65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
COOPERATIVISMO E GESTÃO COLETIVA NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DO SALGADO PARAENSE DO MUNICÍPIO DE VIGIA/PA
Bruna Luiza Pereira Ciarini - Discente do Curso de Engenharia Agronômica do IFPA Campus Castanhal
Priscila Santos da Conceição Oliveira - Discente do Curso de Engenharia Agronômica do IFPA Campus Castanhal
Emerson Lima Dias - Discente do Curso de Engenharia Agronômica do IFPA Campus Castanhal
Raíssa Lorena da Rocha Monteiro - Discente do Curso de Engenharia Agronômica do IFPA Campus Castanhal
Antônio Frederico de Sousa Bittencourt - Discente do Curso de Engenharia Agronômica do IFPA Campus Castanhal
Adebaro Alves dos Reis - Prof./Orientador do IFPA Campus Castanhal
INTRODUÇÃO:
No século XIX, surgiu o movimento cooperativista que mudou a forma de trabalho. Tinha como centralidade o ser humano como sua principal forma de trabalho e não visava o lucro. Atualmente, segundo a lei nº. 5.764, que regem as Cooperativas, esta tem por objetivo social e econômico, unir pessoas que se disponham a trabalhar mutuamente na busca de uma vida melhor a todos. Na sociedade cooperativista as pessoas reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro (ABRANTES, 2004). Dessa forma, a Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP) iniciou seus trabalhos com o intuito de estabelecer melhoria na qualidade de vida para seus cooperados, combater o desemprego e obter o aumento no consumo de alimentos seguros e regionais. Além disso, a cooperativa tem como centralidade o controle coletivo da produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, dividindo benefícios materiais e sociais advindos dessas atividades e gerando renda e oportunidades de trabalho entre os cooperados. Suas atividades econômicas e sociais para acessar os mercados locais e institucionais têm sempre por base os princípios e valores da solidariedade, cooperação e ajuda mútua.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho visa analisar o papel da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP), como estratégia de desenvolvimento sustentável da pequena produção familiar e de acesso aos mercados institucionais com a comercialização dos produtos derivados da Agricultura Familiar principalmente para a Merenda Escolar de vários municípios da Região Nordeste Paraense.
MÉTODOS:
O público alvo estudado foram os agricultores da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP), que possui 146 cooperados, cadastrados no sistema de Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP, que desenvolvem cultivo de gêneros alimentícios (produtos) para a merenda escolar, os quais, responderam a um questionário previamente formulado sobre a produção nas unidades produtivas familiares, seguindo de conversas informais em seus locais de trabalho, assembleias gerais e reuniões. As entrevistas e a aplicação dos questionários semiestruturados continham perguntas abertas e fechadas, sendo respostas de múltipla escolha e discursivas. A técnica de realização de entrevistas permite coletar informação imediata e corrente sobre os mais diversos assuntos de conhecimento do informante (LUDKE; ANDRÉ, 1986). As técnicas e métodos utilizados serviram para sistematização, descrição e explicação dos fenômenos observados de acordo com o planejamento traçado. Foi realizada, primeiramente pesquisa documental e bibliográfica, em seguida foram realizadas entrevistas com aplicação de questionários com as lideranças locais da cooperativa e agricultores familiares.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP) foi fundada em dois mil e nove (2009), possuindo atualmente 146 cooperados. A CASP fica situada no KM 36 da Rodovia PA 140, há 77 quilômetros da Capital Belém. A cooperativa atua principalmente com a produção de hortaliças, farinha e frutas. Os cooperados trabalham de forma tradicional produzindo farinha de tapioca com 13,9%, tomate com 12,9%, banana e mamão totalizando 11,9% e os demais produtos são da cadeia produtiva das hortaliças e totalizam 61,3% da produção total dos cooperados. A cooperativa fornece frutas, verduras, legumes, farinha de tapioca, mandioca e futuramente laticínios como o iogurte para a merenda escolar para diversos municípios da região Nordeste Paraense. Importante ressaltar que a cooperativa possui um sistema de intercooperação entre os cooperados que fortalece sua capacidade de atuação no mercado fazendo com que os cooperados sejam atendidos de forma eficaz em suas necessidades. Através da CASP, os agricultores passaram a se inserir em novos mercados da região. Porém, os agricultores enfrentam ainda a dificuldade de não contarem com apoio de muitos órgãos.
CONCLUSÕES:
O cooperativismo como estratégia de desenvolvimento sustentável da pequena produção familiar se destaca pela capacidade de diversificação da produção agrícola dos cooperados da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP). A produção é voltada para o autoconsumo e para atividade mercantil integrando os pequenos agricultores à dinâmica produtiva, possibilitando a geração de renda e oportunidades de trabalho no meio rural da região Nordeste Paraense. A cooperativa a partir da parceria estabelecida com os programas governamentais para aquisição de produtos da agricultura familiar para merenda escolar passa a se constituir numa via importante para a preservação da atividade cooperativa e a comercialização da produção agrícola dos cooperados da CASP. Por fim, o grande desafio da cooperativa é de viabilizar a transformação ou o beneficiamento da produção in natura dos cooperados que irá elevar, agregar valor à produção, preços ajustáveis dos produtos e consequentemente, elevação da renda dos agricultores familiares e acesso a novos mercados em condições favoráveis para a agricultura familiar.
Palavras-chave: Cooperativismo, Agricultura Familiar, Merenda Escolar.