65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE MINERAÇÃO: O CASO DA COMUNIDADE DO TAIM, SÃO LUÍS-MA.
Irismar da Silva Brito - Depto. de Geociências - UFMA
Jailson Ferreira Moreira - Depto. de Geociências - UFMA
Marcelino Silva Farias Filho - Prof. Me / Orientador - Depto. de Geociências – UFMA
INTRODUÇÃO:
A atividade mineradora praticada na sociedade que ganhou a sua importância no cenário econômico desde os tempos da manufatura onde produziam artefatos manuseando as rochas e minerais e sempre houveram problemas em relação ao ambiente que sofre com a mesma na relação homem x natureza que é uma dualidade que vem sendo discutida na sociedade de forma geral. Leis foram criadas como observada na Constituição Federal de 1988. É observado que em São Luís no Estado do Maranhão houve o desenvolvimento desta atividade mineradora ao longo das décadas com a retirada, sobretudo de areia e laterita/pedra para a construção civil, e dentro deste contexto caracteriza-se bem a comunidade do Taim inserida na zona rural desta cidade em uma área rodeada por empresas siderúrgicas e mineradoras inseridas lá. Desta forma esta pesquisa ira enfatizar a respeito dos principais impactos ambientais decorrentes desta atividade assim como possíveis medidas mitigadoras com a finalidade de se propor melhorias para a qualidade de vida dos comunitários que lá residem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o processo de degradação ambiental no Taim em decorrência do processo da atividade de mineração praticada na mesma e possíveis medidas para se mitigar esta problemática e para a melhoria da qualidade de vida destes comunitários.
MÉTODOS:
Para efetivação deste estudo de caso foi feita uma revisão bibliográfica sobre a área de estudo na comunidade do Taim a respeito do processo de mineração inserido nesta, usando dados da Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no LABOHIDRO (Laboratório de Hidrobiologia) também desta Universidade, artigos, monografias, livros. Foram também feitas observações in loco com registros fotográficos que serão utilizados na análise desta problemática aqui inserida. Esta pesquisa foi realizada utilizando uma abordagem qualitativa implicando em uma aproximação entre os sujeitos em uma conversa com estes comunitários para analise dos dados aqui levantados para uma maior veracidade da problemática analisada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A comunidade do Taim esta inserida na área da futura RESEX de Taúa-Mirim desta feita é observado que há o processo de degradação ambiental na mesma em decorrência da pratica de algumas atividades econômicas entre elas a mineração que é praticada lá trazendo impactos ambientais como o empobrecimento do solo diminuindo a sua produtividade, assoreamento dos rios diminuindo a pratica da pesca, proporcionando também um serio agravamento no visual da paisagem nesta área com a pratica da retirada de laterita/pedra e a areia que são quase que na sua totalidade vendidos para a construção civil nesta cidade. Tendo em vista a instalação de empresas na cidade de São Luís podendo citar a ALUMAR e a presença de empresas mineradoras que causam problemas como a degradação ambiental nas áreas onde estão inseridas. Observando que na Constituição Federal de 1988 onde nos garante um ambiente ecologicamente equilibrado como podemos visualizar no artigo 225 desta e dentre outras leis como o Código de Mineração (Decreto-lei nº 227, de 28.02.67), onde a sua concessão é realizada por meio de autorização de pesquisa ou concessão de lavra e o Sistema das Unidades de Conservação (SNUC) que tem entre outros objetivos pelo qual foi criado podemos citar que este deve promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais assim como contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais.
CONCLUSÕES:
Tendo observado a problemática aqui discutida podemos inferir que a mesma vem sofrendo problemas de ordem ambiental que causa à degradação do mesmo o que se faz de total relevância a intervenção neste ambiente através da promoção da educação ambiental na mesma com palestras na comunidade com vias a se proporcionar melhorias na qualidade de vida desta população para a efetivação da lei da Constituição Federal que garante a esta um ambiente ecologicamente equilibrado mostrando para eles a importância do uso de praticas mais sustentáveis como a agricultura com o uso de práticas agroecológicas imprimindo como esta uma pratica desenvolvida cientificamente para usarem hoje e garantirem para as futuras gerações também o direito de usá-las com a finalidade de propor praticas econômicas e que deixem de praticarem a mineração como atividade econômica.
Palavras-chave: Comunidade do Taim, impactos ambientais, agroecologia.