqui a importância do comprometimento profissional, da busca pela continuidade de estudos bem como de metodologias alternativas de trabalho, para que se possa obter mais conhecimento sobre o tema.
Entretanto o argumento utilizado pela população serviu para enriquecer ainda mais este trabalho. Finalmente pode se dizer que o implante desta pesquisa esclareceu muitas dúvidas tanto social quanto econômicas e que trouxe benefícios para a população que a partir desta pode se manter informados sobre o jatobá (Hymenaea Coubaril)Uma observação relevante ao longo do trabalho desenvolvido foi a motivação provocada nas pessoas por se sentirem bem mais informadas. Finalmente podemos dizer que o jatobá (Hymenaea coubaril) é um fruto muito util do qual podemos desfrutar dos beneficios que ele nos oferece.
Este trabalho constitui um instrumento que deverá contribuir para a capacitação dos profissionais de saúde na elaboração de materiais e atividades relacionados à prática de alimentação saudável junto à população, buscando a valorização dos alimentos existentes em nosso próprio país e, mais do que isso, em nossa própria região
Palavras-chave: jatobá, Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico.