65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
INVERTEBRADOS ASSOCIADOS À MACRÓFITAS AQUÁTICAS NO SISTEMA DA BAÍA CAIÇARA, CÁCERES-MT, PANTANAL MATO-GROSSENSE
Ernandes Sobreira Oliveira Junior - Universidade do Estado de Mato Grosso
Cristina Márcia de Menezes Butakka - Universidade do Estado de Mato Grosso - Laboratório de Limnologia
Carolina Joana da Silva - Universidade do Estado de Mato Grosso - Coordenadora do CELBE
Claumir César Muniz - Universidade do Estado de Mato Grosso - Prof. Depto de Ciências Biológicas
INTRODUÇÃO:
O estudo dos invertebrados aquáticos favorece o entendimento da estrutura trófica dos ecossistemas aquáticos, oferecendo subsídios para melhor compreensão desses sistemas, sua conservação, controle de poluição, controle de vetores de doenças, sua utilização em piscicultura e outras atividades produtivas, além de seu uso como organismos bioindicadores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo analisou a abundância de invertebrados associados à macrófitas aquáticas na baía Caiçara em função da variação do ciclo hidrológico (estiagem, enchente, cheia e vazante) e conectividade hidrológica, enfocando um subsistema conectado o ano todo com o rio (BCI – baía Caiçara Inferior) e outro conectado somente no período de cheia (BCS – baía Caiçara superior).
MÉTODOS:
A análise dos dados foi feita a partir da composição de espécies, abundância, riqueza taxonômica e frequência relativa de acordo com o período sazonal e os subsistemas amostrados. A ocorrência foi registrada a partir da presença e ausência dos taxa nos períodos e subsistemas nas baías. A abundância foi tomada a partir do número de indivíduos de cada táxon, e a riqueza taxonômica pelo número de taxa presentes na amostra. A frequência relativa foi feita através da soma da ocorrência dos taxa nos períodos e subsistemas, dividido pela quantidade de amostras, multiplicado por 100. O tratamento dos dados foi realizado com o programa Excel 2003.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados registraram 10.865 invertebrados, distribuídos em 4 filos, 3 subfilos, 10 classes, 2 subclasses, 20 ordens, 2 subordens, 32 famílias, 1 subfamília e 4 morfoespécies. O maior número de indivíduos foi registrado no período de enchente (597 ±298 indivíduos) seguido de vazante (554 ±148 indivíduos), e os menores valores apareceram no período de cheia (163 ±89 indivíduos). A conectividade hidrológica (rio-baía) não apresentou valores significativos sobre a distribuição dos organismos segundo a análise de Kruskal Wallis (p>0,05).
CONCLUSÕES:
Ao nível dos taxa analisados os resultados indicaram que o ciclo hidrológico influencia na ocorrência dos invertebrados nestes subsistemas.
Palavras-chave: Pantanal mato-grossense, Invertebrados, Pulso de Inundação.